Novo atalho do Chrome no Android facilita gerenciamento de abas abertas

1 min de leitura
Imagem de: Novo atalho do Chrome no Android facilita gerenciamento de abas abertas

O Google Chrome para Android acaba de ganhar um novo atalho integrado ao botão de abas abertas, que oferece mais praticidade para o usuário na hora de acessar o menu. A novidade vinha sendo testada desde o mês de agosto, segundo o site Android World, e agora está disponível para todos a partir da última atualização do navegador.

Com esta nova funcionalidade, o usuário passa a ter acesso facilitado às opções de gestão de abas abertas do Chrome, que antes ficavam escondidas no menu lateral. Ao manter pressionado o botão de guias abertas, à direita da barra de endereços, você verá um menu com três opções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na primeira alternativa, “Fechar guia”, você fecha a aba atualmente em exibição, enquanto na segunda, “Nova guia”, o usuário tem a opção de abrir uma nova página para navegar. Já a terceira, intitulada “Nova guia anônima”, permite realizar uma navegação com maior privacidade, em outra aba.

Novos atalhos do Chrome. (Fonte: André Dias/Reprodução)

Por mais simples que possa parecer o recurso, ele adiciona funcionalidade a um botão existente e facilita a vida do usuário, que não precisa mais ficar abrindo o menu do navegador para encontrar tais opções.

Chrome para iOS já tinha esta função

A versão do Chrome para iOS já contava com um recurso semelhante, que possibilita um melhor gerenciamento do alternador de guias, embora implementado de forma diferente nos gadgets da Apple.

No iPhone, é possível fechar a aba exibida atualmente ou abrir uma nova apenas arrastando o dedo para baixo, gesto que no Android serve para atualizar a página.

Para ter acesso ao novo recurso no Android você não precisa usar a versão beta do navegador nem instalar nada por fora. Basta atualizar o Chrome para a sua versão mais recente, pela própria Google Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.