Desafios e oportunidades na liderança remota

5 min de leitura
Imagem de: Desafios e oportunidades na liderança remota
Imagem: Getty Images

Com o avanço da tecnologia, acontecimentos de impacto global como a pandemia Covid-19 e a crescente necessidade de flexibilidade no ambiente de trabalho, liderar equipes remotamente se tornou uma realidade comum em muitas organizações.

No entanto, essa abordagem de liderança apresenta desafios únicos que exigem estratégias específicas para garantir o sucesso. Neste artigo, exploraremos os principais desafios de liderança remota e trarei dicas em ferramentas e dados para superá-los.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

100% digital e colaborativo

Um dos grandes desafios de liderar remotamente é primeiramente garantir que o time tenha os recursos, ferramentas e visibilidade necessárias para executar seu trabalho remotamente.

Com a era da transformação digital e nascimento de novas soluções tecnológicas, hoje é possível superar os desafios dos mais simples aos mais burocráticos online, como por exemplo a assinatura de contratos online, carteira de trabalho digital, armazenamento de arquivos e informações na nuvem, brainstorms de construção online colaborativos.

Garantir que as ferramentas e processos do seu time estão adaptados e organizados é um grande primeiro passo para que um trabalho híbrido ou remoto funcione.

Comunicação

Hoje, na DeÔnibus, eu pessoalmente vejo a comunicação como o principal desafio desde que implementamos o trabalho remoto.

Se comunicar bem é diferente de saber falar, escrever ou ler bem, e essa diferença se destaca ainda mais no ambiente digital, onde contamos com menos estímulos como a linguagem corporal, a sincronicidade de uma conversa, a plena atenção e escuta ativa.

Combinados entre o time sobre canais e situações de uso ajudarão o grupo a encontrar a sinergia e o caminho para o dia a dia entre as pessoas do time e liderança:

  • Reuniões por vídeo-conferências: importantes para tomada de decisão em grupos, alinhamentos de time, construção de projeto, descobertas de produtos. Ferramentas: Google Hangouts, Zoom, Teams;
  • Chat: Uso para conversas mais dinâmicas, informais, tirar dúvidas, atualizações pontuais, compartilhamentos ágeis. Ferramentas: Slack, Discord;
  • Encontros presenciais: Priorizar os encontros presenciais para assuntos mais complexos de serem tratados online ajuda a engajar o time nos encontros, como planejamentos, construção de time e integração;
  • Ferramentas de formalização e gestão do dia a dia: Ferramentas de gestão de projetos e tarefas, assim como e-mail devem ser usadas para organização e formalização de assuntos mais estruturados, onde as decisões, documentações e transparência do andamento ficam disponíveis para quem estiver envolvido naquilo, sem a necessidade de ficar chamando no chat e para reuniões de atualização;

Construção de equipes fortes e engajadas

A construção de equipes fortes, engajadas e motivadas em ambientes de trabalho remoto ou híbridos é uma tarefa desafiadora, porém completamente realizável. Para atingir esse objetivo, é necessário adotar uma abordagem intencional e proativa na promoção do alinhamento e na realização de atividades de construção de equipe e integração.

Uma equipe verdadeiramente forte e comprometida é aquela que possui uma compreensão clara do direcionamento, tem autonomia para realizar seu trabalho e mantém relacionamentos saudáveis e produtivos entre as pessoas.

Em nossa empresa decidimos implementar a metodologia dos OKRs assim que começamos a trabalhar remotamente, foi essencial para dar clareza e trazer alinhamento sobre os objetivos que temos e na construção colaborativa de como chegaremos lá.

liderança-remotaSeja no modelo presencial, híbrido ou remoto a liderença precisa ser eficaz e engajada. Fonte: Getty Images

Para dar forma à visão do time, planejar metas anuais, trimestrais ou projetos específicos, a liderança pode se apoiar em ferramentas de facilitação e colaboração online, como o Miro, ou alternativas similares. Após a fase de planejamento, a escolha de ferramentas de acompanhamento de objetivos, iniciativas e projetos, como o Monday, Trello, Asana, ou Qulture Rocks, é crucial.

No entanto, é importante destacar que o objetivo principal aqui é promover a transparência para garantir o alinhamento e o acompanhamento em tempo real, e não se envolver em microgerenciamento.

Além disso, para fortalecer a coesão e o desempenho da equipe, é essencial incorporar rituais de gestão recorrentes e fornecer feedbacks constantes. Essas práticas proporcionam oportunidades para a equipe discutir o progresso, abordar desafios, compartilhar insights e manter uma comunicação aberta.

As reuniões regulares, sejam elas diárias, semanais ou mensais, desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de trabalho colaborativa e produtiva.

Saúde Mental

Em um ambiente de trabalho remoto, a saúde mental não pode ser subestimada. É fundamental que a liderança tenha um olhar próximo e atencioso em relação à saúde mental, tanto do time quanto da sua própria. Nesse contexto, a liderança transcende a simples gestão de tarefas e resultados; ela envolve a compreensão das nuances individuais, dos desafios e talentos de cada pessoa da equipe.

Um estudo do LinkedIn, reportado pela CNN, revelou que 62% das pessoas experimentaram um aumento do estresse e ansiedade após a transição para o trabalho remoto. Isso se deve em grande parte à integração entre os ambientes de casa e trabalho, à maior flexibilidade de horários, à falta de interação presencial e à pressão constante das comunicações virtuais.

Nesse sentido, nossa equipe adotou uma abordagem proativa para promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Desenvolvemos políticas de descanso que incluem acordos sobre horários de pausa, flexibilidade para acomodar as necessidades pessoais e familiares, práticas de organização de tempo e espaço em casa, autogestão e a oferta de dias de folga para restaurar o equilíbrio. Além disso, estabelecemos parcerias e benefícios que incentivam as pessoas do time a cuidarem tanto da sua saúde física quanto mental.

Para liderar com eficácia, é imperativo ser um exemplo.

Encoraje a sua equipe a encontrar esse equilíbrio e demonstre isso em sua própria conduta. Faça pausas regulares, agende reuniões com intervalos para permitir respirar e cumpra os acordos estabelecidos com o time.

Quanto mais confiança, direção e autonomia você fornecer à equipe, mais leve será o dia a dia de todos. Reforce esses princípios com rituais de gestão, mantenha conversas periódicas e trabalhe constantemente a escuta. Além disso, é importante conscientizar a equipe sobre a importância de configurar notificações e ferramentas de trabalho de forma a não invadir os momentos de descanso fora do expediente.

A hiperconexão é uma realidade com as tecnologias atuais, e, portanto, é crucial incentivar a equipe a gerenciar essas conexões de maneira saudável. Isso inclui configurar notificações e ferramentas de trabalho para não interromperem os horários de descanso. Um exemplo disso é o uso do WhatsApp pessoal para fins profissionais, o que pode afetar negativamente os períodos de descanso de alguém.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.