Quanto tempo falta para eu me aposentar? Saiba como fazer o cálculo

5 min de leitura
Imagem de: Quanto tempo falta para eu me aposentar? Saiba como fazer o cálculo
Imagem: GettyImages

Nos últimos tempos, uma preocupação crescente surgiu entre a população com relação à sua aposentadoria. Com as reformas constitucionais e as mudanças nas regras para a previdência, diversas dúvidas também passaram a fazer parte do imaginário popular.

E por mais que pareça algo distante, é importante estar atento desde já às implicações práticas da aposentadoria. Afinal, contribuintes do Brasil todo têm direito a esse benefício social depois de passarem boa parte de suas vidas trabalhando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Existem regras bastante específicas estabelecidas para lidar com a aposentadoria no Brasil. (Getty Images/Reprodução)Existem regras bastante específicas estabelecidas para lidar com a aposentadoria no Brasil. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Portanto, logo abaixo, descubra como calcular o tempo de contribuição que ainda falta para se dar entrada na aposentadoria de um jeito muito simples. Aproveite!

Entenda como funciona a aposentadoria no Brasil

Atualmente, no Brasil, existem algumas modalidades nas quais os cidadãos podem solicitar sua aposentadoria. Talvez a mais comum de todas seja a que ocorre por idade. Assim, é necessário atingir uma idade mínima e, comprovadamente, ter contribuído por um determinado período com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para mulheres, é preciso ter no mínimo 62 anos e, para homens, no mínimo 65 anos. Ambos precisam ter contribuído ao menos 15 anos com o INSS para terem direito ao benefício. Trabalhadores rurais, no entanto, possuem redução na idade mínima: homens 60 anos e mulheres 58 anos.

Essas regras foram redefinidas a partir da reforma da previdência, introduzida no país por uma emenda constitucional em 2019. E além da modalidade de aposentadoria por idade, também é possível se aposentar por tempo de contribuição, por incapacidade permanente e por uma condição especial.

Importante conhecer todas as normativas para a aposentadoria no Brasil para solicitar seu benefício. (Getty Images/Reprodução)Importante conhecer todas as normativas para a aposentadoria no Brasil para solicitar seu benefício. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

O que é a regra de transição?

Conforme citado anteriormente, a reforma da previdência trouxe algumas mudanças para a questão das aposentadorias a partir de 2019. Porém, antes mesmo que essa emenda constitucional fosse imposta oficialmente, algumas pessoas já estavam contribuindo com o INSS ou investindo em uma previdência privada.

Para que algumas das regras estabelecidas na emenda não trouxessem prejuízos ou danos a esses cidadãos, foi criada a regra de transição. A partir dela, se estabeleceu uma data limite para a integração dos contribuintes, que não sofrerão com as novas bases de cálculos definidas no período de transição.

Para mulheres cuja idade mínima foi alterada, estabeleceu-se que, gradualmente, haveria um aumento anual, contado de seis em seis meses, até se chegar na idade da nova regra.

Assim, se uma mulher com 59 anos em 2019 estivesse pronta para dar entrada na aposentadoria em 2020, por exemplo, não precisaria esperar seu aniversário de 62 anos para solicitar seu benefício, mas sim ter 60 anos e mais 6 meses.

Com a regra de transição, contribuintes que estavam prestes a solicitar o benefício sofreram menos com as alterações das normas. (Getty Images/Reprodução)Com a regra de transição, contribuintes que estavam prestes a solicitar o benefício sofreram menos com as alterações das normas. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Quais são os tipos de aposentadoria?

Logo acima, já foram citados quais são os tipos de aposentadoria possíveis no Brasil. A aposentadoria por idade requer um tempo mínimo de contribuição e uma idade mínima, diferente para homens e para mulheres.

Já a aposentadoria por tempo de contribuição estabelece que mulheres precisam ter contribuído por, no mínimo, 30 anos com o INSS, enquanto homens precisam ter contribuído por 35 anos.

Vale destacar que essa modalidade também requer idades mínimas, porém menores do que a aposentadoria por idade. Para homens é necessário ter pelo menos 61 anos e mulheres 58 anos de idade.

Na aposentadoria por incapacidade permanente, é necessário que exista uma dificuldade motora ou intelectual atestada e assegurada por um time de profissionais da área da saúde que impeça o trabalhador de exercer sua atividade remunerada habitual.

No caso de um acidente, o contribuinte pode receber um auxílio-doença por um determinado período, conforme recomendação médica. Porém, se o estado de saúde desse cidadão estiver comprometido permanentemente, ele tem direito à aposentadoria imediata.

Também conhecida como "aposentadoria por invalidez", essa modalidade requer laudos médicos que atestem a falta de capacidade de exercer a profissão dos contribuintes. (Getty Images/Reprodução)Também conhecida como "aposentadoria por invalidez", essa modalidade requer laudos médicos que atestem a falta de capacidade de exercer a profissão dos contribuintes. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Sendo assim, a única regra para essa modalidade é a apresentação de laudos médicos que atestem o estado de saúde do paciente, indicando que ele não conseguirá retornar à sua atividade profissional de forma alguma.

Por fim, há também a aposentadoria especial, concedida a pessoas que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou integridade física e mental. Ou seja, quando há risco efetivo de vida ou exposição a compostos químicos corrosivos.

Neste ano, o Senado Federal aprovou uma nova regra para esse tipo de aposentadoria, na qual são estabelecidos a idade mínima (55, 58 ou 60 anos), a quantidade de parcelas de contribuição com o INSS (180 parcelas) e o tempo mínimo de exposição no trabalho (15, 20 e 25 anos).

Como fazer o cálculo do INSS?

Atualmente, no site do Governo Federal – na área de Serviços e Informações do Brasil – é possível fazer uma simulação de quanto tempo falta para se aposentar, levando em consideração diversas informações específicas.

Para isso, basta acessar a Calculadora do INSS em Trabalho, Emprego e Previdência, em seguida, Previdência e, por fim, Benefícios. Logo na página inicial, há algumas respostas básicas para perguntas frequentes, incluindo informações que mostram como a simulação de aposentadoria ocorre.

Sendo assim, é necessário clicar no botão verde “Iniciar”, disposto no canto direito da página. Você logo será redirecionado a uma nova página, na qual deverá fazer login com seu cadastro no Gov.br. Caso ainda não tenha, realize em poucos segundos no mesmo instante.

Depois de fazer login, no campo de buscas, digite: Simular Aposentadoria. Logo, novas informações serão carregadas na página, nas quais, no canto superior, será possível visualizar seus anos de contribuição, sua idade e gênero.

Faça uma simulação de sua aposentadoria para saber quanto tempo ainda falta para solicitar o benefício social. (Governo Federal/Reprodução)Faça uma simulação de sua aposentadoria para saber quanto tempo ainda falta para solicitar o benefício social. (Governo Federal/Reprodução)Fonte:  Governo Federal 

Abaixo, estarão dispostas as informações relacionadas às regras de aposentadoria, incluindo quanto tempo falta para aposentadoria por tempo de contribuição e também por idade. Ao clicar sobre cada modalidade específica, é possível ter mais informações sobre ela, incluindo a regra de transição.

No final da página, ainda é possível fazer download em PDF desse arquivo gerado. Contudo, ele ficará sempre disponível na página do governo, conforme o uso do seu login e senha.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para sempre saber tudo sobre os principais processos sociais do Brasil!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.