O que são OKRs e a importância de tê-los bem definidos com o time

5 min de leitura
Imagem de: O que são OKRs e a importância de tê-los bem definidos com o time
Imagem: Gettyimages

Talvez você já tenha ouvido falar de OKRs como um caminho para o planejamento de organizações e iniciativas pelo mundo. Essa metodologia de gestão faz uma ótima ponte entre a estratégia e a execução em organizações de diferentes perfis, além de alinhar esforços e prioridades do time para o alcance de objetivos compartilhados.

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results, traduzido para Objetivos e Resultados - Chave. Assim como o nome sugere, a metodologia consiste em gestão por objetivos claros e mensuráveis, que contam por sua vez com indicadores, majoritariamente quantitativos, que confirmam o atingimento dos mesmos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você não conhece OKRs, talvez pense "ah, mais uma metodologia de planejamento". Sim, e não; porque embora os OKRs estejam atrelados a uma lógica de planejamento, ele é realmente diferente dos modelos anteriores, desafia nosso modelo mental de planejamento e os paradigmas disso a longo prazo. Em épocas de volatilidade e altíssima concorrência, não faz mais sentido projetarmos nossos negócios para 10, 15, 20 anos, certo?

Precisamos nos reeducar em agilidade mental para reformulamos planos e projetos, de curto e médio prazo, mantendo o valor agregado aos nossos clientes, colaboradores e acionistas, de modo sustentável.

Assim, o grande ativo das OKRs é também seu maior desafio: “Alguns poucos objetivos extremamente bem escolhidos transmitem uma mensagem clara ao que dizemos ‘sim’ e ao que dizemos ‘não’” — Andy Grove, ex-CEO da Intel.

Veja também: A importância das soft skills na tecnologia

Importância de ter bons OKRs para o time

Direcionamento com Alinhamento

Com os OKRs, o time rema para a mesma direção. A metodologia traz clareza de quais são os objetivos da empresa e suas prioridades no momento, além do que está sendo feito para chegar lá. Com alinhamento e direcionamento, abrimos espaço para desenvolvimento da autonomia das pessoas do time e, como todos conseguem ver o que está acontecendo, reforçamos a cultura da transparência, que acaba por gerar ainda mais engajamento.

O microgerenciamento, muito praticado pelas culturas de trabalho tradicionais, não têm espaço nos OKRs porque a metodologia requer um ambiente de autonomia e confiança:

“Há muito conteúdo confidencial que precisa ser escondido, e isso cobra um preço psicológico às pessoas: estresse, ansiedade, depressão, solidão, baixa autoestima (...). Quando você concede aos funcionários da base de hierarquia acesso a  informações que em geral são reservadas aos executivos de alto nível, eles realizam mais tarefas por conta própria. Eles trabalham mais rápido sem parar para pedir informações e aprovações. Eles tomam melhores decisões sem precisarem de indicações superiores”, revela o Reed Hastings, CEO da Netflix.

Promove o foco em resultado

Nos OKRs, somos obrigados a separar tarefas de resultados. Onde devemos focar ou o que precisamos fazer de fato para atingir o resultado X? Essa pergunta ajuda o time a riscar da lista diversas tarefas que estão lá sem sabermos o impacto que gera ao negócio.

A metodologia traz transparência para o time e conta com acompanhamento e revisões recorrentes, ajudando a evitar distrações e olhar para o que não vai dar resultado. Na DeÔnibus, o foco em resultado é uma competência muito valorizada, porém a que precisava de mais desenvolvimento dentro do nosso código de Cultura, um dos fatores que têm ajudado muito nisso foi o início do trabalho com OKRs.

Leia também: Experimentação para inovação e evolução das organizações

“Avaliar o que importa” sob essa premissa começa com a pergunta: “Qual é a coisa mais importante para nós para os próximos três (seis, ou doze) meses?”. O segredo deste elemento é definir metas de baixo para cima na hierarquia da empresa, de modo que equipes e colaboradores possam criar aproximadamente metade de seus próprios OKRs — em consulta com seus gestores — aumentando engajamento e motivação.

No dia a dia, tudo parece importante. Tudo parece urgente. Mas “o que realmente precisa ser feito?”. O processo de construção das OKRs engrandece esse debate, com soluções incríveis e, principalmente, factíveis.

O que são OKRsEm tempos que em tudo é importante o urgente, as OKRs são uma excelente ferramenta para auxiliar no motivação e engajamento dos times.

Auxilia na motivação e engajamento

Como comentamos no artigo "Como reter talentos em um mercado de tecnologia aquecido", a clareza das metas, participação na construção das mesmas e transparência dos resultados ajuda o time a engajar com elas e se motivar a alcançá-las, se desenvolvendo no processo.

A metodologia traz a flexibilidade que um mundo incerto exige e a colaboração que uma equipe precisa para trabalhar unida para atingir certos resultados. Em um estudo na Califórnia, colaboradores que registraram suas metas e enviaram relatórios de progresso semanais para um colega atingiram 43% mais de seus objetivos do que aquelas que simplesmente pensaram nas metas, mas não compartilharam com ninguém.

Para gerar melhores resultados, os OKRs costumam ser examinados várias vezes por trimestre pelos colaboradores e seus gestores. O progresso é relatado, os obstáculos são identificados e os resultados-chave são refinados.

O maior e mais simples motivador é o progresso, a evidência de evolução, desenvolvimento e aprendizado: os dias em que as pessoas progridem são aqueles em que se sentem mais motivadas e engajadas.

Algumas perguntas que podem te ajudar na auto reflexão de progresso:

  1. Eu cumpri todos os meus objetivos? Se sim, o que contribuiu para o meu sucesso?

  2. Se não, quais obstáculos encontrei?

  3. Se eu pudesse reescrever uma meta alcançada na íntegra, o que mudaria?

  4. Qual aprendizagem tive, capaz de alterar a minha abordagem para os OKR’s do próximo ciclo?

Promove aprendizado

Além de ajudar os times a perseguirem resultados extraordinários, as OKRs potencializam os aprendizados, individual e coletivamente. Não existe erro ou punição. Existe descoberta de dados e incremento para melhoria até o próximo ciclo, afinal, a  metodologia está focada em rituais usualmente trimestrais, com check-ins semanais de até 30 minutos.

Com as OKRs, o maior risco de todos é não assumir riscos: objetivos conservadores impedem a inovação, e já sabemos o que acontece com empresas que não inovam! Os KRs (resultados-chave) de um OKR bem elaborado nos empurra para muito além da nossa zona de conforto.

Estabelecer metas desafiadoras específicas é um meio de aumentar o interesse pelas tarefas e de ajudar as pessoas a descobrirem os aspectos prazerosos de uma atividade. Ou seja, quanto mais difíceis são as metas, maior será o nível de desempenho de cada um na equipe, porque testar nossos limites e garantir a liberdade de fracassar, libertam as capacidades mais criativas e ambiciosas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.