Quem os aplicativos Email e Calendário no Windows 10 pode ter uma surpresa em breve, pois a Microsoft parece estar testando banners com publicidade em ambos os serviços. O site MSPowerUser publicou uma imagem recebida hoje do que seria exatamente essa fase de testes com anúncios dentro do app oficial de email do sistema operacional da Microsoft.

Como é possível notar no topo da coluna à esquerda na imagem abaixo, onde aparecem as mensagens recebidas, há uma caixa com anúncio difícil de ser não vista. O uso de publicidade em serviços acessados diretamente na web é algo comum, porém, essa mesma técnica usada em aplicativos costuma levantar algumas polêmicas em relação à interferência na experiência do usuário com a interface gráfica.

EmailApps Email (foto) e Calendário, ambos do Windows 10, podem ganhar banner de publicidade em breve.

Além disso, vale lembrar que o Email e o Calendário são aplicativos nativos do Windows 10, portanto não podem ser desinstalados de maneira convencional como qualquer outro programa em sua máquina. Isso também deve suscitar questões. Resta esperar e ver se esse possível movimento da Microsoft se concretizará ou não.