Quando começa a Copa do Mundo 2022? Confira!

4 min de leitura
Imagem de: Quando começa a Copa do Mundo 2022? Confira!
Imagem: Shutterstock

A cada quatro anos, um torneio de futebol contagia pessoas do mundo inteiro. Durante cerca de um mês, seleções de 32 países disputam a taça da Copa do Mundo. E, neste ano, o evento em questão acontece no Qatar, um país localizado no Oriente Médio, sendo organizado mais uma vez pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Ao todo, serão 64 partidas, que irão ocorrer em cinco cidades diferentes: Doha (nos Estádios Ras Abu Aboud e Al Thumama), Al Khor (no Estádio Al Bayt), Lusail (no Estádio Nacional Lusail), Al Rayyan (nos Estádios da Cidade da Educação, Ahmed bin Ali e no Internacional Khalifa) e Al Wakrah (no Estádio Al Janoub).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira todas as informações logo abaixo, inclusive os dias que as seleções estreiam as novas camisas na Copa do Mundo de 2022!

Que dia inicia a Copa do Mundo 2022?

A Copa do Mundo 2022 está marcada para iniciar em 20 de novembro, com sua cerimônia de abertura e os primeiros jogos. Já, o encerramento deverá acontecer em 18 de dezembro. Ambas as datas caem em um domingo.

Dividido em fases, a disputa se inicia com jogos entre países sorteados em grupos. São quatro seleções por grupo e todas elas jogam entre si, marcando pontos.

As duas seleções mais bem posicionadas nessa fase têm o direito de disputar as oitavas de final, no qual 16 equipes duelam uma única vez. Quem perde não passa para a próxima fase, neste caso, as quartas de final.

Depois disso, há o duelo da semifinal, com quatro seleções, e a final com as duas melhores seleções. Os perdedores da semifinal também disputam o terceiro lugar entre si.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Em 1 de abril deste ano, um sorteio específico organizou os grupos desta Copa, colocando as sete melhores equipes das eliminatórias mais a seleção do Qatar para serem as cabeças de chave. Desse modo, os grupos ficam equilibrados e o campeonato não corre o risco de ter um único time com as seleções mais bem posicionadas no mundo.

Nesse sentido, os países cabeças de chave deste ano são: Qtar, Inglaterra, Argentina, França, Espanha, Bélgica, Brasil e Portugal. Aliás, esses países são destaques no novo Álbum de figurinhas da Copa, viu?

Por que a Copa de 2022 será em novembro?

Embora existam algumas polêmicas ligadas ao processo de seleção do Qatar como sede da Copa do Mundo 2022, o país foi finalmente escolhido em 2010 disputando com Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Assim, o país tornou-se o primeiro do Oriente Médio a receber essa competição.

Apesar disso, desde o início da candidatura, a FIFA manteve sua preocupação com questões ligadas às elevadas temperaturas ocorridas na região durante os meses de junho e julho, quando comumente a Copa do Mundo acontece.

Mesmo com o compromisso das autoridades em manter uma temperatura agradável dentro dos estádios, a sensação de 40 graus todos os dias seria bastante difícil para os jogadores e público.

Por esse motivo, a determinação foi de adiar o início dos jogos para o final do ano, quando o clima fresco não seria um problema.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Qual o horário dos jogos da Copa do Mundo 2022?

Os jogos possuem horários variados e estão de acordo com o fuso de Moscou, capital da Rússia, com seis horas de diferença do Brasil. Na fase de grupos, as disputas acontecem em 7h, 10h, 12h, 13h e 16h – horário de Brasília. Já nas fases eliminatórias – oitavas e quartas de final –, os jogos ocorrem em 12h e 16h.

As semifinais devem acontecer às 16h, nos dias 13 e 14 de dezembro. A disputa do terceiro lugar está marcada para o dia 17 de dezembro às 12h, sendo a final disputada em 18 de dezembro às 12h.

Quais os horários dos jogos do Brasil da Copa do Mundo 2022?

Por enquanto, é possível saber os horários dos jogos do Brasil apenas na fase de grupos. Nossa seleção disputa com os países do Grupo G, composto também pela Suíça, Camarões e Sérvia. A estreia da seleção brasileira acontece no dia 24 de novembro, quando entra em campo contra a Sérvia às 16h – horário de Brasília –, no Estádio Nacional de Lusail.

Quatro dias depois, em 28 de novembro, o Brasil joga contra a Suíça à 13h, no Estádio Ras Abu Aboud. E na sexta-feira, 2 de dezembro, a seleção brasileira disputa com a seleção de Camarões às 16h, no Estádio Nacional de Lusail.

(Shutterstock/Reprodução)(Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Além dessas seleções e os cabeças de chave já citados, entre os países que participam da Copa do Mundo 2022 estão: México, Países Baixos, Uruguai, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Croácia, Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Polônia, Coreia do Sul, Tunísia, Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, País de Gales, Austrália e Costa Rica.

Ansioso pela Copa do Mundo? Então, não perca o início dos jogos em 20 de novembro deste ano. Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no universo da grande competição, fique de olho no Esquenta TecMundo sobre a Copa no Qatar 2022!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.