Voltz Miles: conheça o triciclo elétrico da marca brasileira

2 min de leitura
Imagem de: Voltz Miles: conheça o triciclo elétrico da marca brasileira
Imagem: Voltz

Os carros e motos elétricos estão ganhando espaço pelo mundo, e aqui no Brasil a Voltz se dedicou a criar uma alternativa para empresas que querer investir em um veículo individual e inovador. O Miles é o triciclo elétrico da empresa com um design diferenciado e que promete "otimizar a operação logística de entrega de produtos para o consumidor final".

De acordo com a página oficial do Miles, o triciclo elétrico é um produto pensado para "empresas e indústrias com foco no transporte mais sustentável e inteligente de cargas". Ele foi idealizado para atender a última etapa de um processo de entrega de mercadorias, o last mile.

Autonomia e velocidade do triciclo elétrico

Cada bateria é capaz de entregar até 50km de autonomia em situação ideal e ele pode ser carregado em qualquer tomada comum de três pinos com o carregador 110V ou 220V Bivolt que o acompanha. Na versão atual, o Miles comporta até 2 baterias, ou seja, pode andar até 100km com uma única carga e o recarregamento leva cerca de 5 horas. O plano para o futuro é que o veículo suporte até seis baterias, subindo a autonomia para 300km.

Mas a Voltz já avisa que, após 1.000 ciclos de carga, ou seja, depois de mil vezes que cada uma das baterias é descarregada e recarregada por completo, a sua capacidade é reduzida para 75%.

O veículo elétrico chega a uma velocidade máxima de 55km/h, tem "porta-malas" frontal com 750 litros de espaço interno e aguenta carregar até 290kg de carga, o que representaria cinco botijões de gás, por exemplo. Inclusive, o visual da parte da frente se assemelha a carros mais arredondados, até lembrando um pouco o VW Beetle "novo Fusca".

Ele é automático, então o motorista só precisa acelerar e escolher a potência com que quer andar, chegando até 3.400w. O painel LCD que ele traz mostra, como em outros veículos, a velocidade, data e hora, modo de condução e gerenciamento de autonomia.

A Voltz diz que seus veículos elétricos não precisam de revisão programada. A orientação é apenas trocas peças desgastadas com o tempo, como pastilhas de freio e amortecedor.

Dimensões do Miles 2410mm x 1230mm x 1270mm com entre eixos de 1500mm. Vão livre 155mm. (Voltz)Dimensões do Miles 2410mm x 1230mm x 1270mm com entre eixos de 1500mm. Vão livre 155mm. (Voltz)Fonte:  Voltz 

Monitore o Miles com o Hello Voltz

Outro ponto interessante do Miles é que ele pode ser monitorado 24h por dia através do aplicativo Hello Voltz. Alguns dos recursos disponíveis incluem localização GPS, monitoramento de carga da bateria e controle da autonomia, histórico de uso e até a possibilidade de ligar e desligar o triciclo via app.

Porém, não é qualquer um que pode dirigi-lo: é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria A, como uma moto convencional, e o emplacamento é feito como qualquer outro carro. O Miles já é reconhecido pelo Detran e é isento de taxas anuais.

O motor do Miles corresponde a um motor a combustão de 125 cilindradas (speed limited). (Voltz)O motor do Miles corresponde a um motor a combustão de 125 cilindradas (speed limited). (Voltz)Fonte:  Voltz 

Preço e disponibilidade

De acordo com o site da Voltz, o Miles só pode ser comprado por encomenda atualmente, com garantia de dois anos. O preço não é revelado na página do triciclo, mas valores a partir de R$ 32 mil já foram citados em outras publicações. A troca de baterias sai por cerca de R$ 5 mil cada. A fabricação é feita em Manaus, no Amazonas, norte do Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.