Na seleção de melhores aplicativos e jogos para iOS desta semana, nós selecionamos 5 programas e 12 games para você se divertir no iPod, iPhone ou iPad. Como sempre, a lista é bastante variada, englobando utilitários diversos e joguinhos capazes de agradar a todos os públicos possíveis. Alguns deles são pagos, mas a maioria é gratuita.

Para baixar os apps citados neste artigo, tudo o que você precisa fazer é clicar em seus nomes para abrir as respectivas páginas no iTunes (clique aqui caso você ainda não tenha o programa instalado no seu computador). Caso prefira, também é possível achar os softwares diretamente através da App Store de seu dispositivo móvel: basta usar o campo de busca. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Colorfy: Coloring Books for Adults (Gratuito)

A febre dos livros de colorir para adultos chegou ao mundo digital. O Colorfy é um aplicativo gratuito que reúne uma série de ilustrações detalhadíssimas – mandalas, flores etc. – para você pintar do jeito que quiser. Basta selecionar o desenho desejado, escolher a cor do lápis que você quer usar e tocar no local vazio para preenchê-lo com a tonalidade definida.

O programa traz três galerias gratuitas de ilustrações, sendo possível adquirir mais livros virtuais pagando uma taxa extra (sistema de compras in-app). O mesmo ocorre com os lápis de cor: são 24 tonalidades gratuitas e mais três caixas adicionais que podem ser adquiridas separadamente.

musical.ly (Gratuito)

Você se lembra do Dubsmash? O aplicativo ganhou a internet durante algum tempo com seus vídeos hilários e virais, nos quais internautas do mundo inteiro dublavam cenas famosas de filmes, seriados e até mesmo comerciais clássicos. Se você curtiu a ideia e se divertiu fazendo os tais clipes, é bem provável que o musical.ly também te conquiste.

Ele possui o mesmo conceito do Dubmash, porém, em vez de dublar cenas de longa-metragens, aqui você dubla as suas músicas favoritas. O mais legal é que o app não fica preso a uma biblioteca própria de canções: você pode abrir qualquer arquivo MP3 salvo na memória de seu aparelho e se divertir à vontade.

Klok – Time Zone Converter (Gratuito)

O Klok nada mais é do que um widget capaz de se anexar à área de notificações de seu dispositivo iOS e exibir a hora atual de diversos países ao redor do mundo. Trata-se de um programinha muito útil para quem precisa estar por dentro desse tipo de informação, descobrindo assim o melhor momento para conversar com quem mora no exterior.

Totalmente gratuito, o Klok permite que você adicione até cinco relógios distintos na área de notificações do seu aparelho. O usuário tem ainda a liberdade de escolher se deseja um relógio analógico ou digital na hora de configurar o widget e personalizá-lo da forma que achar mais conveniente.

YoVivo! (Gratuito)

O YoVivo! é uma ferramenta completa para você organizar, editar e compartilhar suas fotografias. Após criar uma conta no aplicativo (ele também funciona como rede social, de forma que é necessário gerar um perfil público para utilizá-lo), você pode importar imagens do rolo de câmera, Facebook, Flickr, Instagram, Picasa, Dropbox, Google Drive e OneDrive.

Além de criar uma biblioteca rigidamente organizada, o YoVivo! permite ainda que o usuário crie apresentações de slide usando tais fotos e compartilhe-as com outros internautas registrados na plataforma. Como se não fosse o suficiente, o programa conta também com um utilitário para você criptografar os arquivos mais importantes.

Hooks – Alerts for Everything (Gratuito)

Aqui está um serviço bastante criativo e útil para nossas vidas digitais. O Hooks é um aplicativo que simplesmente emite notificações sobre tudo o que for importante para você. Ficou confuso? Ao entrar no programa pela primeira vez, você ativa tópicos que são relevantes e a plataforma emite avisos sempre que houver uma novidade bacana relacionada.

Gosta de games? Receba uma notificação quando um jogo nota 10 for lançado. Joga na loteria? O Hooks avisa quando um novo resultado estiver disponível. Tem medo de pegar chuva? Você será avisado caso vá chover, nevar ou fazer sol. São mais de 100 tópicos distintos pelos quais você pode navegar configurando do jeito que achar melhor.

