Google lança Android 12 oficialmente com novo visual

1 min de leitura
Imagem de: Google lança Android 12 oficialmente com novo visual
Imagem: Google/Reprodução

Nesta segunda-feira (4), o Google lançou oficialmente o Android 12 (AOSP). Cumprindo o calendário divulgado no início do ano, a empresa promete a maior atualização do sistema operacional, principalmente em termos de design. A versão oficial começará a ser liberada nas próximas semanas para usuários da linha Pixel, da própria empresa.

Ainda neste ano, promete o Google, celulares de empresas como Samsung, OnePlus, Oppo, Realme, Tecno, Vivo e Xiaomi também serão atualizados. Com o lançamento, o Google também citou que mais de 225 mil usuários testaram a nova versão e enviaram quase 50 mil relatórios de problemas. Segundo a empresa, isso ajudou a polir o sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O novo Android 12 é baseado na linguagem de design Material You, que traz um grande redesign para os dispositivos. As novidades incluem novos widgets e personalização do sistema, que agora pode mudar suas cores de acordo com o papel de parede do usuário. As notificações também foram remodeladas "para torná-las mais modernas e úteis", diz a empresa.

No lançamento inicial, o Android 12 poderá ser baixado nos dispositivos do Google a partir do Pixel 3. Esses celulares receberão, de início, o Material You, e o Google deve expandir toda a nova linguagem para outros dispositivos em futuras atualizações. Inclusive, estima-se o lançamento de uma versão aprimorada para dispositivos com tela dobrável.

Mais privacidade

O Google também cita que o Android 12 chega para aprimorar a privacidade dos usuários. Entre as novas funções, ganham destaque:

  • Um painel de privacidade com informações de uso do microfone, câmera e localização por apps

  • Esconder a localização precisa, mostrando somente a aproximada para apps

  • Indicadores de uso da câmera e microfone na barra de status

  • Botões para desabilitar o funcionamento de microfone e câmeras

  • Novas permissões para buscar e emparelhar com dispositivos próximos

O Google também cita que o Android 12 traz novas APIs para modos de jogo e um melhor tratamento para imagens, com novos efeitos e recursos de câmera, filtros, suporte para novos formatos e mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.