Novo Beta do Android 12 estreia captura de tela com rolagem

1 min de leitura
Imagem de: Novo Beta do Android 12 estreia captura de tela com rolagem
Imagem: Google
Avatar do autor

A Google finalmente trouxe ao Android um recurso que era pedido pela comunidade há anos e, inicialmente, foi tido como "inviável" pela própria empresa: a possibilidade nativa de capturas de tela com rolagem, salvando o conteúdo de páginas e documentos mais longos.

O recurso apareceu no Beta 3 do Android 12, que começou a ser liberado a partir de quarta-feira (14) para os usuários. Originalmente, a função estava prevista para o Android 11, mas não chegou à versão final.

Segundo o site Android Police, a novidade pode ser ativada ao tocar no botão "Capture more", que aparece no canto inferior direito no momento em que você dá o comando para fazer a captura de tela. Ao selecioná-lo, você pode expandir a área que será salva para baixo, cobrindo todo o conteúdo de um site, aplicativo, menu ou documento.

A captura de tela expandida no Android 12.A captura de tela expandida no Android 12.Fonte:  Android Police 

Anteriormente, donos de smartphones com Android precisavam recorrer a outras alternativas para fazer capturas longas de tela, como tirar várias screenshots consecutivas e "colar" as imagens. Outra possibilidade era utilizar aplicativos terceirizados da Google Play Store, que muitas vezes não funcionavam de forma otimizada.

Com o tempo, fabricantes perceberam a demanda e começaram a oferecer a função a partir de modificações próprias, mas sem a ajuda da Google. Essa novidade está em desenvolvimento ao menos desde 2019.

Novo Beta do Android 12 estreia captura de tela com rolagem