JOGOS

Agar.io (Gratuito)

Inicialmente lançado para navegadores, o Agar.io é um jogo multiplayer muito simples, mas absurdamente divertido e viciante. Resumindo: você é uma pequena célula e precisa crescer engolindo os pontos coloridos do cenário e também outros jogadores (também células) de tamanho menor do que o seu.

Naturalmente, também é preciso evitar ser engolido por inimigos maiores. Quanto maior você ficar, mais lento será o seu movimento – em alguns momentos, será preciso “soltar” parte de sua massa corporal para ganhar agilidade e escapar daquele perigo que está se aproximando. Agar.io é completamente gratuito.

Thunder Jack’s Log Runner (Gratuito)

Se você curte jogos do gênero endless runner, dê uma conferida em Thunder Jack’s Log Runner. Após escolher seu personagem – um lenhador ou uma índia –, você deve se equilibrar em cima de toras de madeira que estão flutuando em um lago infinito. Deixe a correnteza te levar e desvie dos peixes que surgem para tentar derrubar você.

Como todo game do estilo, Thunder Jack’s Log Runner não possui fases ou objetivos concretos: sua única missão é chegar o mais longe que conseguir e competir com seus amigos. Conforme você for coletando moedas ao longo do cenário, é possível adquirir uma série de roupinhas e acessórios estéticos para customizar os personagens.

Yurei Ninja (Gratuito)

Mais um endless runner para quem é apaixonado por ação frenética. Aqui você controla um ninja sombrio e precisa explorar diversos cenários ambientados no Japão Feudal, incluindo pontes, ruas desertas e ruínas de templos samurai. Os gráficos do título são caprichados, assim como as animações dos personagens.

Além de simplesmente desviar dos obstáculos que surgem no caminho, você precisa atacar os inimigos que aparecem repentinamente. É possível usar shurikens (as famosas lâminas no formato de estrelas) ou a sua afiadíssima espada. O game é gratuito e possui uma série de chefes de fase para você enfrentar.

Brain Dots (Gratuito)

Dica para quem adora puzzles criativos e desafiadores. O conceito de Brain Dots é simples: há duas bolinhas (uma azul e outra rosa) em cada fase. Você precisa fazer com que elas se toquem, e, para isso, é preciso usar um lápis virtual para desenhar estruturas diversas no cenário. Solte a imaginação e divirta-se.

Não há um roteiro definido em Brain Dots. Os desafios podem ser completados de inúmeras formas, já que o jogador está livre para desenhar o que quiser: plataformas, suportes, descidas, subidas e assim por diante. O game é totalmente gratuito e conta com diversos níveis para a sua diversão.

UpUp: Uma Aventura Congelante (Gratuito)

Quer praticar alpinismo, mas não está com muita vontade de sair de casa? Então jogue UpUp: Uma Aventura Congelante e ajude o protagonista a alcançar o topo de uma montanha gélida antes de morrer de frio. Você precisa ser rápido e chegar aos abrigos quentinhos antes que o personagem acabe congelando por completo.

É preciso explorar montanhas, desviar de gêiseres e escapar de uma série de desafios que colocarão suas habilidades à prova. Com gráficos estilo retrô (pixel art), UpUp: Uma Aventura Congelante é completamente gratuito e oferece uma série de conquistas desbloqueáveis para você colecionar.

Warhammer 40,000: Deathwatch – Tyranid Invasion (US$ 4,99)

Tyranid Invasion é o mais novo jogo da série Warhamner 40,000 (também conhecido como Warhammer 40k), franquia inspirada no wargame de miniaturas homônimo produzido pela Games Workshop. Sua missão aqui é comandar um time de soldados espaciais em uma guerra violenta contra a raça alienígena Tyranid.

Trata-se de um TBS (turn based strategy, ou estratégia baseada em turnos), sendo possível recrutar até 38 personagens diferentes para seu exército. Eles podem ser customizados com mais de 150 armas e acessórios diferentes. Deathwatch – Tyranid Invasion não é gratuito, sendo comercializado na App Store por US$ 4,99.

