Apple pode lançar App Store alternativa na Europa; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode lançar App Store alternativa na Europa; entenda
Imagem: GettyImages

A Apple planeja separar a App Store em duas para atender as demandas da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia. Na edição mais recente da newsletter "Power On", o analista Mark Gurman apontou que a companhia prepara uma segunda plataforma, esta aberta para lojas e mecanismos de pagamento de terceiros.

Dessa forma, a companhia conseguiria manter a App Store do mundo inteiro sem qualquer alteração, enquanto consumidores que residem em países da União Europeia teriam um segundo aplicativo. Com essa segunda plataforma, seria possível baixar lojas de outros desenvolvedores, como a Epic Games Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apple pode inaugurar uma segunda loja de aplicativos no iPhone para atender legislação da União Europeia.Apple pode inaugurar uma segunda loja de aplicativos no iPhone para atender legislação da União Europeia.Fonte:  GettyImages 

Não está claro como essa nova plataforma vai se parecer, tampouco há a confirmação de que essa será a estratégia da Apple. Segundo Gurman, o novo aplicativo deve ser inaugurado em 7 de março deste ano.

Ecossistema mais aberto

Com a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, empresas como a Apple precisam abrir caminho para que outros desenvolvedores distribuam aplicativos e serviços por conta própria.

Naturalmente, a legislação não favorece a Apple. Ao abrir espaço para mais lojas, métodos de pagamento e provedoras de serviços, a companhia perde o controle sobre a distribuição de aplicativos no iPhone.

Com isso, a empresa não controla mais quais aplicativos podem ser instalados no iOS e polêmicas como o embate com a Epic Games — que culminou na remoção de Fortnite da App Store — não mais aconteceriam. Se um app fosse removido da App Store por qualquer razão, ele poderia ser distribuído para o público por outras lojas.

Além disso, detentores de lojas alternativas poderiam oferecer acordos de distribuição mais favoráveis do que a Apple, incluindo taxas reduzidas e acordos de exclusividade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.