Afinal, como surgiu o primeiro vírus e o antivírus da computação?

3 min de leitura
Imagem de: Afinal, como surgiu o primeiro vírus e o antivírus da computação?
Imagem: Getty Images/Reprodução

Você sabia que o primeiro antivírus foi lançado apenas em 1983? Pois é! Apesar de a internet ter surgido nos anos 60, foram precisos cerca de 20 anos para que o primeiro software de proteção aos computadores fosse lançado no mercado. Mas ainda bem que aconteceu, não é mesmo?

A história do antivírus está diretamente ligada ao cientista Fred Cohen, um dos fundadores da tecnologia. Afinal, ele foi o primeiro a criar um software de proteção enquanto estava na Universidade do Sul da Califórnia.

Quer saber mais sobre como tudo isso aconteceu? Então, vamos compreender a história completa!

Qual foi o primeiro antivírus da computação?

Para que surgisse um software de proteção, foi preciso, que primeiros códigos maliciosos aos computadores surgissem. Estima-se que o primeiro vírus surgiu em 1971 e o mesmo ficou conhecido como Creeper, um dos vilões da animação Scooby-Doo. Além disso, em 1983, outro vírus foi usado para invadir os sistemas da Universidade da Califórnia de Los Angeles.

Foi durante essa invasão que o então doutorando da Universidade do Sul da Califórnia, sob orientação de Len Adleman, começou a idealizar um programa que infectaria outros softwares por meio de uma cópia de si mesmo - exatamente como funcionam as nossas vacinas!

Cohen criou um vírus sob o qual ele tinha total controle e todo o estudo e testes realizados para criar o primeiro antivírus, acabou resultando em sua tese de doutorado. Ou seja, o antivírus desenvolvido por Fred Cohen, não chegou a ser comercializado, isso só aconteceu em 1989 com um velho conhecido, o McAfee.

Como a tecnologia se desenvolveu?

A partir da base criada por Fred Cohen, os antivírus começaram a se aperfeiçoar para lidar com novos malwares. Afinal, a rede de computadores hoje é muito mais ampla do que era na década de 80, o que significa que softwares maliciosos ainda são usados em larga escala.

No entanto, os programas de proteção começaram a se tornar realmente populares em 1990 e o mercado tornou-se mais competitivo. Consequentemente, novas empresas apresentaram versões de suas ferramentas de defesa e os códigos são constantemente atualizados para lidar com o surgimento de novos malwares.

O antivírus criado por Fred Cohen foi o primeiro da história da computação, e é foi usado como base para o desenvolvimento dos softwares do proteção que usamos hoje.O antivírus criado por Fred Cohen foi o primeiro da história da computação, e é foi usado como base para o desenvolvimento dos softwares do proteção que usamos hoje.Fonte:  Getty 

Dos computadores para os smartphones

Outro resultado da tecnologia e da evolução dos antivírus é a expansão da internet nos dispositivos móveis. Assim como os computadores, smartphones e tablets também estão sujeitos aos vírus e, considerando que grande parte de nossos dados está armazenada nesses dispositivos, a proteção se faz ainda mais necessária.

Felizmente, a tecnologia evolui constantemente e os softwares que protegem os equipamentos dos vírus também já foram adaptados para a versão mobile. Dessa forma, é possível investir nos programas de proteção para evitar qualquer tipo de dano aos seus dados.

Os antivírus de celular funcionam da mesma forma como o computador, agindo como uma espécie de vacina para programas nocivos. Eles são adaptados para os sistemas móveis e usam menos espaço de memória, aprimorando a experiência de proteção nesses aparelhos.

Como a expansão da internet para os dispositivos móveis e a alta quantidade de dados que temos em nossos celulares, eles também precisam de um antivírus eficaz. Como a expansão da internet para os dispositivos móveis e a alta quantidade de dados que temos em nossos celulares, eles também precisam de um antivírus eficaz. Fonte:  Getty 

Sem dúvidas, os antivírus são uma parte importante da vida de todos os cidadãos - já que é a grande maioria da população mundial está conectada. Portanto é importante não negligenciar o uso dos softwares para garantir a sua segurança.

Gostou de saber mais sobre a história do antivírus? Restou alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.