Notion: conheça o app para organização de rotina e conteúdos

3 min de leitura
Imagem de: Notion: conheça o app para organização de rotina e conteúdos
Imagem: Health Work/Reprodução

Oferecendo uma infinidade de recursos, o Notion é um aplicativo multifuncional usado por diversas pessoas para organizar a vida pessoal e profissional. Hoje, ele é adotado por estudantes, profissionais de várias áreas e até mesmo donas de casa.

O app concentra ferramentas para melhorar a organização e aumentar a produtividade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao criar uma conta no Notion é preciso responder algumas breves perguntas.Ao criar uma conta no Notion, é preciso responder a algumas breves perguntas.Fonte:  Notion Pages/Reprodução 

Criando uma conta no Notion

Uma das primeiras vantagens do Notion é ser uma plataforma que está disponível em diversos dispositivos. Dessa maneira, é possível criar uma conta pelo site, pelo aplicativo para desktop (Windows e Mac) ou nas versões para Android e iOS.

Ao se cadastrar, o usuário responde a algumas perguntas sobre sua ocupação. Em seguida, pode escolher uma lista de tarefas simples que ajudam a entender o funcionamento da ferramenta. Após essa etapa, a pessoa está livre para interagir com o Notion e criar um ambiente para que possa organizar a vida pessoal e profissional da forma que desejar.

Apesar de ainda não ter opções em português, é uma ferramenta bastante intuitiva e versátil.

Exemplo de itens que podem ser adicionados a um block.Exemplo de itens que podem ser adicionados a um block.Fonte:  Notion/Divulgação 

Customizando a agenda de organização

A grande premissa do Notion é permitir que o usuário construa um ambiente próprio que se adeque às necessidades dele, por isso a plataforma oferece ferramentas simples para customizações.

Cada página no app é chamada de block e pode ser editada; é possível transformá-la em lista de tarefas, bloco de anotação, planilha ou documento de texto. As possibilidades são quase infinitas.

O usuário também consegue inserir fotos, tabelas, quadros de atividades e incorporar códigos de HTML. Além disso, a própria plataforma disponibiliza vários templates com diferentes utilidades e totalmente customizáveis.

Devido à liberdade para a criação, o Notion substitui diversos apps de produtividade e organização, como Trello, ToDoist e até o Google Workspace. Tudo isso pelo simples fato de poder centralizar tudo em um só lugar.

Estudantes podem criar uma tabela de estudos com o Notion.Estudantes podem criar uma tabela de estudos com o Notion.Fonte:  Notion/Divulgação 

Criando um ambiente conectado

Outro atrativo do Notion é a facilidade de desenvolver um ambiente que se conecta. Por exemplo, é possível criar uma lista com séries e filmes sobre organização e cada título ter um block dedicado às informações sobre a produção.

Estudantes podem montar um quadro de estudos e criar páginas destinadas aos resumos de cada matéria. Assim, conseguem elaborar uma forma de organizar suas atividades a partir de uma página que se conecta com outras.

Todos esses itens seguem uma estrutura hierárquica tradicional de hyperlinks de internet, então o usuário pode escolher quais páginas serão destacadas no painel da tela inicial e quais quadros devem ficar ocultos.

É importante citar que o plano gratuito do Notion permite a criação de até 1 mil blocks. E os usuários têm liberdade de apagar conteúdos para liberar mais espaço e manter a organização.

O Notion facilita a migração de conteúdos de outros apps.Notion facilita a migração de conteúdos de outros apps.Fonte:  YouTube/Reprodução 

Adicionando conteúdos de outras plataformas

Facilitando a vida dos usuários, o Notion permite importar conteúdos de outros aplicativos de produtividade. Por exemplo, pode-se migrar todos os quadros do já citado Trello e transformá-los em blocks na nova ferramenta. O mesmo acontece com documentos do Word e do Excel, assim como é possível mover informações da conta da Google e do Evernote. De acordo com a página do aplicativo, ele pode ter integração com mais de 200 softwares.

Portanto, não é preciso começar do zero seu ambiente de organização, já que o próprio Notion facilita a inclusão de itens de outras plataformas.

Notion tem total compatibilidade com desktop e mobile.Notion tem total compatibilidade com desktop e mobile.Fonte:  Notion Pages/Reprodução 

Por que usar o Notion?

Existem diversos apps de produtividade e organização, mas cada um exerce uma função diferente. A maior vantagem do Notion é a possibilidade de centralizar tudo em apenas um lugar e ter todas as ferramentas necessárias para o dia a dia.

Outro ponto de destaque é poder usar a plataforma em diferentes dispositivos. Por exemplo, o usuário consegue iniciar uma tarefa no celular e concluí-la no PC, o que Isso dá maior fluidez para os trabalhos e proporciona facilidades no cotidiano.

Tudo isso faz o Notion ser uma plataforma extremamente rica em recursos e acessibilidade. E o app ainda permite compartilhar os projetos da ferramenta com uma equipe de trabalho ou com outros membros da família.

Você já conhecia o Notion? Conte para a gente nos comentários sua experiência com o app de organização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.