iPhone como bússola espacial: app gratuito te leva ao centro da Via Láctea

2 min de leitura
Imagem de: iPhone como bússola espacial: app gratuito te leva ao centro da Via Láctea
Imagem: Getty Images

Visualizar o céu noturno ou o espaço nem sempre é uma tarefa simples, ainda mais se você não possui um bom telescópio ou alguma câmera com zoom de qualidade — descobrir a localização de constelações e outros pontos cósmicos, não é fácil. Felizmente, um novo aplicativo para iPhone promete auxiliar os usuários da Apple a encontrar o centro da Via Láctea, uma região cósmica que abriga um grande buraco negro.

Lançado na loja de apps da Apple, o aplicativo gratuito Galactic Compass pode auxiliar os usuários a encontrar o centro de nossa galáxia. Não importa em qual região você esteja na Terra, basta utilizar o celular e descobrir para que lado deve observar.

O aplicativo foi desenvolvido por Matthew Webb e ele utilizou a inteligência artificial do ChatGPT para programar a aplicação. O lançamento ocorreu na Apple App Store no dia 15 de fevereiro.

Independentemente de onde você estiver no planeta, o Galactic Compass apontará uma pequena seta para o centro galáctico e, consequentemente, para o buraco negro supermassivo Sagitário A* (Sgr A*). Segundo Webb, seu interesse por desenvolver o aplicativo começou após descobrir que o centro da galáxia muda de região constantemente devido aos movimentos da Terra e do Sistema Solar.

"Em 2020, Robin Sloan disse que um aplicativo pode ser uma refeição caseira. Agora preparei uma refeição que qualquer pessoa com um iPhone pode baixar. Provavelmente apenas algumas dezenas de pessoas vão querer, mas eu quero no meu bolso e quero compartilhar com meus amigos, e aqui estamos. E eu nem sei cozinhar", brincou Webb em uma publicação de seu blog pessoal.

iPhone e Centro Galáctico

O uso do aplicativo também é bastante descomplicado, inclusive, a interface é o mais simples possível; ao abrir o app e colocar o iPhone em uma superfície plana, será apresenta uma setinha verde em 3D que apontará para o núcleo da Via Láctea — quase como uma bússola. A região também é conhecida por abrigar o Sgr A*, um buraco negro supermassivo que possui milhões de vezes a massa do nosso Sol.

A setinha verde do aplicativo Galactic Compass se move em tempo real, como uma bússola; agora, não será mais tão difícil encontrar o centro galáctico da Via Láctea.A setinha verde do aplicativo Galactic Compass se move em tempo real, como uma bússola; agora, não será mais tão difícil encontrar o centro galáctico da Via Láctea.Fonte:  Matthew Webb 

Após descobrir sobre a movimentação envolvendo o centro da galáxia, Webb começou a desenvolver o aplicativo mesmo sem saber programar. Ele começou a utilizar o ChatGPT para escrever as linhas de código e realizou integrações com cálculos matéticos complexos; só então, ele executou a programação no software Xcode e deu vida ao aplicativo.

“Galactic Compass ainda é bastante desajeitado, com certeza. Mas não é ruim para uma colaboração entre alguém que não consegue construir aplicativos e uma IA que tem apenas um ano”, Webb acrescentou.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades sobre tecnologia e astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como a Apple alertou para usuários não usarem arroz para a secar um iPhone molhado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.