Protótipos de carros autônomos da Uber começam a circular pelos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Protótipos de carros autônomos da Uber começam a circular pelos EUA

Além da Google e a da Apple, outras companhias de renome estão investindo pesado no segmento de carros autônomos — entre elas está a Uber, que possui um relacionamento bastante próximo com a área dos transportes. Assim, não é de se espantar que os primeiros veículos do tipo projetados pela companhia já estejam circulando por algumas das cidades dos Estados Unidos.

O Pittsburgh Business Times conseguiu registrar imagens de um dos carros circulando pela cidade de Pittsburgh — o veículo em questão possui a frase “Uber Advanced Technologies Center” bem destacado em uma de suas laterais. Outro aspecto que se destaca é a presença do que parece ser uma caixa de componentes eletrônicos no teto do transporte em questão.

Aparentemente, o dispositivo em questão se trata de um sensor LIDAR, que também é utilizado pela Google em seus carros autônomos. No entanto, a Uber esclarece que o carro em questão não pode ser operado sem um motorista: “esse veículo é parte de nossos esforços de pesquisa inicias relacionados ao mapeamento e segurança de sistemas autônomos”.

Atualmente, a empresa trabalha junto ao centro de robótica da Universidade Carnegie Mellon no desenvolvimento de seu novo sistema. Atualmente, a companhia emprega mais de 160 mil motoristas entre seu quadro de funcionários — cuja substituição, ao menos parcial, por sistemas autônomos poderia resultar em uma bela redução de gastos com pagamentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.