Apple anuncia iOS 16 com grandes mudanças no visual; confira

2 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia iOS 16 com grandes mudanças no visual; confira
Imagem: Apple/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (06) durante o WWDC 2022, o iOS 16. Dentre os destaques da nova versão do sistema operacional mobile da marca está a reformulação da tela de bloqueio.

De acordo com a marca, essa é a maior mudança na tela de bloqueio do software. A ideia é permitir um alto nível de personalização e também oferecer mais fluidez e usabilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A partir do iOS 16, será possível personalizar vários elementos, como a fonte dos números do horário, filtros, fotos de fundo, tamanho e cores dos ícones, widgets e mais. Além das fotos da galeria do próprio usuário, o sistema terá uma seleção de imagens como sugestão, incluindo paisagens, retratos abstratos, emojis e mais.

iOS 16

Os widgets poderão ser para informar sobre o clima, notícias e Uber (para saber quanto tempo o carro levará para chegar até você), por exemplo.

E por causa da nova tela, que permitirá muitos mais elementos visuais, as notificações agora aparecem na parte inferior do display. Os usuários poderão arrastar a tela para cima caso eles queiram ter acesso a todas as notificações dos aplicativos.

Outras features

O iOS 16 também verá com várias melhorias de recursos já lançados pela Apple, como o Live Text (que traduz textos em tempo real) e SharePlay (que permite ouvir músicas e ver filmes, vídeo e séries com amigos).

O Live Text, que é parecido com o Google Lens, está sendo atualizado para conseguir ler textos em vídeos, além de imagens estáticas. Já o SharePlay agora está com todos os aplicativos com acesso já no FaceTime.

Confira, abaixo, outras funcionalidades do novo iOS 16:

  • Mensagens: os usuários poderão editar mensagens enviadas recentemente, recuperar mensagens excluídas recentemente e marcar conversas como não lidas para que possam voltar a elas mais tarde;
  • Melhorias no modo de foco: o recurso que bloqueia notificações em momentos importante agora permite uma maior personalização, podendo até receber papéis de paredes específicos, além de selecionar quais notificações são importantes no E-mail, Mensangens, Calendário e mais;
  • Apple Pay later: o serviço de pagamento da Apple agora permite parcelamento. Os pagamentos podem ser realizados a cada 15 dias, com um prazo máximo de até seis semanas;
  • Notícias de esporte no News: a ferramenta de notícias agora mostra notícias esportivas dos campeonatos e times favoritos do usuário. Dentre as informações mostradas estarão placares, horários de jogos e classificação dos torneios;
  • Melhorias no Ditado: o aplicativo oferece uma nova experiência no dispositivo que permite aos usuários alternar entre voz e toque com fluidez. Os usuários podem digitar com o teclado, tocar no campo de texto, mover o cursor e inserir sugestões de QuickType, tudo sem precisar interromper o Ditado. Além disso, o Dictation apresenta pontuação automática e ditado emoji;
  • Compartilhamento de fotos no iCloud: voltado para famílias, o recurso permite que sejam criadas pastas para criar uma grande biblioteca coletiva de fotos.

Disponibilidade

O iOS 16 já está disponível para membros do Apple Developer Program a partir de hoje e ganhará uma versão beta pública no próximo mês em beta.apple.com.

O software serã lançado como uma atualização gratuita no último trimestre do ano para iPhone 8 e posteriores para todos os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.