Android 12 vai notificar quando apps usarem câmera e microfone

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 vai notificar quando apps usarem câmera e microfone
Imagem: Android

Além de trazer uma grande reformulação de design, o Android 12 contará com uma função que mostrará quando um app está utilizando o microfone ou a câmera do smartphone. A novidade é similar ao que já existe no iOS 14 e promete trazer mais transparência em questões de privacidade.

Segundo o Android Police, a função ainda não está disponível no sistema, que foi liberado em versão prévia recentemente. No entanto, o Google confirmou que trará a novidade no segundo beta do Android 12.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Menu suspenso do Android 12 trará botões de acesso para microfone e câmera.Menu suspenso do Android 12 trará botões de acesso para microfone e câmera.Fonte:  Android 

A nova versão do sistema operacional exibirá um símbolo de câmera e microfone na barra superior da tela quando os recursos estiverem em uso. Além de avisar o usuário sobre a captura de som e imagem, a ferramenta trará opções rápidas de gerenciamento para evitar o uso dos sensores.

Segundo mostram imagens oficiais, o usuário poderá abrir a barra de notificações e desabilitar o acesso à câmera e microfone temporariamente com apenas um clique. A função permite até mesmo retirar o acesso de aplicativos que receberam o privilégio no momento da instalação.

O Google também informa que uma janela solicitando acesso à câmera e microfone será exibida novamente caso o aplicativo precise das funções.

Mais funções de privacidade

Além de facilitar o gerenciamento de acesso para câmera e microfone, o Android 12 também contará com uma "central de privacidade". A interface mostrará, em detalhes, quais apps podem acessar funções do celular.

O painel exibe quantos aplicativos possuem acesso ao microfone, câmera, localização e outras ferramentas. A interface mostra quais recursos foram mais utilizados pelos aplicativos nas últimas 24 horas e permite gerenciar o acesso para as funções de maneira rápida.

Novas funções de privacidade do Android 12 devem chegar no segundo beta.Novas funções de privacidade do Android 12 devem chegar no segundo beta.Fonte:  Android' 

Outro recurso de privacidade que está a caminho é a localização aprimorada. O Android 12 permitirá que o usuário escolha se vai compartilhar o seu local de maneira precisa ou aproximada para cada aplicativo.

Como o primeiro teste do Android 12 acabou de ser lançado, a tendência é que o Beta 2 ainda demore para chegar com as novas funções de privacidade. Enquanto isso, confira quais celulares já receberam a prévia do SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.