Você sabe o que é CDI? Confira!

2 min de leitura
Imagem de: Você sabe o que é CDI? Confira!

Existem no mercado financeiro inúmeras siglas que são fundamentais para resumir alguns conceitos. Nesse contexto é possível encontrar a sigla CDI, que significa Certificado de Depósito Interbancário e se apresenta como um recurso fundamental na compreensão de diversos tipos de investimento.

Isso ocorre devido à aplicação prática, tendo em vista que se trata de um certificado que define uma taxa de rendimento anual para carteiras de investimento. De certa maneira, os valores obtidos por meio dela podem afetar consideravelmente as finanças, em especial se você realiza algum tipo de investimento efetivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas fique tranquilo, pois logo abaixo vamos detalhar esse assunto. Confira!

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

CDI: por que é importante entendê-lo?

Como o próprio nome sugere, esse certificado de depósito ocorre apenas entre instituições financeiras. Trata-se de uma linha de empréstimos realizados pelos bancos para que o caixa diário tenha um fechamento positivo e não gere problemas com o Banco Central.

Isso porque, por determinação desse órgão, as instituições precisam fechar o caixa do dia sem prejuízos, ou seja, com mais dinheiro entrando do que saindo. Dessa maneira, os bancos realizam empréstimos até mesmo com concorrentes para que o patrimônio dos clientes seja preservado e para que os compromissos financeiros sejam respeitados.

Afinal, pode ser que em determinado dia ocorram muitos saques e poucos depósitos e o dinheiro não esteja sempre disponível, certo?

Sendo assim, esse certificado surge como um documento garantidor de que esse empréstimo será ressarcido futuramente. Mas, no mercado financeiro, os juros surgem para garantir que essas instituições tenham lucro sobre as transações. Logo, quando o empréstimo é devolvido, juros são aplicados sobre o valor inicial.

Levando em consideração inúmeros fatores, essa taxa de juros é calculada sobre o CDI. Contudo, tal taxa de juros mostra, na prática, quanto as instituições financeiras ganham de juros por emprestar os próprios fundos a outros bancos.

Mulher calculando seus investimentosMulher calculando investimentos.Fonte:  GettyImages 

Isso acaba afetando a economia de forma ampla e direta, pois os bancos também utilizam essa taxa para definir qual é o rendimento médio das carteiras de investimento — pensando ainda acerca dos tipos prefixados e pós-fixados, ou seja, os investimentos cuja taxa já foi estipulada e os investimentos que dependem do vencimento da aplicação, respectivamente.

Portanto, a taxa do CDI é importante para pessoas físicas no momento em que elas estão dispostas a realizar investimentos em carteiras específicas, como certificado de depósito bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Câmbio (LC), que fazem parte da renda fixa.

Vale destacar, ainda, que a cotação dessa taxa anda em consonância ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que determina, entre outras questões, o cálculo dos juros no Brasil.

Rendimento de 100% do CDI? Entenda o que isso quer dizer

Você já deve ter visto alguma propaganda de instituições financeiras, como bancos e carteiras digitais, argumentando que as aplicações administradas por elas garantem até 100% do CDI.

Sem subtrair tarifas eventuais e impostos, por exemplo, isso significa que o valor do investimento — ou o dinheiro parado na conta com esses propósitos — pode render de forma total, o que é correspondente à porcentagem da taxa anual.

(Freepik/Reprodução)(Fonte: Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Para se ter uma noção, em 2021 o valor do CDI chegou a render 4,42%, somando a variação da taxa em todos os meses. Assim, basta fazer alguns cálculos, que podem ser facilitados por meio da calculadora do cidadão, desenvolvida pelo Banco Central do Brasil.

Nela, é preciso apenas informar as datas correspondentes ao início e ao término do período de investimento, o valor investido e a porcentagem da taxa em vigência. O resultado vai informar quanto tudo rendeu no fim das contas.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui, no TecMundo, para saber tudo de economia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.