7 melhores antivírus para Linux

3 min de leitura
Imagem de: 7 melhores antivírus para Linux
Imagem: Shutterstock

O Linux, assim como o Windows e o Mac OS, é um sistema operacional que torna possível a execução de programas em dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Só que, diferente de seus concorrentes, o Linux é totalmente gratuito e tem código aberto, o que significa que pode ser livremente modificado.

No entanto, assim como os outros, ele pode ficar vulnerável à entrada de vírus. Em 2022, inclusive, houve uma ascensão de softwares maliciosos – malwares – direcionados ao Linux.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, se você usa o sistema Linux, é importante proteger suas máquinas destas possíveis invasões. Para ajudá-lo neste aspecto, trazemos aqui os melhores antivírus para instalar nos seus dispositivos e, assim, evitar estas infecções indesejáveis.

1.  ClamAV para Linux

(Fonte: Virtubox)(Fonte: Virtubox)Fonte:  Virtubox 

O ClamAV é uma opção clássica e gratuita. Lançado em 2007 pela empresa Cisco, este é um antivírus open source – com código aberto –, muito usado por quem tem Linux. Ele promove uma varredura nos diferentes diretórios do seu sistema, o que pode ser bastante útil caso você queria limpar espaços específicos, como um pendrive ou um HD externo.

Ele é considerado bastante eficiente na detecção de malware que chega por intermédio de arquivos baixados. Inclusive, o ClamAV é usado também no Windows para identificar e remover vírus que chegam anexados por Linux.

2. BitDefender Endpoint Security Tool (BEST)

(Fonte: Flexa Cloud)(Fonte: Flexa Cloud)Fonte:  Flexa Cloud 

O  Bitdefender Endpoint Security Tools (BEST) é um antivírus já muito popular no Windows, mas que tem uma versão eficiente também para Linux. Diferente do ClamAV, ele não é open source, ou seja, não pode ser alterado pelo usuário.

No entanto, o BEST tem preço acessível e que se flexibiliza de acordo com o uso, o que pode ser uma boa vantagem. Outra vantagem é o Centro de Controle do Bitdefender, uma ferramenta de gerenciamento administrada por meio da nuvem.

Por fim, algo importante deste software é que ele continua escaneando a sua máquina enquanto ela estiver ligada, trazendo uma proteção em tempo real para você.

3. McAfee Endpoint Security

(Fonte: PC Mag)(Fonte: PC Mag)Fonte:  PC Mag 

No caso do uso empresarial, o McAfee Endpoint Security pode ser um excelente antivírus. Ele roda em português e funciona bem em todas as distribuições mais usadas no Linux – como Debian, Ubuntu, CentOS, Fedora, SUSE e Oracle.

O software parte de um diretório localizado em nuvem para detectar possíveis ameaças, aumentando o escopo da varredura. Assim como o BitDefender, ele fica operando enquanto sua máquina estiver ligada. Ou seja, é capaz de captar vários tipos de arquivos maliciosos no momento em que eles chegam no seu computador.

O McAfee também tem ferramentas que operam diretamente no Outlook, captando ameaças que chegam por e-mail. Assim, ele também consegue bloquear spam e detectar anexos com malware.

4. Comodo Antivírus

(Fonte: PC Mag)(Fonte: PC Mag)Fonte:  PC Mag 

Criado em 1998, o Comodo é um dos antivírus mais antigos do mercado - e sua sobrevivência é um bom indício de que ele dá conta do recado. Ele tem uma extensão que torna possível o escaneamento de servidores de e-mail, dando uma proteção a mais contra spams e outros conteúdos indesejáveis.

O Comodo traz ainda um recurso interessante: barra os arquivos que parecem ser malware, isolando as suas máquinas contra novas ameaças, mesmo que elas não apareçam ainda no banco de dados do antivírus.

5. REVE Antivírus

(Fonte: Medium)(Fonte: Medium)Fonte:  Medium 

Se o seu computador tem um hardware mais modesto, o REVE pode ser uma boa alternativa de antivírus. Ele consegue fazer varreduras em unidades internas e externas (como HDs externos) sem correr o risco de sobrecarregar a máquina.

Além disso, ele possui um firewall integrado, uma proteção contra cópias de dados e um serviço de eliminação de arquivos duplicados.

6. Sophos Antivírus

(Fonte: Sophos)(Fonte: Sophos)Fonte:  Sophos 

Alguns especialistas consideram que, por conta de seu desempenho, o Sophos é o melhor antivírus para Linux de uso doméstico. Ele possibilita uma proteção em tempo real contra malware, gerenciamento do firewall, agendamento de verificações e suporte constante da empresa.

Outros pontos positivos é que ele está disponível em português e tem uma interface intuitiva, facilitando o uso pelo usuário leigo. O sistema ainda é suportado em 14 das distribuições Linux mais comuns – como Debian, Fedora e CentOS.

Por fim, a empresa oferece uma avaliação gratuita de 30 dias para quem quer testar antes de comprar.

7. Kaspersky Endpoint Security

(Fonte: Cint Consulting)(Fonte: Cint Consulting)Fonte:  Cint Consulting 

Já o Kaspersky Endpoint Security é um antivírus que é bastante recomendado para empresas, em ambientes de TI com máquinas interligadas. Ele tem boa eficiência em detectar malware oculto na memória do computador, nos setores de inicialização e nos ambientes externos à máquina.

Dentre os recursos, o Kaspersky oferece proteção contra ransomware – um tipo de vírus que sequestra dados por criptografia –, avaliações sobre vulnerabilidade do sistema e gerenciamento de firewall. Ele está disponível em 17 distribuições (como AlterOS, CentOS e Linux Mint).

Usa Linux e quer testar algum desses antivírus? Siga em frente, pois nossa seleção foi baseada em qualidade e segurança! Para mais matérias como essa continue de olho aqui no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.