Existe relação entre a taxa Selic e a inflação?

3 min de leitura
Imagem de: Existe relação entre a taxa Selic e a inflação?
Imagem: GettyImages

A taxa Selic é uma das ferramentas que o Banco Central utiliza para movimentar a economia no país, podendo ser usada tanto para estimular como para desestimular o consumo de produtos e de serviços. Assim, é uma aliada para conter a inflação.

Mas o que é exatamente a taxa Selic e como ela é calculada? Qual é a relação dela com a inflação? Veja mais durante a leitura e saiba por que essa taxa contribui para a diminuição de preços na economia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é a taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros na economiaA Selic é a taxa básica de juros na economia.Fonte:  GettyImages 

taxa Selic é uma porcentagem que indica qual vai ser o valor-base dos juros cobrados na economia. Por isso, é também conhecida como “taxa básica de juros”.

Sendo assim, influencia diretamente na aquisição de crédito, uma vez que é a partir da Selic que ocorre a definição de juros. Dito de forma simples, quando a taxa está alta, os empréstimos são mais caros. Por outro lado, quando a taxa está baixa, os empréstimos são mais baratos.

Porém, é importante destacar que existem outros fatores que são levados em consideração em conjunto com a Selic, por exemplo:

  • risco de inadimplência;
  • custos operacionais;
  • percentual de lucro.

Como a taxa Selic é definida?

Os valores da taxa Selic são estipulados pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é um órgão do Banco Central (BC). A cada 45 dias, acontece uma reunião em que é feita uma análise aprofundada do cenário econômico do Brasil e do mundo.

Nessa ocasião, o Copom traça objetivos que devem ser alcançados para a boa manutenção da economia brasileira e calcula o percentual ideal da taxa Selic. Esse valor é chamado de Selic Meta.

De que forma a meta da taxa Selic é cumprida?

Com o objetivo de que os juros se aproximem da meta estabelecida, o Banco Central atua diariamente vendendo e comprando títulos dentro do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). É por causa disso que a taxa recebeu o nome de Selic.

Como assim? Bem, todos os dias as pessoas realizam transações financeiras por meio dos bancos. Nesse sentido, o Banco Central determina que toda instituição é obrigada a ter um valor mínimo em caixa. Entretanto, conforme as operações ocorrem ao longo do dia, é possível que um banco termine o expediente com o valor faltando. Assim, para suprir isso, os bancos podem fazer empréstimos entre si, usando como garantia os títulos públicos disponibilizados pelo BC.

Normalmente, a previsão de pagamento é de 24 horas, e a taxa de juros usada para calcular essas operações é conhecida como Selic Over. Essas transações acontecem dentro do Selic, sendo de acesso exclusivo do Banco Central e de instituições financeiras.

O que é inflação?

A inflação acontece quando existe aumento generalizado nos preços na economia. Quando não controlada, provoca a diminuição do poder de compra da população e do acesso a produtos e a serviços básicos.

Geralmente, esses itens são divididos por categorias, formando um “cesta de produtos”. Por exemplo:

Como a inflação é medida?

Para medir a inflação, é feito o acompanhamento regular de alguns indicadores que servem para verificar as alterações dos preços no país. Entre esses é válido destacar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é um indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e reflete as mudanças na precificação do varejo, sendo fundamental para estipular o poder de compra da população em geral. Ou seja, ajuda a identificar a desvalorização da moeda corrente.

Qual é a relação entre a taxa Selic e a inflação?

O Conselho Monetário Nacional (CMN) define metas para a inflação com o objetivo de manter a estabilidade econômica, estipuladas com base no IPCA. Nesse sentido, o Banco Central é o responsável por promover medidas que ajudem a manter as variações de preço dentro do calculado.

Entre as táticas aplicadas pelo BC para controlar a inflação está o aumento da taxa Selic. Por quê? Isso dificulta a obtenção de crédito, diminuindo o ritmo de consumo e, consequentemente, ocasionando uma baixa de preços no longo prazo.

Lembra que a Selic é a taxa básica de juros? Então todas as outras formas de juros existentes no mercado são calculadas com base na porcentagem dela. Sendo assim, quando a Selic está alta, isso significa que os juros do cartão crédito e de empréstimos em geral também vão ficar mais caros.

Como resultado disso, boa parte dos consumidores adiam compras de valores altos, ficando à espera de melhores oportunidades de crédito. Portanto, a relação da taxa Selic com a inflação é a diminuição do estímulo de consumo, visando estabilizar a economia.

Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor. Para acompanhar esse e outros assuntos, continue ligado aqui no TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.