8 séries e filmes sobre organização para colocar a vida e a casa em ordem

Minha Série
Imagem de: 8 séries e filmes sobre organização para colocar a vida e a casa em ordem

Chega de culpar a reprodução automática da Netflix por aquele armário que segue bagunçado ou por aquela faxina que já passou da hora. E se todo o tempo que passamos em frente à TV consumindo séries e filmes pudesse se converter em mais do que entretenimento e ajudasse a melhorarmos alguma coisa?

Programas de autoajuda, com histórias inspiradoras e dicas preciosas para o dia a dia, não são novidade. Algumas redes como Discovery Home & Health se especializaram há décadas em produzir conteúdos do tipo, como Obcecados por Limpeza, Acumuladores Compulsivos e o prestigiado Irmãos à Obra.

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/23/23005508511289.gif

É possível aprender a cozinhar, redecorar, passar por uma renovação de visual e organizar a vida doméstica de maneira geral sem sair de casa. Mas você está preparado para isso? Porque essas dicas são funcionarão se você estiver realmente disposto a passar por uma verdadeira transformação.

Selecionamos alguns títulos que trazem uma pitada de autoajuda com uma boa dose de diversão para você maratonar e se inspirar a colocar a vida nos eixos.

Ordem na casa

https://youtu.be/WvyeapVBLWY

Foi com o livro "A Mágica da Arrumação" que a japonesa Marie Kondo ganhou fama no Brasil. Na obra, ela promove uma verdadeira transformação na vida do leitor, mostrando como fazer o tão temido desapego no armário e nos cômodos da casa, com máximas como "Essa peça o faz feliz?".

Na série Ordem na Casa, Kondo mostra na prática como aplicar alguns dos seus princípios de organização, visitando residências e ajudando os moradores a enxergarem cada canto de um jeito novo.

Minimalism

https://www.youtube.com/embed/0Co1Iptd4p4

"Um documentário sobre as coisas que realmente importam". Esse é o subtítulo da produção que parte da filosofia de "menos é mais" para ajudar o espectador a pensar em quais são as coisas que mais têm valor dentro de casa e na vida.

Dirigido por Matt D'Avella, o documentário mostra a rotina e a história de pessoas como Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, que decidiram adotar um estilo de vida minimalista, reduzindo o consumo de quase tudo, de comida e utensílios a móveis.

Donos do canal The Minimalists no YouTube, os dois também usam o espaço para falar sobre o estilo de vida.

Movimento Tiny House

https://www.youtube.com/embed/wtRzGNswWU8

Por falar em minimalismo, há quem tenha adotado essa preferência também na hora de escolher o tamanho da casa, e não apenas dos móveis, dos acessórios e das roupas que ficam guardados nela.

A série Movimento Tiny House acompanha o apresentador John Weisbarth e o especialista Zack Giffin enquanto eles viajam pelos Estados Unidos mostrando histórias de famílias que resolveram se mudar para residências minúsculas e ajudam outras a fazerem a transição.

Mães e Divas

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/23/23013054622292.jpgFoto: Netflix/Divulgação

Como organizar a vida para receber uma nova pessoa na família? O estilo de vida dos brasileiros pode ser bem diferente do dessas quatro mulheres australianas com jeito de modelo e muito dinheiro na conta, mas algumas das dúvidas e angústias pelas quais elas passam enquanto esperam seus bebês são muito familiares para boa parte das mães de qualquer lugar do mundo.

Divirta-se vendo como elas preparam a casa, o corpo e a rotina da família para a chegada das crianças e se inspire nas dicas um tanto extravagantes das personagens que não têm nada de minimalistas.

Reforme na Baixa, Fature na Alta

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/23/23012739639291.jpg

Com um pé na decoração e o outro no mercado imobiliário, a série da Netflix é apresentada pela designer Genevieve Gorder e pelo corretor Peter Lorimer. Além de trazerem dicas preciosas sobre reforma, eles dão aquela mãozinha com ideias e inspirações para quem quer renovar algum ambiente da casa.

Como o programa é focado em como fazer com que imóveis de temporada se tornem boas fontes de renda, a dupla também dá boas dicas de investimentos, negociações e abordagens para o mercado imobiliário.

Brené Brown: The Call to Courage

https://tm.ibxk.com.br/2019/07/23/23011432488290.jpg(Fonte: Netflix/Reprodução)

Vergonha, vulnerabilidade, coragem para enfrentar seus medos. Com um estilo similar ao de stand ups e Ted Talks pelos quais é bastante conhecida, Brené Brown, autora de cinco livros sobre autoconhecimento que se tornaram verdadeiros best-sellers, é a host que fala nesse especial da Netflix sobre autoajuda.

Curto, o documentário tem pouco mais de 1 hora de duração e pode ajudar a dar aquele pontapé que o espectador precisa para, de fato, mudar alguma coisa na rotina.

Santa Ajuda

https://www.youtube.com/embed/yek3ugX6gws

Para quem ainda não quer radicalizar na transformação, que tal apenas selecionar, desapegar e organizar as coisas que já existem nos cômodos e armários? O programa brasileiro Santa Ajuda, da GNT, é como uma espécie de socorro para quem tem um espaço e objetos para colocar nele, mas não sabe como juntar harmoniosamente tudo isso. Ou, ainda, para quem quer fazer uma renovação em uma área da casa, definindo outra função e aproveitando melhor os espaços.

O programa é apresentado por Micaela Góes, que toma a frente no projeto de transformação, envolvendo os moradores da casa e mostrando o passo a passo tanto do desapego quanto da realocação dos itens, passando pela customização de móveis e acessórios.

Queer Eye

https://youtu.be/eoNO6yeKGis

Recém-renovada para a quinta temporada, Queer Eye é um dos grandes sucessos do catálogo da Netflix na atualidade. A série nada mais é do que um misto melhorado de Santa Ajuda e Esquadrão da Moda. Embora o conceito seja simples, a atração consegue ir bem mais longe do que isso. Nela, os cinco fabulosos (Bobby Berk, Karamo Brown, Tan France, Antoni Porowski e Jonathan Van Ness) entram na vida das pessoas para virar tudo de cabeça para baixo e tentar ajudar a consertar o que não vai bem.

Sabe quando você está perdido e não sabe se começa pelo visual, pela vida amorosa, pela situação profissional ou apenas arrumando a sua mesa no trabalho; quando você só queria que alguém caísse do céu e resolvesse organizar a sua vida? Esse alguém enviado pelo universo é o elenco de Queer Eye. Além de fornecerem dicas inspiradoras e transformadoras de moda, design, alimentação e bem-estar, eles ajudam a varrer para longe o preconceito e a homofobia que ainda restarem em você.

Este texto foi escrito por Lu Belin via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.