Tecnologias na área de saúde também foram anunciadas pela Samsung no evento que antecedeu a abertura da Consumer Electronics Show (CES) 2026, no último domingo (04). Entre elas, está a possibilidade de detecção de sinais precoces de demência por meio do Galaxy Watch e do Galaxy Ring.
Denominado “Saúde Cerebral”, o novo recurso poderá identificar os primeiros sinais da perda progressiva das funções cognitivas ao analisar dados coletados pelos dispositivos vestíveis da marca. A ferramenta incluirá orientações para prevenir e desacelerar o surgimento da doença.
Nossos vídeos em destaque
Monitorando a saúde cerebral
Para a detecção precoce da demência, o app Samsung Health levará em consideração dados comportamentais do usuário registrados pelo relógio inteligente e o anel inteligente da marca, diariamente. Mudanças nos padrões de marcha, indicando movimentos mais lentos, são alguns deles.
- O recurso também vai avaliar as métricas do sono coletadas durante a utilização dos gadgets, em busca de alterações sutis;
- Além disso, a funcionalidade vai verificar possíveis modificações na voz durante interações com a assistente virtual Bixby e dispositivos inteligentes;
- De acordo com o vice-presidente de Saúde Digital da Samsung, Praveen Raja, o objetivo não é substituir o diagnóstico médico;
- A gigante da tecnologia quer fornecer alertas precoces sobre declínio cognitivo, ajudando o usuário a procurar a ajuda de especialistas o quanto antes.
)
Caso os sinais precoces da demência sejam identificados pelo Samsung Health, o sistema passará a fornecer dicas de medidas preventivas. A plataforma também poderá sugerir um programa de treinamento cerebral personalizado para a desaceleração da condição clínica.
Declínio geral das habilidades mentais, a doença afeta memória, linguagem e raciocínio, interferindo nas atividades do dia a dia e nos relacionamentos. Com o diagnóstico precoce, fica mais fácil adotar tratamentos que retardem a progressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Quando estará disponível?
O recurso de detecção de sinais de demência do Galaxy Watch e do Galaxy Ring ainda não tem previsão de lançamento, embora tenha sido apresentado no evento da Samsung na CES 2026. No momento, ele passa por validação em instituições médicas parceiras da empresa sul-coreana.
No evento em Las Vegas, a companhia também comentou que a IA terá papel essencial nos recursos de saúde dos dispositivos, ajudando a prevenir diversos outros tipos de doenças. A tecnologia poderá sugerir medidas para reduzir o risco de condições graves a partir de otimizações no rastreamento de exercícios e monitoramento do sono.
Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.
)
)
)
)
)
)
)