Android 12: 10 novos recursos nativos do sistema operacional

2 min de leitura
Imagem de: Android 12: 10 novos recursos nativos do sistema operacional
Imagem: Google/Divulgação

A versão estável do Android 12 está sendo finalmente disponibilizada para os donos de celulares Google Pixel e deve chegar para mais aparelhos em breve. Como esperado, o novo sistema operacional móvel tem vários recursos nativos inéditos.

A seguir, conheça 10 funções que vão fazer diferença no dia a dia das de quem tem um celular baseado no Android. As novidades também estarão disponíveis nas futuras edições do SO lançadas por outras fabricantes de smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte:  GizModo/Reprodução 

1. Captura de tela com rolagem

A captura de tela com rolagem se tornou um recurso nativo do Android 12. Para registrar menus e páginas inteiras da web, basta usar o comando de printscreen (botão ligar + botão de diminuir volume) e tocar na opção "Capturar" na miniatura no canto inferior esquerdo da tela.

2. Pesquisas mais amplas

Além de fazer buscas na internet, a nova caixa de pesquisa do sistema operacional procura apps instalados, contatos da agenda, trechos de conversas e várias outras informações do dispositivo. Por questão de privacidade, o usuário pode escolher o que será apresentado na pesquisa.

3. Novas configurações de privacidade

O Android 12 também tem mais recursos de segurança e privacidade. Ao acessar o menu "Privacidade" nas configurações, os usuários podem conferir quais permissões estiveram em uso nas últimas 24 horas e quais foram os dados usados por cada aplicativo.

Fonte:  GizModo/Reprodução 

4. Fácil acesso a senhas

O Android 12 tem um gerenciador nativo de senhas. No novo menu "Senhas", disponível nas configurações, é possível consultar os logins ativos no dispositivo e compartilhar dados com outros apps de gerenciamento de senhas.

5. Otimização para jogos

Seguindo o exemplo das fabricantes de celular, o Android 12 tem um modo dedicado para jogos. Além de otimizar o desempenho do hardware do dispositivo, a opção permite gravar partidas e bloquear notificações.

Fonte:  GizModo/Reprodução 

6. Temas personalizados

Aumentando o nível de personalização, o design Material You é um dos destaques do SO. Com animações mais fluídas e cantos arredondados, é possível escolher uma paleta de cores para ícones, menus e fontes conforme os tons do papel de parede.

Para realizar a customização, basta acessar "Configurações" e escolher um novo papel de parede. Em seguida, pode-se realizar diversas alterações de estilo e deixar o dispositivo com uma cara única.

Fonte:  GizModo/Reprodução 

7. Novos atalhos para configurações rápidas

As configurações rápidas, disponíveis ao se deslizar a tela para baixo com dois dedos, ganharam mais recursos. Ao tocar no ícone de caneta no canto inferior esquerdo, é possível criar atalhos para acessar gadgets domésticos inteligentes.

8. Desligar câmera e microfone com um toque

As configurações rápidas incluem atalhos para desativar as câmeras e o microfone com apenas um toque. O Android 12 também notifica quando esses recursos estão em uso por um app.

Fonte:  GizModo/Reprodução 

9. Troca rápida das redes de Wi-Fi

Diferentemente das versões anteriores, o Android 12 facilita alternar entre as redes Wi-Fi. Basta abrir as configurações rápidas e tocar na opção de internet para ver as redes sem fio disponíveis.

10. Modo extraescuro

Outro atalho das configurações rápidas é o modo extraescuro. Independentemente do nível de brilho do dispositivo, a opção escurece ainda mais a tela, sendo um ótimo recurso em ambientes sem muita luz.

Quais das novidades do Android 12 você está ansioso para usar? Conte nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.