Quais são as tendências de inovação em 2024?

4 min de leitura
Imagem de: Quais são as tendências de inovação em 2024?
Imagem: GettyImages

A busca por inovações nos mais diversos ramos do conhecimento humano foi incessante nas últimas décadas. No ano de 2024, ela não será diferente. Para quem deseja ter uma visão das principais previsões, especialmente no setor tecnológico, manter-se atualizado é mais crucial do que nunca.

O renomado instituto de pesquisa Gartner já lançou seu aguardado relatório com perspectivas sobre as tendências tecnológicas para este ano. O foco está nos avanços da Inteligência Artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O documento também enfatiza as oportunidades propostas pelas abordagens algorítmicas, que devem impulsionar diversos nichos do mercado e, em um sentido mais amplo, do conhecimento humano.

Inovação 2024As inovações em 2024 vão ser tema da South by Southwest, conferência que acontece no Texas.

Paralelamente, a revelação da programação do próximo South by Southwest (SXSW) adiciona uma camada extra de expectativa. Este festival anual, que reúne as mentes mais brilhantes desde 1987, abrange discussões sobre o futuro em tecnologia, mídia, design e música.

Sustentabilidade, energia renovável, o impacto da IA no trabalho e na sociedade e a regulação das big techs são alguns dos tópicos em evidência, assim como práticas empreendedoras que têm se mostrado cruciais para o sucesso.

Ao combinarmos as insights dessas duas fontes poderosas, preparamo-nos para apresentar a você 6 tendências de inovação que irão definir 2024. Se o seu desejo é espiar o futuro, continue a leitura!

1. Computadores com IA

Em 2024, a aceleração de projetos de computadores impulsionados por Inteligência Artificial (IA) sinaliza uma virada significativa na forma como processamos informações, indicando um movimento de descentralização.

Atualmente, a grande maioria das inferências de Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLM), que podem ser entendidos como capacidades de reconhecimento de padrões e previsões realizadas por sistemas de IA, ocorre nas nuvens e em clusters de servidores robustos.

Essa abordagem é eficaz, mas consome uma quantidade substancial de energia. Com a perspectiva dos PCs com IA da Intel e seus parceiros, as empresas estarão inclinadas a realizar mais processamento local de IA, abandonando a dependência de servidores de alto investimento.

2. Acessórios para realidade imersiva

Em um horizonte próximo, a promessa de acessórios mais poderosos para ambientes digitais está prestes a se concretizar.

A Apple já deu a largada com o anúncio do seu aguardado VisionPro, um dispositivo de realidade aumentada e virtual que promete impactar o cenário em fevereiro de 2024.

Outros fabricantes também estão em processo de desenvolvimento e divulgação de fones de ouvidos e demais acessórios de última geração que vão remodelar a experiência humana, seja no mundo online ou offline.

Vision Pro é o produto mais caro da Apple desde o lançamento do iPhone.Vision Pro é o produto mais caro da Apple desde o lançamento do iPhone.Fonte:  GettyImages 

3. Metaverso, Realidade Virtual e IA

Esse é um dos principais assuntos que serão abordados no evento SXSW 2024. A interação entre a IA e o Metaverso deve estimular o desenvolvimento de aplicativos virtuais cada vez mais inovadores. A inteligência artificial já desempenha um papel fundamental nos jogos de Realidade Virtual (RV), sendo responsável por decisões complexas e cenários interativos.

Essa integração evoluirá junto com a expansão do 5G e o aperfeiçoamento de óculos de Realidade Aumentada (AR). Por exemplo, os algoritmos de IA fornecerão informações instantâneas e relevantes ao usuário ao visualizar objetos e edifícios.

4) Gerenciamento Contínuo de Exposição à Ameaças (CTEM)

O Gerenciamento Contínuo de Exposição a Ameaças, conhecido como Continuous Threat Exposure Management (CTEM), emerge como uma abordagem essencial em 2024 para fortalecer a segurança digital em cinco estágios.

Sua operação valida prioridades de exposição e remediação, adotando uma visão proativa ao avaliar a perspectiva do invasor e testar a eficácia dos controles de segurança.

Os resultados obtidos são então traduzidos em melhorias de segurança baseadas em evidências, estimulando uma colaboração mais eficaz entre as equipes envolvidas dentro da empresa.

A Gartner prevê que, até 2026, organizações que priorizarem investimentos em segurança por meio de programas CTEM poderão experimentar uma redução significativa, de até dois terços, nas violações de segurança!

5) Adaptações ao conceito de machine costumers

A ascensão dos "Clientes Máquinas" (Machine Customers) está moldando a forma como concebemos as transações online. Esses clientes não são humanos, mas sim dispositivos automatizados ou conectados à Internet das Coisas (IoT), capazes de realizar compras e transações de maneira autônoma.

Com mais de 9,7 bilhões de dispositivos IoT em operação, desde carros conectados até dispositivos de iluminação inteligente e relógios inteligentes, o ecossistema de Machine Customers está se expandindo.

As receitas do metaverso industrial podem atingir US$ 100 bilhões até 2030.As receitas do metaverso industrial podem atingir US$ 100 bilhões até 2030.Fonte:  GettyImages 

O Gartner projeta que até 2028, teremos aproximadamente 15 bilhões de produtos conectados com potencial para agir como clientes autônomos. Esse avanço não é apenas uma evolução tecnológica, mas uma revolução que tornará obsoletas 20% das vitrines digitais projetadas para a leitura humana.

Para as empresas, isso é um alerta! É preciso se atualizar sobre o assunto e investir no desenvolvimento de plataformas tecnológicas adaptadas a esse novo tipo de cliente para se manter competitivo.

6) Tecnologias verdes para um futuro sustentável

O desenvolvimento de tecnologias verdes, a promoção de energias renováveis e iniciativas de redução de emissões ganharão destaque em diversos setores. A integração ajuda a impulsionar resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) a longo prazo.

Um dos indicadores dessa mudança é a remuneração dos CIOs (Chief Information Officer). Até 2027, estima-se que 25% desses líderes terão suas compensações pessoais vinculadas ao impacto sustentável de suas decisões tecnológicas.

Isso reflete a crescente importância da sustentabilidade nas agendas corporativas e indica uma mudança na forma como os líderes são incentivados e avaliados.

No cruzamento entre inovação e responsabilidade, 2024 nos coloca no comando do volante. A chance de moldar o futuro vai além de gadgets brilhantes, ela inclui uma consciência clara e compromisso verde.

Quer explorar mais sobre as tendências tecnológicas e inovações que moldarão nosso futuro? Aqui no TecMundo, você fica por dentro das últimas novidades. Aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.