Clonagem vocal: como fica o setor musical com a ascensão da IA?

3 min de leitura
Imagem de: Clonagem vocal: como fica o setor musical com a ascensão da IA?
Imagem: Getty Images

Não há dúvidas de que a inteligência artificial está presente nos mais variados campos. Ela vem ganhando espaço especialmente no cenário artístico, incluindo aqui a presença no mundo musical com recursos como a clonagem de voz.

Porém, o que pode funcionar como uma ferramenta capaz de reviver a voz de um artista já falecido também pode trazer alguns problemas. E é exatamente sobre essa nova tecnologia que falaremos nas linhas a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é clonagem de voz?

Como o próprio nome dá a entender, a clonagem de voz é um recurso que permite gerar clones de vozes muito semelhantes às originais. Isso tudo é feito por meio da inteligência artificial, usando programas específicos para essa função.

Por meio de algoritmos de aprendizado, a tecnologia é capaz de conhecer e replicar vozes humanas de maneira quase perfeita. Nesse sentido, a IA pode se adaptar para reproduzir estilos de fala, sotaques, entonação e até mesmo tons utilizados por qualquer pessoa.

Com base nisso, a voz gerada pela inteligência artificial pode ser usada para os mais diversos fins, inclusive no campo musical. E, como em vários outros setores, isso pode gerar alguns debates.

Quais são as possibilidades para clonagem de voz no campo musical?

Por ser uma tecnologia com diversas aplicações, a clonagem de voz oferece muitas possibilidades no campo musical. Dentre as principais, é possível destacar:

Recriação de vozes de artistas

Com a clonagem de voz, é possível recriar a voz de artistas falecidos ou de cantores que já não estão mais em condições de gravar novas músicas. Isso poderia permitir que novas canções fossem criadas usando a voz desses artistas icônicos.

Colaborações imaginárias

A clonagem de voz permite que você crie duetos com artistas consagrados, inclusive os que já faleceram. (Fonte: Getty Images/Reprodução)A clonagem de voz permite que você crie duetos com artistas consagrados, inclusive os que já faleceram. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A clonagem vocal pode possibilitar colaborações "imaginárias" entre artistas que nunca trabalharam juntos ou que já faleceram. Com a tecnologia, uma música poderia combinar a voz de um cantor atual com a de um ícone do passado, apenas para citar um exemplo.

Caso você seja um aspirante a cantor ou um profissional, pode até mesmo brincar de fazer dueto com o seu artista favorito. As possibilidades são inúmeras nesse campo.

Personalização de experiências musicais

Outra possibilidade da clonagem de voz é permitir aos ouvintes personalizar suas experiências musicais. Com a tecnologia, seria possível escolher a voz de seu cantor favorito para interpretar uma determinada música, mesmo que a gravação original não apresente essa opção.

Localização e internacionalização

A clonagem pode facilitar a localização de conteúdo musical, permitindo que artistas gravem versões em diferentes idiomas sem a necessidade de contratar cantores nativos de cada língua.

Isso também pode impulsionar a internacionalização da música, tornando-a mais acessível e adaptável a diversos mercados em um curto espaço de tempo.

Educação musical

A clonagem vocal pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes de música, permitindo que pratiquem com acompanhamento personalizado ou aprendam a imitar o estilo de seus cantores favoritos.

Exploração de novos estilos e gêneros

Os artistas podem usar esse recurso para experimentar novos estilos musicais ou gêneros, incorporando vozes clonadas de diferentes origens para criar algo único e inovador.

Como fica o setor musical com a clonagem de voz?

A clonagem de voz é uma ferramenta que pode ajudar bastante aqueles que trabalham com música. Ainda que seu uso seja livre, sempre é importante lembrar das implicações éticas que ela acarreta.

O primeiro ponto é lembrar que a clonagem não pode substituir a originalidade do artista em seu trabalho. Como uma expressão livre, a música exige entrega da parte do artista, especialmente na interpretação. Neste ponto, a inteligência artificial talvez peque em alguns aspectos.

Outra questão importante surge no que diz respeito ao uso de voz de artistas consagrados, sejam eles vivos ou falecidos. Tal como um livro ou um filme, o uso desse material requer autorização prévia do detentor desse direito.

Apesar de vantajosa, a clonagem vocal pode esbarrar em algumas questões éticas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Apesar de vantajosa, a clonagem vocal pode esbarrar em algumas questões éticas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Vale destacar que possivelmente você não vai esbarrar em questões legais por brincar com vozes consagradas em casa. No entanto, o cenário muda caso decida compartilhar tais criações com o mundo.

Por fim, a clonagem de voz pode trazer aspectos positivos, como a preservação de legados musicais de artistas falecidos. Dá para destacar também a acessibilidade e auxílio no que diz respeito à criatividade, permitindo experimentar combinações e estilos diferentes em um projeto.

Se usada de maneira correta, a clonagem de voz pode representar um avanço, além de marcar um novo ponto na história da música.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.