Android 12 desativa personalização manual e foca no Material You

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 desativa personalização manual e foca no Material You
Imagem: Google

Nesta sexta-feira (23), o site Android Police revelou uma curiosa mudança no Android 12, vindouro sistema operacional da Google. Ao que parece, a equipe de desenvolvedores está desativando a personalização manual de ícones e fontes da interface, um recurso muito querido pelos fãs, para priorizar o uso do "Material You".

A mudança foi observada inicialmente na Beta 3 do Android 12 e, a princípio, foi entendida como um recurso ainda em desenvolvimento, com possibilidade de ser implementado na versão final do sistema. Contudo, sua desativação foi oficialmente confirmada por um funcionário da Google, em resposta ao questionamento de um usuário:

"Os recursos de estilo personalizado (fonte, formato do ícone, pacote de ícones e cor de destaque) no [Android] R estão sendo substituídos pelo novo recurso de tema dinâmico que estamos introduzindo no [Android] S," diz o comunicado. "Vemos o novo recurso de tema dinâmico como mais moderno e inteligente. Uma experiência simples e agradável que esperamos que todos os usuários possam desfrutar," explica.

Confira uma comparação entre o recurso no Android 11/R e Android 12/S:

Tela de personalização no Android 11 e Android 12, respectivamente. (Fonte: Android Police / Reprodução)Tela de personalização no Android 11 e Android 12, respectivamente. (Fonte: Android Police / Reprodução)Fonte:  Android Police 

A novidade, apesar de parecer desanimadora, pode ser um redesign bem-vindo para o Android, já que o sistema operacional utiliza variantes do "Material Design" desde 2014, quando foi introduzido. O "Material You", por sua vez,  funciona como um tema dinâmico embutido na interface, alterando diversos aspectos conforme o papel de parede do usuário, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.