Panasonic também está investindo no mercado de carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Panasonic também está investindo no mercado de carros autônomos
Imagem: YouTube

Você provavelmente já está acostumado a associar a Panasonic a todo o tipo de eletrônico e eletrodoméstico – de smartphones e TVs a fornos de microondas, notebooks, câmeras e outros aparelhos do dia a dia. Mas carros autônomos? Por mais estranho que pareça, essa é uma área na qual a empresa já está investindo.

As informações sobre a nova empreitada da Panasonic foram reveladas durante uma entrevista recente de Tom Gebhardt, presidente da Panasonic Automotive Systems, ao site Automotive News. Quando questionado sobre seu interesse na área, a empresa revelou ter interesse em desenvolver interfaces para esse tipo de veículo – por exemplo, desenvolvendo um sistema de monitoramento que repensa a maneira como interagimos com os carros.

A longo prazo, nós vamos ver para onde vamos. Nós certamente temos algumas aspirações.

Não limitando-se a isso, Gebhardt também revelou que a Panasonic está desenvolvendo câmeras para esses veículos autônomos. Essas câmeras, por sua vez, vão servir para as mais diversas tarefas; de lentes que vão nos dar uma visão em 360° do carro a modelos focados na frente e traseira do carro. Até mesmo substitutos para os espelhos laterais são considerados.

Embora afirme não ter certeza de que todas essas tecnologias podem se tornar um sistema completo para esses veículos autônomos, Gebhardt avisa que a companhia está sim trabalhando em um novo sistema LIDAR – a boa e não tão velha tecnologia de sensores de proximidade.

Mais uma empresa entra na briga

Como quem acompanha o TecMundo há algum tempo já deve saber bem, a Panasonic não é nem de longe a primeira gigante da tecnologia a apostar na empreitada dos aparelhos autônomos. Além das óbvias Google e Apple, bem como praticamente todas as fabricantes de carros da atualidade, temos nomes como Baidu, Uber, Samsung e até a Intel estão se envolvendo nesse mercado.

De fato, pode-se dizer que a Panasonic tem até uma certa vantagem nessa briga. O motivo? Simples: ela está ajudando nada menos do que a Tesla Motors na construção da fábrica de baterias para os Tesla Model 3.

A Panasonic admite, no entanto, que seus planos, até agora são apenas a curto prazo. “A longo prazo, nós vamos ver para onde vamos. Nós certamente temos algumas aspirações”, disse ele.

Qual gigante da tecnologia vai ganhar a guerra dos carros autônomos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.