Bow Hunter 2015 (Gratuito)

Já pensou como é a vida de um caçador profissional? Em Bow Hunter 2015, você deve explorar florestas e planícies em busca de cervos que serão vítimas de seu arco e flecha. São diversas missões disponíveis para você jogar, mas o objetivo delas é quase sempre o mesmo: abater um número pré-definido de animais antes de o tempo acabar.

Mas não pense que isso será uma tarefa fácil. Além de escolher cuidadosamente o arco e as flechas que serão usadas em cada caso, é preciso também usar equipamentos como binóculos, óculos de visão noturna e outros tipos de sensores para detectar suas vítimas. O game é gratuito e conta com um sistema de compras in-app.

Rabbit Jump (Gratuito)

Já é tradição: a Ketchapp, publisher de jogos mobile conhecida por seus títulos exageradamente viciantes, lança uma nova obra todas as quintas-feiras. Nesta semana, a novidade da empresa é Rabbit Jump. Sua missão aqui é simplesmente fazer com que o coelho pule de plataforma para plataforma e atingir a maior pontuação possível.

O cenário da aventura muda a cada partida, mas trata-se somente de algo estético – a jogabilidade permanece a mesma. Basta tocar na tela para fazer o animal pular uma, duas ou três vezes seguidas. Fica aqui o aviso: Rabbit Jump vai fazer com que você não queira mais largar o seu dispositivo móvel.

Trucksform (Gratuito)

Quem gosta de simuladores de corrida deve passar longe de Trucksform. Este game não tem nenhum compromisso com a realidade e coloca você para dirigir caminhonetes gigantes que vão ganhando poderes absurdos ao longo de cada partida. Mais do que atingir a linha de chegada, é preciso ir destruindo todos os obstáculos que surgem no caminho.

Para isso, você vai usar uma série de armas que podem ser adquiridas para melhorar o seu veículo. Ao todo, são 60 fases distintas para você enfrentar e 4 caminhonetes diferentes que podem ser adquiridas ao longo da aventura. Trucksform possui gráficos animais e é totalmente gratuito.

Barcode Knight (US$ 0,99)

Pense em um game criativo! Em Barcode Knight, sequência direta de Barcode Kingdom, você precisa escanear códigos de barra – qualquer um que você encontre na sua até frente, até mesmo da embalagem de margarina que está na sua geladeira – para que o jogo crie uma masmorra randômica para você enfrentar no mesmo instante.

Trata-se de um RPG bastante complexo e no qual você mesmo cria seu próprio personagem, personalizando-o com uma variedade absurda de espadas, armaduras, elmos e outros acessórios. Também é possível criar seus próprios equipamentos para enfrentar os 60 tipos de monstros diferentes que estão aterrorizando o reino de Barcodia.

Mr. Umbrella (Gratuito)

Conquistando o jogador com seu visual impressionante, Mr. Umbrella é um game simples e que só pode ser jogado com um só dedo. Seu personagem está em queda livre em um cenário repleto de perigos; nos momentos certos, você precisa tocar na tela para que ele abra o guarda-chuva e plane no ar durante alguns segundos.

E é só isso. O segredo é usar o guarda-chuva na hora correta para que o protagonista escape dos obstáculos e chegue até o final da fase. Mr. Umbrella é completamente gratuito, não possuindo sequer qualquer tipo de compra in-app. É só baixar e relaxar com a trilha sonora agradável e gráficos minimalistas.

This War of Mine (US$ 9,99)

Inicialmente lançado para computadores, This War of Mine posiciona o jogador no outro lado dos games de guerra. Aqui, você não controla um soldado de elite lutando ao lado de seus companheiros: você encarna refugiados que precisam sobreviver em um mundo decadente, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para sobreviver.

É necessário encontrar comida, improvisar itens e fazer escolhas que podem acabar prejudicando outros personagens que também lutam para salvar as próprias vidas. Tendo recebido diversos prêmios e elogios da crítica especializada, This War of Mine é certamente um dos games mais geniais dos últimos tempos.

Cupons de desconto TecMundo: