Apple vai impedir que usuários baixem apps de terceiros fora da União Europeia

1 min de leitura
Imagem de: Apple vai impedir que usuários baixem apps de terceiros fora da União Europeia
Imagem: GettyImages

A Apple não vai permitir instalar apps de fora da App Store se o usuário não estiver na Europa, mesmo com a ajuda de uma VPN. Um novo documento de suporte publicado pela fabricante mostra que, assim que o dono de um dispositivo da marca sair da União Europeia, os programas de terceiros param de funcionar.

Para restringir o recurso aos europeus, a Apple determinou uma série de regras. A primeira delas é a exigência do vínculo entre o Apple ID com um país membro da União Europeia, depois, a verificação por geolocalização (GPS).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Apple usará GPS para verificar se você está num país membro da União Europeia.A Apple usará GPS para verificar se você está num país membro da União Europeia.Fonte:  GettyImages 

Com a verificação por GPS, a Apple previne que usuários de iPhone abusem de VPNs para baixar apps de fora da App Store. O mecanismo impede que a troca da região do IP engane os servidores da Apple.

Ainda que a Apple confira sua localização por GPS, ela não sabe sua posição exata. A verificação acontece de forma superficial, verificando apenas o país em que o usuário está posicionado.

Restrições no exterior

Se um usuário de iPhone que reside na Europa viajar para países que não pertencem ao bloco econômico, os aplicativos de terceiros continuam funcionando por um breve período. Contudo, caso fique muito tempo fora, perderá alguns recursos, incluindo a capacidade de acessar lojas alternativas.

Como consequência, essa restrição também impede que a atualização de aplicativos distribuídos por lojas de terceiros.

Contudo, a Apple não especificou em quanto tempo as permissões são revogadas, tampouco esclareceu os motivos de tantas restrições para usuários. Porém, na perspectiva da empresa, essa pode ser uma forma de proteger os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.