Ainda vale a pena ser Uber em 2024?

3 min de leitura
Imagem de: Ainda vale a pena ser Uber em 2024?
Imagem: Unsplash

A Uber chegou ao Brasil em 2014, se tornando o principal aplicativo de mobilidade urbana do país. Nos seus primeiros anos de atuação, a empresa atraiu muitos motoristas para a plataforma, já que os ganhos com as corridas eram considerados vantajosos por grande parte dos profissionais.

No entanto, com o passar do tempo, a oferta de motoristas se tornou cada vez maior. Em conjunto a isso, a situação econômica do Brasil se agravou consideravelmente com a pandemia e com outras medidas tomadas pelo governo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, será que ainda vale a pena ser Uber em 2024? Na tentativa de responder essa dúvida, trouxemos uma matéria completa analisando as vantagens e desvantagens da escolha. Confira abaixo!

Quais as vantagens em ser Uber em 2024?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Uma das maiores vantagens em ser Uber ainda continua sendo a flexibilidade na rotina. A plataforma não impõe um horário de trabalho de seus motoristas, permitindo realizar as viagens em qualquer momento.

Esse ponto agrada tanto quem gosta de ter mais liberdade no dia a dia, como também quem quer apenas fazer uma grana extra no tempo livre, como finais de semana e feriados.

Outra vantagem apontada pelos motoristas está na facilidade em conseguir desempenhar a função. Apesar de precisar cumprir todos os requisitos que o app pede, como modelos de carro atuais e CNH renovada, a dificuldade é consideravelmente menor do que enviar currículos e participar de diversas seleções de emprego.

Dessa forma, o Uber tem sido uma oportunidade para muitas pessoas que ficaram desempregadas nos últimos anos e que ainda não conseguiram se reinserir no mercado de trabalho.

Além disso, podemos citar como vantagem a possibilidade de fazer a quantidade de dinheiro que desejar/conseguir durante o mês. No app, os ganhos são de acordo com a quantidade de corridas que o motorista realizar.

Assim, é possível trabalhar por mais tempo nos meses com despesas inesperadas ou mesmo intensificar a carga de trabalho para atingir determinados objetivos com ainda mais rapidez.

Quais as desvantagens em ser Uber em 2024?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Considerando a realidade brasileira de 2024, a principal desvantagem em ser Uber no momento está nas despesas com o veículo. Com o preço da gasolina elevado, os motoristas têm vistos seus ganhos reduzirem drasticamente, fazendo até mesmo algumas pessoas desistirem de trabalhar no aplicativo.

Além do combustível, devem ser considerados na conta a manutenção do carro, como trocas de pneus e eventuais reparos. Ao fazer os cálculos e subtrair essas taxas, muitos motoristas percebem que cada vez mais é preciso aumentar a carga de trabalho para lucrar a mesma quantia do passado.

Uma pesquisa do UOL de 2021 mostrou que os motoristas de São Paulo precisavam trabalhar cerca de 60 horas por semana na época para conseguir um lucro de R$ 3.000,00 no mês. Apesar dos custos da capital paulista serem mais elevados do que em outras cidades, a realidade pode não ser tão diferente assim.

Outra desvantagem está na ausência dos direitos trabalhistas previstos no modelo CLT. Como a contratação não acontece de forma "registrada", os condutores da Uber não possuem direito a décimo terceiro, férias, seguro desemprego e nem a assistência da previdência em caso de afastamento.

Podemos citar também como pontos negativos a falta de segurança que os motoristas ficam expostos, a tensão em percorrer vias urbanas em momentos de pico e o excesso de informação que as conversas com os passageiros podem trazer.

No fim das contas: ainda vale a pena ser UBER em 2024?

Como vimos nos tópicos acima, mesmo com as dificuldades dos últimos anos ainda é possível ter lucro com a Uber. Entretanto, para isso será preciso investir algumas horas de trabalho por dia, inclusive, em alguns casos, nos finais de semana.

Dessa forma, ser Uber em 2024 pode ser vantajoso para quem está desempregado no momento e que não tem encontrado uma opção mais interessante no mercado de trabalho. Sem contar que é uma boa opção para quem quer ser autônomo ou mesmo poder escolher os melhores horários de trabalho para a sua rotina.

No entanto, para quem procura uma renda extra, a plataforma pode não apresentar tantas vantagens. Devido aos altos custos de manutenção do veículo, o lucro das corridas realizadas em pequenos períodos de tempo pode não valer todo o esforço envolvido na atividade.

Por isso, é preciso analisar as próprias necessidades do momento para concluir se ser Uber é ou não vantajoso para você. Todavia, para aqueles que desejam fazer do Uber uma profissão, recomendamos conferir uma de nossas matérias com dicas financeiras para autônomos. Ela possui diversas dicas para evitar transtornos econômicos durante imprevistos.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade sobre tecnologia e mercado. Aproveite e nos siga no Instagram. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.