Notion: conheça o app para organização de rotina e conteúdos

3 min de leitura
Imagem de: Notion: conheça o app para organização de rotina e conteúdos
Imagem: Health Work/Reprodução
Avatar do autor

Oferecendo uma infinidade de recursos, o Notion é um aplicativo multifuncional usado por diversas pessoas para organizar a vida pessoal e profissional. Hoje, ele é adotado por estudantes, profissionais de diversas áreas e até mesmo donas de casa.

Em especial, o app concentra todas as ferramentas para melhorar a organização e aumentar a produtividade em um só lugar.

Ao criar uma conta no Notion é preciso responder algumas breves perguntas.Ao criar uma conta no Notion é preciso responder algumas breves perguntas.Fonte:  Notion Pages/Reprodução 

Criando uma conta no Notion

Uma das primeiras vantagens do Notion é ser uma plataforma que está disponível em diversos dispositivos. Dessa maneira, é possível criar uma conta através do site, do aplicativo para desktop (Windows e Mac) ou nas versões para Android e iOS.

Ao criar a conta, o usuário responderá algumas perguntas sobre a sua ocupação. Em seguida, ele poderá escolher uma lista pré-definida de tarefas simples que ajudam a entender o funcionamento da ferramenta.

Após essa etapa, a pessoa está livre para interagir com o Notion e criar um ambiente para que possa organizar a vida pessoal e profissional da forma que desejar. Apesar de ainda não ter opções em português, essa é uma ferramenta bastante intuitiva e versátil.

Exemplo de itens que podem ser adicionados a um block.Exemplo de itens que podem ser adicionados a um block.Fonte:  Notion/Divulgação 

Customize sua agenda de organização

A grande premissa do Notion é permitir que o usuário construa um ambiente próprio e que se adeque às necessidades dele. Por isso, a plataforma oferece ferramentas simples para customizações.

Cada página no app é chamada de “blocks” e ela pode ser editada da forma que o usuário quiser. Assim, é possível transformá-la em uma lista de tarefas, um bloco de anotação, uma planilha ou um documento de texto. Realmente, as possibilidades são quase infinitas.

O usuário também consegue inserir fotos, tabelas, quadros de atividades e incorporar códigos de HTML. Além disso, a própria plataforma disponibiliza vários templates com diferentes utilidades e totalmente customizáveis.

Devido à liberdade para a criação, o Notion substitui diversos apps de produtividade e organização, como Trello, ToDoist e até o Google Workspace. Tudo isso pelo simples fato de poder centralizar tudo em um só lugar.

Estudantes podem criar uma tabela de estudos com o Notion.Estudantes podem criar uma tabela de estudos com o Notion.Fonte:  Notion/Divulgação 

Crie um ambiente conectado

Outro atrativo do Notion é a facilidade de desenvolver um ambiente que se conecta entre si. Por exemplo, é possível criar uma lista com séries e filmes sobre organização e cada título ter um block dedicado às informações sobre a produção.

No caso de estudantes, eles podem montar um quadro de estudos e criar páginas destinadas aos resumos de cada matéria. Assim, a pessoa consegue elaborar uma forma de organizar suas atividades a partir de uma página que irá se conectar com outras.

Todos esses itens seguem uma estrutura hierárquica tradicional de hyperlinks de internet. Então, o usuário pode escolher quais páginas serão destacadas no painel da tela inicial ou quais quadros devem ficar ocultos.

É importante citar que o plano gratuito do Notion permite a criação de até 1.000 blocks. Entretanto, os usuários têm liberdade de apagar conteúdos para liberar mais espaço e manter sua organização.

O Notion facilita a migração de conteúdos de outros apps.O Notion facilita a migração de conteúdos de outros apps.Fonte:  YouTube/Reprodução 

Adicione conteúdos de outras plataformas

Facilitando a vida dos usuários, o Notion permite importar conteúdos de outros aplicativos de produtividade. Por exemplo, a pessoa pode migrar todos os quadros do já citado Trello e transformá-los em blocks na nova ferramenta.

O mesmo acontece com documentos do Word e do Excel. Assim como é possível migrar informações da conta da Google e do Evernote. De acordo com a página do aplicativo, ele pode possui integração com mais de 200 softwares.

Portanto, a pessoa não precisa começar do zero seu ambiente de organização. Tal como, o próprio Notion facilita a inclusão de itens de outras plataformas.

Notion tem total compatibilidade com desktop e mobile.Notion tem total compatibilidade com desktop e mobile.Fonte:  Notion Pages/Reprodução 

Por que usar o Notion?

Existem diversos apps de produtividade e organização, mas cada um exerce uma função diferente. Então, a maior vantagem do Notion é a possibilidade de centralizar tudo em apenas um lugar e ter todas as ferramentas necessárias para o dia a dia.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de usar a plataforma em diferentes dispositivos. Por exemplo, iniciar uma tarefa no celular e depois concluí-la no PC. Isso dá maior fluidez para os trabalhos e proporciona facilidades durante o cotidiano.

Tudo isso faz o Notion ser uma plataforma extremamente rica em recursos e acessibilidade. Para mais, o app permite compartilhar os projetos da ferramenta com uma equipe de trabalho ou com outros membros da família.

Você já conhecia o Notion? Conte para gente sua experiência com o app de organização nos comentários!

Notion: conheça o app para organização de rotina e conteúdos