Tesla

Ícone de Tesla
593 notícias  publicadas

Fundação da Tesla

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a Tesla não foi fundada pelo bilionário Elon Musk. Em 2003, na Califórnia, os colegas Martin Eberhard e Marc Tarpenning resolveram entrar no mercado de carros elétricos e começaram o que hoje é conhecido como uma das empresas que conseguiu revolucionar o transporte.

Elon Musk

Em 2004, a Tesla Motors passava por dificuldades financeiras, já que o projeto de carros elétricos era extremamente desafiador e o interesse do público, pequeno. Foi quando, ninguém mais ninguém menos, que Elon Musk — atual CEO da companhia — resolveu fazer um financiamento milionário na empresa, o que o colocou no topo do conselho.

Antes de entrar para a gigante automobilística, o bilionário já havia sido CEO da Paypal e fundado uma corporação de foguetes e exploração espacial, a SpaceX.

Primeiro carro da Tesla

O primeiro modelo lançado foi o Roadster. A criação inicial da marca começou a ser comercializada em setembro de 2008, fruto de uma parceria com a Lotus, que fabricou os automóveis. 

O lançamento seguinte, Model S, foi um marco na indústria por ser o primeiro veículo elétrico a liderar as vendas de carros em um país (Noruega). Alcançando, inclusive, a segunda posição na lista de carros elétricos mais comprados no mundo.

Períodos de crise

Em 2012 iniciaram-se as distribuições do Model S, produto que acabou trazendo algumas dores de cabeça para a empresa. No ano seguinte ao seu lançamento, um dos carros pegou fogo ao bater em uma peça de metal de outro veículo. Além disso, outros seis casos similares foram registrados ao longo daquele ano. Em alguns, inclusive, o automóvel estava parado carregando.

Os incidentes acabaram prejudicando as ações da Tesla e quase levaram a corporação à falência. 

Em 2015, porém, tudo voltou a andar conforme o esperado. O Model X começou a ser entregue e a empresa começou retomou o prestígio do público. Um dos grandes agentes dessa reviravolta positiva foi o sistema de piloto automático, que representou um grande passo em direção aos carros autônomos. 



Ver mais notícias

PUBLICIDADE