NVIDIA Broadcast: transforme suas gravações em vídeos profissionais

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: NVIDIA Broadcast: transforme suas gravações em vídeos profissionais
Avatar do autor

Equipe TecMundo

@tec_mundo

A pandemia de covid-19 gerou uma nova realidade a muitas profissões. Dentre as mudanças, muitos profissionais tiveram o desafio de produzir conteúdos em vídeo, enquanto outros usaram o momento para se renovar e buscar uma inserção no universo da comunicação audiovisual. 

Mas entregar bons vídeos gravando em casa pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a transformar gravações caseiras em produções profissionais, garantindo que você faça entregas ainda melhores. Confira!

1. Use um notebook GeForce RTX e o aplicativo NVIDIA Broadcast

Os notebooks NVIDIA GeForce RTX contam com todos os recursos necessários para uma produção de vídeo impecável. Sua placa de vídeo é otimizada e também pode ser de grande ajuda para quem deseja, além de gravar vídeos, fazer conteúdos ao vivo através das lives.

Computadores NVIDIA GeForceEquipamentos da linha GeForce RTX Série 30. (NVIDIA/Divulgação)

E quem tem esses notebooks conta com o NVIDIA Broadcast, que é totalmente gratuito e transforma qualquer espaço caseiro em um verdadeiro estúdio profissional. O aplicativo usa inteligência artificial para remover o fundo (como se tivesse um Chroma Key), aplicar um blur na filmagem, remover ruídos ou ecos e até mesmo usar a opção de Auto Frame, em que a câmera segue você conforme se movimenta. Isso ainda pode ajudar a economizar em outros equipamentos e a eliminar algumas preocupações extras.

2. Pense no ambiente de gravação

A gente sabe que nem sempre é possível ter as condições ideais de gravação em ambientes não controlados, fora de estúdio, como na sua casa. Às vezes, o cachorro do vizinho vai resolver latir bem na hora em que você começar a gravar, ou a iluminação não vai valorizar o cuidado que teve com a imagem.

Com o NVIDIA Broadcast, tudo isso pode ser resolvido de forma simples, sem você ter que se preocupar com o entorno. No aplicativo, existem ferramentas antirruído, que removem todos os barulhos externos indesejados, e de remoção de fundo, com um recorte praticamente perfeito que permite até a inserção de fundos diferenciados e mais atraentes que as paredes da sua casa. Esses pontos vão garantir uma melhor sonoridade ao vídeo e evitar interferências externas, que podem tirar o foco do conteúdo.

3. Se possível, invista em equipamentos extras

Com um notebook GeForce RTX e o NVIDIA Broadcast, você já consegue garantir uma gravação ou transmissão sem interferências externas e com boa qualidade de imagem, até com os fundos que deseja.

Além disso, é possível investir em um bom microfone USB, que pode captar os áudios com melhor qualidade, e até optar por gravar com câmeras ou webcams à parte. Especialmente ao usar filmadoras ou câmeras, você pode incluir recursos como o tripé, que dá maior estabilidade e garante um posicionamento uniforme de vídeo em toda a produção.

Também é importante contar com bons programas de edição de vídeos, caso você queira tratá-los após a gravação. A NVIDIA oferece diversas soluções para criativos, especialmente com o auxílio dos Drivers NVIDIA Studio, presente nos notebooks GeForce RTX.

4. Planeje e organize o conteúdo

Agora que já está equipado, antes de iniciar a gravação de qualquer conteúdo, é preciso planejamento e organização. Com isso, você evita erros e garante um melhor resultado tanto em nível de qualidade, quanto de sucesso com o público. 

Defina o tema, os objetivos do vídeo e a qual público-alvo ele será destinado. A partir disso, é possível ajustar detalhes como o tempo de vídeo previsto e a logística de gravação. Para que tudo saia como o planejado, é ideal criar um roteiro. 

Ele pode conter uma breve descrição de cada cena e até mesmo as falas, caso seja necessário. Além disso, serve como um espaço para predefinir os enquadramentos de câmera desejados, incluir textos de narração (se houver), indicar os elementos gráficos (vinheta, arte, animação) a serem incluídos na edição e a trilha sonora, se for o caso. Essas inserções, aliás, serão facilitadas pelos softwares do notebook GeForce RTX.

Moça trabalhando notebookOs roteiros podem ser feitos à mão ou em um arquivo no computador. (Shutterstock)

5. Entenda o que seu público quer

Estudar é sempre o melhor caminho. Não seria diferente quando se trata da gravação de conteúdo em vídeo. Mais do que ter um bom ambiente e um planejamento adequado, você pode buscar dicas de filmagem, conteúdo e aprender mais sobre esse universo.

Dois pontos de atenção fundamentais são o enquadramento e o ângulo, além do movimento da câmera. Uma dica é variar entre o plano aberto (filmagem mais distante) e o plano fechado (filmagem mais próxima), evitando um vídeo monótono.

Você também pode estudar e aplicar dicas de postura. Assim, pode evitar hábitos como, por exemplo, virar de costas para a câmera ou não manter o olhar no telespectador. Com todo esse estudo e os equipamentos corretos, suas gravações e transmissões terão diversos likes.

Parece bom, não é mesmo? Com essas dicas, você poderá melhorar sua produção e transmissão de vídeos online. Especialmente com a ajuda dos notebooks NVIDIA GeForce RTX. 

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.