Epic Games não foi hackeada, admite grupo de ransomware

2 min de leitura
Imagem de: Epic Games não foi hackeada, admite grupo de ransomware
Imagem: Epic Games

Na última quarta-feira (28), o grupo Mogilevich, uma gangue de ramsoware que está há pouco tempo em atividade, afirmou ter invadido os servidores da Epic Games — embora não tivesse nenhuma prova concreta da ação na ocasião. Os "reféns" do ocorrido foram cerca de 200 GB de dados sensíveis, como senhas, informações pessoais e códigos-fonte de alguns jogos.

O grupo disse que venderia os dados nesta segunda-feira (4), caso a gigante norte-americana não pagasse o resgate — que não teve o valor revelado. Posteriormente, em nota enviada ao VGC, a Epic Games informou que, após uma investigação do ocorrido, não encontrou "nenhuma evidência de que essas alegações fossem legítimas".

Agora, Pongo, um porta-voz do Mogilevich, enviou um comunicado ao Cyber Daily, admitindo que o grupo não hackeou a Epic Games, mas que estava tentando aplicar um tipo diferente de golpe. Em vez de vender os dados internos da plataforma, eles pretendiam vender sua infraestrutura falsa de ransomware para outros hackers.

Grupo de hackers admitiu que não fraudou a Epic Games.Grupo de hackers admitiu que não fraudou a Epic Games.Fonte:  Algar Telecom 

"Agora a verdadeira questão é: por que confessar tudo isso quando poderíamos simplesmente fugir?", questionou Pongo ao Cyber Daily. "Isso foi feito para ilustrar o processo do nosso golpe. Não nos consideramos hackers, mas sim gênios do crime, se é que você pode nos chamar assim".

Claro, essa declaração do Mogilevich também pode ser falsa, visto que ainda não ficou evidentemente claro o que o grupo queria conseguir com a ação. No entanto, o fato é que os dados da Epic Games continuam protegidos por enquanto.

Ataques de ransomware são bastante comuns na indústria de games

Ataque de ransomware é coisa séria e pode acabar afetando empresas de diversos ramos, inclusive o de videogames. Felizmente, neste caso específico da Epic Games, não foi nada alarmante — mas o desfecho poderia (e ainda pode) ser bem diferente.

Em dezembro de 2023, a Insomniac Games sofreu um ataque bem sério de ransomware.Em dezembro de 2023, a Insomniac Games sofreu um ataque bem sério de ransomware.Fonte:  Insomniac Games 

Caso você não se recorde, em dezembro do ano passado a Insomniac Games, estúdio de Marvel's Spider-Man, da franquia Ratchet & Clank e diversas outras propriedades, sofreu um ataque de ransomware que comprometeu cerca de 1,6 TB de arquivos da empresa.

Na ocasião, foram vazados diversas imagens, vídeos e uma build supostamente jogável de Marvel's Wolverine no PlayStation 5. Além disso, informações confidenciais de novos jogos da Insomniac Games, como Marvel's Spider-Man 3, três títulos da franquia X-Men e um novo Ratchet & Clank, também foram a público.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.