Ciberataques e mais ransomware: veja previsões da Avast para 2023

1 min de leitura
Imagem de: Ciberataques e mais ransomware: veja previsões da Avast para 2023
Imagem: Sora Shimazaki/Pexels

Falta pouco para a virada de calendário, mas mesmo em um ano diferente, os cuidados com a cibersegurança devem continuar. A previsão da Avast para 2023 é o aumento no risco de danos causados por gangues de ransomware. A epidemia de golpes, ou "Scamdemic", deve seguir se aproveitando das fraquezas dos usuários.

O ransoware, quando golpistas pedem resgate pelos dados roubados, será uma ameaça pior tanto para pessoas comuns quanto para empresas. “Isso coloca em risco as informações pessoais das pessoas e representa um duplo risco às empresas: tanto a perda de arquivos confidenciais, quanto a violação de dados podem ter consequências graves para os seus negócios e a sua reputação”, disse Michal Salat, Diretor de Inteligência de Ameaças da Avast.

Os pesquisadores da empresa de segurança preveem ainda a otimização de engenharia social aplicada aos ataques e golpes, principalmente se aproveitando da crise energética e dificuldades econômicas. Malwares de código aberto se tornam mais acessíveis, aumentando atividades maliciosas como um todo.

Outra tendência esperada para 2023 é a invasão de redes sociais. “No próximo ano, esperamos ver ataques explorando as questões ambientais e econômicas das pessoas. Os golpes não estão apenas inundando as caixas de entrada das pessoas no formato de e-mails de phishing, mas também estão bombardeando os aplicativos de mensagens de texto das pessoas e ligando para os seus telefones”, emendou Salat.

Como se proteger?

Tanto empresas como usuários comuns serão bastante alvejados pelos cibercriminosos em 2023, com a continuidade da Scamdemic, epidemia de golpes.Tanto empresas como usuários comuns serão bastante alvejados pelos cibercriminosos em 2023, com a continuidade da Scamdemic, epidemia de golpes.Fonte:  Tima Miroshnichenko/Pexels 

A prevenção contra golpes e ataques hackers passa pela pesquisa antes de realizar compras em sites, principalmente em caso de ofertas muito tentadoras. Também é importante evitar baixar anexos ou clicar em links de contatos desconhecidos.

Informações pessoais devem ser mantidas em sigilo e a autenticação em dois fatores priorizada, junto a senhas fortes. Outras dicas de cuidado listadas pela Avast são manter os softwares sempre atualizados, fazer o backup de sistemas regularmente e usar um antivírus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.