Casa portátil é criada com uma impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Casa portátil é criada com uma impressora 3D

Minicasa para qualquer erspaço

Usando tecnologia de impressão 3D, o grupo composto por alunos de design das universidades da Califórnia, Huddersfield e Munique e do Centro de Empreendedorismo e Universidade de Ciências Aplicadas desenvolveram uma casa completa em um espaço de pouco mais de 4 metros quadrados.

A proposta do projeto surgiu devido às mudanças, percebidas há mais de duas décadas, dos hábitos de jovens entre 25 a 35 anos em grandes cidades que preferem morar sozinhos e não fazem questão de tanto espaço ou não passam muito tempo em casa. Os autores também afirmam que esta pode ser uma solução para um planeta superpopuloso.

Estas pequenas casas se assemelham a cápsulas espaciais. O desafio foi acondicionar em tão pouco espaço cômodos importantes, como cozinha, banheiro e quarto, sem abrir mão dos confortos da sociedade atual. Essas moradias contam com uma cama de solteiro, TV e até uma mesa de cozinha e quarto de banho.

Minicasa é tão pequena que pode ser espalhada pela cidade

Casa impressa em 3D

A equipe trabalhou com a 3M Futurelab e Voxeljet para criar os microapartamentos. A casa em forma de cúpula inclui uma sala de dois andares com cadeiras dobráveis?? e um projetor que transforma toda a parede em uma TV.

O quarto, que é acessado através de uma escada, está no topo e se completa com uma janela que permite que o ar fresco e luz extra entrem, embora existam luminárias de LED, bastante econômicas. A estrutura se adapta às necessidades do momento, em que os ambientes se transformam movendo-se prateleiras ou abrindo ou fechando tampas.

A mesa da cozinha fornece espaço para até duas pessoas. Um pequeno frigorífico também está disponível, enquanto o banheiro é dobrável e pode ser escondido na parede. Cadeiras dobráveis estão disponíveis dentro de um compartimento no chão.

A minicasa impressa em 3D não tem a intenção de ser comercializada, ao menos por enquanto. A proposta em si pretendia testar a criatividade dos alunos de design e arquitetura e as vantagens da impressão 3D. Porém, existem projetos mais próximos de se tornarem reais que pretendem usar a tecnologia de impressão para redução de custos e tempo de construção, como o da impressora 3D gigante, cujo objetivo é construir casas comuns.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.