Como é feito o cálculo da taxa Selic

1 min de leitura
Imagem de: Como é feito o cálculo da taxa Selic
Imagem: Shutterstock

Sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, a Selic consiste basicamente em uma taxa para o cálculo de juros e controle da inflação, sendo utilizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) em sua política monetária — controlando todo o dinheiro em circulação no país.

Entender como calcular a taxa Selic pode ser importante para sua vida financeira, sobretudo por conta da influência que ela possui em outros contextos que precisam aplicar juros, como empréstimos, financiamentos e aplicações bancárias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como calcular a Taxa Selic?

Para o cálculo da Selic, é necessário a utilização de uma fórmula matemática. (Banco Central do Brasil/Reprodução)Para o cálculo da Selic, é necessário a utilização de uma fórmula matemática. (Banco Central do Brasil/Reprodução)Fonte:  Banco Central do Brasil 

A metodologia de cálculo também foi desenvolvida pelo Banco Central e o resultado pode ser obtido por meio de uma equação, na qual Lj é o valor que corresponde à aplicação diária da taxa pela operação número j; Vj é o valor financeiro que corresponde à taxa pela operação número j e n é o número de operações levadas em consideração durante o processo de cálculo.

Com os valores em mente, basta realizar as substituições na fórmula e utilizar a matemática para descobrir o resultado. Mas fique tranquilo, pois essa taxa é calculada de forma automática pelo Banco Central do Brasil.

A taxa Selic foi calculada em 11,75% no mês de março, tendo um aumento significativo com relação ao mês anterior. (Shutterstock/Reprodução)A taxa Selic foi calculada em 11,75% no mês de março, tendo um aumento significativo com relação ao mês anterior. (Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Gostou do texto? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre aspectos importantes da economia e suas aplicações no cotidiano!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.