No ano passado, a Google anunciou a chegada da Chrome Apps Developer Tool — uma extensão que funcionaria como uma fiscalizadora para outros complementos e apps integrados ao navegador Chrome. Agora, essa extensão passa a ser disponível para qualquer usuário e pode ser baixada gratuitamente por qualquer pessoa que queira ter mais detalhes sobre os dados e permissões que são utilizados durante a navegação.

O que o Chrome Apps Developer Tool faz é bem simples: ele traz mais transparência à utilização dos complementos e apps. Isso acontece porque os usuários podem ver com detalhes o que está sendo acessado por eles. Basta abrir o controlador da extensão e observar tudo o que os outros plug-ins fazem. Ele mostra desde IDs até as listagens de comportamentos de cada uma — mostrando, inclusive, o que ele modificou ou acessou.

É interessante dizer que o Chrome Apps Developer Tool é uma ferramenta de desenvolvimento e pode ser pouco útil para os usuários que não precisam de informações tão profundas. Mesmo assim, é válido instalar a ferramenta se você quiser ter mais detalhes sobre a utilização do seu navegador. Será que você vai descobrir algo inédito por meio deste complemento?

Cupons de desconto TecMundo: