6 livros para saber mais sobre a Copa do Mundo e o Futebol

3 min de leitura
Imagem de: 6 livros para saber mais sobre a Copa do Mundo e o Futebol
Imagem: Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O início da Copa do Mundo 2022 se aproxima, e com ele toda a magia que envolve o maior torneio de futebol do planeta. Do álbum da Copa 2022 até a escalação da Seleção Brasileira, há muito o que esperar nesses poucos meses que antecedem o evento.

E para entrar no clima, separamos uma série de livros que contam mais sobre o futebol e, principalmente, sobre a Copa do Mundo. Com eles, você ficará por dentro de curiosidades do esporte, estatísticas de edições da competição e até mesmo sobre momentos da história que o futebol ajudou a construir.

Confira seis livros para saber mais sobre a Copa do Mundo e o futebol:

1. 101 Curiosidades - Futebol,  Paloma Blanca Alves Barbieri 

Como o próprio título sugere, este livro traz diversas histórias e fatos curiosos envolvendo o esporte, perfeito para quem gosta de uma boa conversa sobre futebol com os amigos.

Com ele é possível descobrir quais são as equipes e seleções mais vencedoras da história, os maiores públicos de partidas de futebol, os maiores jogadores, maiores polêmicas, entre outros dados curiosos.

2. Como o futebol explica o mundo: Um olhar inesperado sobre a globalização, Franklin Foer

Para muitos, o futebol é mais que um esporte, é um estilo de vida. Por conta disso, muitas questões ultrapassaram o limite do gramado e entraram para a história, seja influenciando regimes políticos ou trazendo a tona temas como racismo, diversidade e inclusão.

O livro aborda uma série de fatos que mostram como o futebol participou da escrita de grandes momentos da história. Um livro obrigatório para aqueles que são apaixonados pelo esporte.

3. 100 camisas que contam as histórias de todas as Copas, Marcelo Duarte

Um livro para os apaixonados pela competição mundial, ricamente ilustrado, que traz uma série de curiosidade sobre os uniformes utilizados por seleções e árbitros durante todas as edições do torneio, até o ano de 2014.

Desde uma seleção dos trajes mais bonitos e diferenciados, até a representatividade de alguns países estampada em suas vestimentas, o livro conta a origem de cores e símbolos estampados em uniformes, os quais você certamente já se perguntou o significado.

4. A História do Futebol para quem tem pressa,  Márcio Trevisan 

Embora o título sugira o contrário, o autor não economiza nos lances mais relevantes na hora de narrar os momentos históricos que o futebol já proporcionou para o mundo. Nessa obra, é possível acompanhar desde os primeiros registros do esporte, a cerca de 2.500 anos atrás, até o seu atual momento, às vésperas de uma nova Copa do Mundo.

Com uma linguagem direta, o livro destaca os momentos onde o esporte contribuiu para o fim de conflitos históricos, demonstrando a relevância do futebol para o mundo. Tudo isso sem esquecer momentos curiosos e emblemáticos do esporte mais popular do planeta.

5. Enciclopédia das Copas do Mundo, Luiz Fernando Baggio 

Dividido em três partes, na primeira rodada é feito um paralelo entre a maior competição esportiva do mundo, com acontecimentos históricos. Em sequência, uma série de estáticas de cada edição do torneio e uma comparação entre elas.

Já o final traz inúmeras curiosidades sobre as competições, dentro e fora de campo, com relatos de jogadores e fotos incríveis.

6. Livro História das Copas do Mundo de 1930 a 2022, A. Semog 

Outra indicação para os apaixonados pela Copa do Mundo, esta obra tem possui informações atualizadas até a última competição, realizada em 2018, na Rússia. Além disso, o livro também traz algumas informações da próxima Copa do Mundo, que será realizada no fim deste ano, no Qatar.

--

Curtiu a lista de livros sobre futebol? Aproveite para se preparar para a Copa do Mundo 2022!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.