Mataerial: a impressora 3D que desafia a gravidade [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Mataerial: a impressora 3D que desafia a gravidade [vídeo]

As impressoras 3D estão cada vez mais poderosas, trazendo novas possibilidades para o público a cada dia. Isso pode ser visto das mais diversas maneiras, que vão desde a produção de armas de fogo até a possibilidade de montagem de pizzas em estações espaciais. Mas agora, um novo equipamento de impressão 3D está desafiando a gravidade e impressionando até mesmo os mais resistentes às novas tecnologias.

Trata-se de um equipamento produzido pela empresa Mataerial, que trabalha com um sistema injetor para as impressões 3D. Em vez de derreter substâncias plásticas, como fazem as impressoras 3D mais comuns, o modelo da Mataerial utiliza polímeros térmicos que podem endurecer instantaneamente assim que saem dos bicos injetores — a empresa não revela quais são os polímeros.

Como você pode ver no vídeo postado no início desta notícia, a impressora consegue realizar as deposições do material em diversas direções diferentes, incluindo o início direto em paredes. A companhia responsável afirma que as impressões podem ser feitas com diversas cores diferentes, pois bastaria aplicar colorações diferentes aos polímeros utilizados na produção dos materiais.

Ainda não há qualquer previsão de quando será possível encontrar as impressoras 3D da Mataerial do mercado, mas é preciso saber que elas não serão nada baratas. Segundo os próprios fabricantes, a utilização dos materiais para a produção dos objetos com “modelagem antigravidade” é muito mais dispendiosa do que a aplicação de plásticos comuns.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.