Apple bane conta da Epic Games e Fortnite segue fora do iPhone

2 min de leitura
Imagem de: Apple bane conta da Epic Games e Fortnite segue fora do iPhone
Imagem: Epic Games

A Epic Games anunciou nesta quarta-feira (6) que teve a conta de desenvolvedor banida do iOS. A medida é um recuo por parte da Apple, que havia aprovado o perfil há alguns dias.

Com a ação, a subsidiária Epic Games Sweden AB agora fica proibida de lançar jogos em dispositivos como iPhone e iPadEm fevereiro, quando a conta foi aprovada após reclamações da desenvolvedora, ela confirmou até o relançamento de Fortnite no iOS após mais de três anos de banimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por enquanto, a Apple não comentou o caso oficialmente. Já a Epic Games se manifestou por uma postagem no site oficial da empresa, lamentando o caso. Ela acusa a Maçã de violar as políticas do Digital Markets Act, ou DMA, a lei da União Europeia que permite o lançamento de lojas de aplicativos alternativas em um sistema operacional.

Fortnite segue fora do iOS

De acordo com o CEO e fundador da Epic Games, Tim Sweeney, a ação foi uma "represália" da Maçã após os processos abertos pela desenvolvedora contra a gigante. Nas ações judiciais, o estúdio acusa a Apple de tentativa de monopólio, além de outras ações anticompetitivas de mercado.

Além disso, Sweeney criticou nas próprias redes sociais as estratégias da Apple para tentar reduzir os deveres do DMA. Ao menos regionalmente, as leis limitam o poder da App Store como única plataforma nos dispositivos.

A App Store é a única loja de jogos e aplicativos do iOS.A App Store é a única loja de jogos e aplicativos do iOS.Fonte:  GettyImages 

"A Apple está eliminando um dos maiores concorrentes potenciais da App Store. Isso prejudica nossa capacidade de sermos um concorrente viável e demonstra aos outros desenvolvedores o que acontece quando se tenta competir com a Apple ou se critica suas práticas injustas", diz o comunicado.

O estúdio ainda diz que, se ela continuar expulsando aplicativos da plataforma, "nenhum desenvolvedor razoável fica disposto a utilizar uma loja de aplicativos de terceiros", já que isso acabaria a longo prazo prejudicando esses desenvolvedores.

Relembre a briga entre Apple e Epic Games

A disputa entre Epic Games e Apple começou em 2020. No período, a desenvolvedora foi banida da App Store após tentar burlar a taxa obrigatória de 30% por microtransações na loja digital. Como resultado, Fortnite foi removido dos dispositivos da empresa.

Em resposta, a Epic Games abriu um processo contra a Apple e até lançou um vídeo de paródia à clássica propaganda do primeiro Macintosh. Ela referencia o livro 1984, de George Orwell, e coloca a Maçã como a ditadora em questão.

Ao menos por enquanto, Fortnite segue fora do iOS.Ao menos por enquanto, Fortnite segue fora do iOS.Fonte:  GettyImages 

O veredito inicial do julgamento saiu em 2021 e foi mais favorável à Apple. As duas partes recorreram à Suprema Corte dos EUA, sem conseguir alterações no resultado. Em uma disputa similar ainda em andamento contra a Google, a Epic Games conseguiu uma vitória parcial nos tribunais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.