Nova edição de "A Hora do Código" deve bater os 50 milhões de participantes

1 min de leitura
Imagem de: Nova edição de "A Hora do Código" deve bater os 50 milhões de participantes
Imagem: Br Code

A Hora do Código é um evento que tem como objetivo desmitificar a ciência da computação, ensinar programação e provar que qualquer um é capaz de aprender os fundamentos básicos de lógica de programação.

Apesar do nome, não há um período pré-determinado para participar, bastando dedicar uma hora durante os dia 8-14 de dezembro ao ensino/aprendizagem de codificação – não há problema caso a tarefa ocorra uma semana antes ou depois do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mais interessante é que qualquer pessoa pode sediar o evento. Os professores podem utilizar a sala de aula e os pais podem incentivar as escolas à sediarem A Hora do Código. No ano passado, quase 50 milhões de indivíduos do mundo todo participaram da ação.

Mesmo sem computadores ligados à internet, é possível aprender os conceitos básicos de programação utilizando as cartilhas e tutorias disponibilizados. Existem vários modelos em português que podem ser acessados gratuitamente, assim é possível aprender lógica de programação, Javascript, codificação para smartphones e tablets, criação de games, entre muitos outros.

As lições são interativas e dinâmicas, o que ajuda na assimilação do conteúdo e torna tudo mais divertido. Entre os famosos que apoiam o evento, estão Bill Gates, Mark Zuckerberg, Will.i.am (Black Eyed Peas) e Chris Bosh (NBA).

Como fazer minha A Hora do Código?

Basta conferir um dos tutoriais disponibilizados no site e escolher um para apresentar para classe. É aconselhável que você teste o conteúdo e aprenda sobre ele, antes de exibi-lo para os alunos. Não se esqueça também de fazer um cadastro na página do evento, pois só assim sua escola poderá ser contabilizada. Se estiver com qualquer tipo de dúvida, não deixe de conferir o guia preparado para A Hora do Código.

O que eu ganho com isso?

Se você possui conhecimentos em programação e está se perguntando o que vai ganhar com isso, saiba que a sua boa ação será recompensada. Todo educador que promover uma Hora do Código para os estudantes receberá 10 GB de espaço do Dropbox ou US$ 10 (pouco mais de R$ 25) de créditos no Skype.

Além disso, você terá a satisfação de poder ter auxiliado os alunos a aprenderem conceitos de programação e lógica – algo muito mais útil e prático para o dia a dia do que a decoreba da tabuada ou as fórmulas matemáticas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.