Virou moda: até a Samsung está investido no mercado de automóveis

1 min de leitura
Imagem de: Virou moda: até a Samsung está investido no mercado de automóveis
Imagem: ETNews.com

Parece que a Google, a Apple e a LG não são as únicas gigantes da tecnologia investindo nos carros autônomos. Segundo o jornal Reuters, a Samsung também estaria trabalhando nesse mercado – e isso já faz um bom tempo –, com um total de dois terços de suas 1.804 patentes norte-americanas preenchidas entre 2010 e 2013 sendo relacionadas ao estudo de veículos dirigidos automaticamente e componentes eletrônicos para carros.

As patentes da empresa trazem um grande número de possibilidades para o mercado automobilístico. Entre elas, temos tecnologias que detectam se o motorista está com sono, um sistema que alerta caso alguém tente arrombar seu carro e uma tela transparente que serve de guia GPS e traz informações do tráfego.

Não limitadas a isso, filiais da empresa como a Samsung Display estariam testando suas telas OLED com a fabricante de peças Continental. Já a Samsung Electro-Mechanics teria formado um time dedicado a vender componentes como módulos de câmera para fabricantes de carros e estaria até considerando algumas aquisições para melhorar suas chances nesse mercado.

Saiu por último

É preciso deixar bem claro, contudo, que a Samsung ainda não teria chegado a nenhuma resposta conclusiva de seus estudos, nem estaria produzindo nada voltado para o mercado no momento. De fato, fontes afirmam que devem levar vários anos antes de outras filiais que não a Samsung SDI possam trazer qualquer avanço significativo para suas vendas de carros.

Mesmo assim, é bastante claro que a companhia como um todo está bem interessada nessa área.

Por outro lado, isso também quer dizer que a empresa sul-coreana já está para trás nessa corrida. Afinal, como falamos antes, várias outras gigantes estão investindo no mercado – inclusive, com seus primeiros resultados já surgindo.

Além disso, a Samsung pode estar trabalhando nas ideias há cinco anos, mas empresas como a LG possuem uma parceria de décadas com fabricantes de carros (estas que, vale notar, são bastante cautelosas nesse tipo de ação). Logo, tudo indica que a empresa coreana pode acabar ficando apenas com as migalhas, quando chegar a hora de ela agir de verdade nessa área.

O que você acha de as companhias de tecnologia apostarem em veículos autônomos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.