PDF é uma sigla para Portable Document File, ou Arquivo de Documento Portátil. O próprio nome do formato resume sua utilidade, pois ler um arquivo PDF requer um programa muito mais leve do que qualquer processador de texto, tornando-o muito “portátil”. De quebra, o PDF incorpora as fontes usadas no documento, o que dispensa a necessidade de que elas estejam instaladas no PC onde o arquivo será aberto. É desnecessário explicar o que é o DOC, já que é praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha usado o Microsoft Word.

Programas disponíveis para conversão de arquivos do Word para o formato PDF já são uma realidade na internet. Alguns deles ainda se propõem a converter outros tipos de arquivo, como JPG, HTML, XLS, etc., mas nosso foco é a conversão do DOC para o PDF e vice-versa.

Para algumas pessoas, este tipo de software já é ferramenta indispensável, pois permite que se utilize um processador de texto que todo mundo conhece, para produzir o documento — o MS Word — e posteriormente convertê-lo para um formato com extrema compatibilidade e muito usado para distribuição de vários tipos informação, como livros, manuais e até trabalhos acadêmicos. Este formato é o PDF.

Transforme arquivos sem dificuldade

Ícone do arquivo em PDFAs soluções de conversão são milhares. Algumas pagas, outras completamente gratuitas. Apesar de terem o mesmo objetivo, estas ferramentas não trabalham necessariamente da mesma forma. Mostraremos agora algumas, mas você poderá fazer sua própria avaliação dos programas disponíveis, clicando aqui.

*Antes de instalar qualquer programa a partir do link acima, é recomendável que você leia o arquivo “Read me”, pois alguns já são antigos e podem não oferecer suporte à sua versão do Word ou ao seu sistema operacional. Outros softwares necessitam que você instale programas adicionais ou drivers para que funcionem. Estes não serão mencionados neste artigo, já que a intenção é facilitar a sua vida.

DOC para PDF

Um dos programas mais baixados é o CutePDF Writer. Sua utilização é muito simples, pois ele é visto pelo Word como uma impressora. Você só precisa produzir seu documento, mandar o Word imprimi-lo e nas opções de impressora escolher o programa. O Word enviará a “impressão” para o CutePDF  Writer como se estivesse mandando para uma impressora comum, mas ao invés de imprimir o documento, ele será convertido para PDF.

O CutePDF Writer necessita da instalação de um plugin adicional, mas o próprio instalador já faz isso para você, então não há nenhuma complicação. Em nossos testes o programa converteu rapidamente um arquivo de uma página e o resultado foi um PDF idêntico ao do arquivo do Word.

Programas como o PDF995 e o PDFCreator são igualmente fáceis. Da mesma forma que o CutePDF Writer, eles criam uma impressora em seu sistema, permitindo que você converta não só arquivos do Word, mas praticamente qualquer documento que seja editado em um programa que permita impressão.

CutePDF instalado como uma impressora.

PDF para DOC

Apesar de menos comum, você pode sentir a necessidade de converter um arquivo PDF novamente para o formato lido pelo Word. A oferta de software para esta tarefa é menor, mas existe. Um dos programas que faz este serviço é o PDF to Word Converter, que tem várias opções adicionais, como excluir as imagens do arquivo final em DOC. Este programa é grátis para teste. Você poderá usá-lo 100 vezes e depois, se quiser continuar utilizando, terá que comprá-lo.

Quem prefere não pagar, pode utilizar o Some PDF to Word Converter, que inclusive é muito mais completo que o PDF to Word Converter e possui uma interface mais amigável. Ele também tem a opção de excluir todas as imagens do arquivo DOC final, definir quais páginas deverão ser convertidas e até alterar a formatação do texto.

Tela do Some PDF em plena atividade.

Programas dois em um

Também procuramos programas que fizessem as duas tarefas, sem que fosse necessária instalação de dois softwares, mas infelizmente não encontramos nenhum que fizesse o trabalho de forma satisfatória. Portanto, se você gostaria de ter uma ferramenta que converta de DOC para PDF e o contrário em um só programa, terá que pesquisar um pouco.

Converter arquivos de vários formatos — seja de texto, imagem, vídeo, etc. — está se tornando cada vez mais necessário, pois a quantidade de editores está aumentando exponencialmente. Ferramentas de conversão fáceis de usar vão ganhar cada vez mais espaço, pois no mundo digital, mais importante do que não perder tempo, á aprender a economizá-lo.

Cupons de desconto TecMundo: