Android 12 ganha 2° beta com novos recursos de privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 ganha 2° beta com novos recursos de privacidade
Imagem: Google/Reprodução

O Google disponibilizou nesta quarta-feira (9) o download do segundo beta do Android 12 para desenvolvedores. A nova versão para testes do sistema operacional oferece recursos de privacidade, incluindo um dashboard com várias informações detalhadas sobre o que os aplicativos estão tendo acesso.

O software foi apresentado oficialmente no mês passado, durante o evento Google I/O. Dentre as novidades, ele tem uma interface redesenhada, widgets e várias funcionalidades que vão desde a melhora da vida útil da bateria até a utilização do celular como controle remoto para o Android TV.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No segundo beta, a área de conexões foi remodelada para deixar a experiência mais intuitiva e informativa. De acordo com o Google, o redesign facilita que as pessoas resolvam problemas de conectividade (Wi-Fi, bluetooth, NFC e etc) de maneira menos complexa, já que tudo foi agrupado.

Android 12

A nova versão de testes do sistema operacional também ganhou uma notificação que avisa quando os aplicativos estão acessando algo da área de transferência. As notificações só não são mostradas caso o acesso não seja realizado por um outro aplicativo, sem ser o de origem.

O Beta 2 do Android 12 também tem uma ferramenta que indica quando um app está utilizando as câmeras e microfones dos celulares. A barra de status com essa informação pode ser configurada nas opções de gerenciamento e serve para que o usuário cuide das permissões que os programas terão.

Por último, a principal novidade é o dashboard de privacidade. O painel, que já havia sido divulgado pela gigante da tecnologia, dá visibilidade sobre todos os dados que os aplicativos estão acessando. Além disso, a ferramenta mostra uma linha do tempo indicando quais programas usaram recentemente o microfone, câmera ou localização, por exemplo.

Android 12

Testes e versão final

Apesar de focado nos desenvolvedores, o Beta 2 do Android 12 pode ser baixado e utilizado por usuários que tenham aparelhos como o ZenFone 8, Vivo iQOO 7Legend, Mi 11, Mi 11 Ultra, Pixel 4 e Pixel 5.

O Google espera que o sistema operacional alcance a "Estabilidade da Plataforma" na versão 4 do beta, que será lançada em 4 de agosto de 2021. A versão final do software chegará em algum ponto no final do ano, sem uma data definida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.