O Departamento de Segurança Interna, DSH na sigla em inglês, dos Estados Unidos emitiu um comunicado alertando que empresas tenham cautela com o uso de drones fabricados na China.

De acordo com o alerta da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura do DHS,  divulgado pelo CyberScoop, os produtos chineses poderiam ter componentes que comprometem os dados das empresas norte-americanas e que poderiam compartilhar informações das companhias.

A DJI, empresa chinesa que é destaque nesse mercado, foi mencionada em um memorando do DSH ainda em 2017

A China hoje é a maior fabricante de drones do mundo, e estes são usados para diversos fins, desde o monitoramento de áreas de cultivo até operações de guerra. A DJI, empresa chinesa que é destaque nesse mercado, foi mencionada em um memorando do DSH ainda em 2017.

Na ocasião, o departamento norte-americano afirmou ter “confiança moderada” de que a empresa estava “fornecendo informações de infraestrutura crítica norte-americana para o governo chinês”. Em resposta, a DJI alegou a não existência de provas públicas para apoiar tal afirmação.

Consequências

Mediante a publicação da recomendação do DHS, a DJI voltou a se pronunciar nesta segunda-feira (20) sobre o assunto. Em nota publicada no Gizmodo, o porta-voz da empresa, Adam Lisber, disse:

“Na DJI a segurança está no centro de tudo o que fazemos e foi verificada de forma independente pelo governo dos EUA e pelos principais negócios dos EUA. Damos aos clientes controle total e completo sobre como seus dados são coletados, armazenados e transmitidos. Para clientes governamentais e de infraestrutura crítica que exigem garantias adicionais, fornecemos drones que não transferem dados para DJI ou pela Internet, e nossos clientes podem habilitar todas as precauções recomendadas pelo DHS.”

EUA vs. China

O caso ganha relevância em um contexto de acusações que diferentes agentes norte-americanos têm feito aos produtos chineses, alegando que estes ferem a segurança de dados.

Entenda melhor essa história e seus desdobramentos: 

Cupons de desconto TecMundo: