Ao que parece, os experimentalismos com o Chrome devem continuar a todo o vapor. Depois de permitir que qualquer um fizesse uma “ponta” no Cirque du Soleil, a Google agora resolveu fornecer uma ferramenta interessante para quem gosta de um bom improviso musical — do tipo “todos tocam o que der na telha na hora”.

O melhor? Isso pode ser feito em ambiente online. Na verdade, essa é exatamente a proposta do site JamWithChrome (clique aqui para acessar). Guitarras, violões, baterias, teclados e drum machines podem servir aqui para criar belas composições conjuntas.

E há opções para todos os níveis de músicos. Você tanto pode tocar nota por nota de um riff complexo de guitarra, baixo ou violão quanto pode simplesmente disparar acordes em padrões rítmicos pré-estabelecidos. Para começar, entretanto, vale se acostumar com a interface do site.

Por onde começar?

O site JamWithChrome tem uma interface bastante simples, fácil de se utilizar intuitivamente. Logo de cara, você será convidado a escolher o seu instrumento — que, pelas configurações originais, é uma bateria classificada aqui como “padrão” (embora existam também outros modelos).

Logo no campo abaixo, o programa vai convidá-lo a colocar um apelido ("Enter a nickname"), o qual será utilizado para identificá-lo quando a insanidade musical coletiva tiver início. Ao selecionar o seu instrumento, surge a primeira decisão importante: utilizar o modo Easy (fácil) ou o Pro (profissional).

Indicado para fritadores e músicos de final de semana

Embora cada um dos instrumentos musicais disponíveis no JamWithChrome apresente suas especificidades na hora de criar os improvisos, o funcionamento-padrão permanece sempre o mesmo.

Basicamente, enquanto o modo Easy disponibilizará linhas rítmicas e/ou melódicas pré-programadas — permitindo que você apenas acrescente variações de acordes, toques etc. —, no modo Pro é possível assumir o controle do instrumento de forma quase realista.

Ampliar

De fato, no modo Pro cada tecla do seu teclado QWERTY responde por partes específicas do braço, por peças particulares da bateria e por aí vai.

Bateria

Assim como todos os outros instrumentos disponíveis em JamWithChrome, há mais de um tipo de bateria disponível. No caso, dois, um para cada “estilo” de improviso, por assim dizer. Há um conjunto de tambores e pratos mais “vintage”, indicado para sons suaves, enquanto o conjunto denominado de Standard deve servir para... Bem, para todo o resto.

Ampliar

Tocar a bateria no modo Easy aqui significa, basicamente, que você terá alguns ritmos prontos à disposição. Além disso, também é possível tocar todo o conjunto utilizando o ponteiro do mouse e acrescentar efeitos — Flanger e Delay Stereo.

Ampliar

No modo Pro, entretanto, não apenas é possível controlar individualmente cada uma das peças quanto também se pode escolher regiões específicas para acertar a “baqueta”. Pode-se, por exemplo, “atacar” a região central ou periférica de um prato — o resultado é sempre bem audível.

Guitarras e violões

Há vários tipos de guitarras e violões aqui. Funk? Rock? Som limpo? Metal? Tem para todos os estilos — sempre com efeitos afins a cada gênero musical, incluindo Flanger, Distorção e Delay Estéreo.

Ampliar

No modo Easy as coisas são realmente bastante simples. Basta selecionar um dos sons pré-programados ao lado e escolher os acordes em cada compasso (em tempo real). Além disso, tocar uma ou outra corda do instrumento altera sensivelmente o tom de saída — acrescentando intervalos específicos (para quem é afeito aos jargões musicais).

Ampliar

Se você já é capaz de tirar algo além de ruídos de uma guitarra real, então o modo Pro pode ser realmente interessante. Aqui cada uma das teclas fica responsável por uma casa específica do braço da guitarra. Embora seja impossível contemplar todas as oitavas de uma única vez, as teclas direcionais servem para selecionar seções mais agudas ou mais graves do braço.

Também é possível trocar as escalas e alterar as batidas do metrôno incluiso. Enfim, é só sair fritando.

AmpliarAmpliar

Baixo

O baixo funciona de forma quase idêntica à da guitarra. De fato, a distinção maior aqui se encontra apenas nos vários tipos de instrumentos disponíveis — cada qual, como de praxe, contendo também efeitos exclusivos, os quais podem ser controlados por knobs virtuais. Além disso, também é possível selecionar notas específicas — embora sem a formação de acordes.

Ampliar

Drum Machine

Se a sua ideia de improvisos envolve algo um pouco mais moderno do que um pedaço de madeira com cordas, então as Drum Machines de JamWithChrome podem ser uma escolha bem razoável. Além de trazer um bom conjunto de ritmos pré-programados, também é possível controlar cada uma das opções — hip-hop, padrão etc. — com teclas específicas do teclado.

Ampliar

Neste caso, entretanto, o modo Easy pode ser mesmo bem divertido. Isso porque é possível deixar uma “backing track” pronta rolando enquanto você acrescenta batidas e efeitos aqui e ali.

Chame os amigos para a barulheira

Naturalmente, a ideia por trás do JamWithChrome é que ninguém fique batucando ou arranhando uma guitarra virtual sozinho. Dessa forma, é possível convidar até três amigos para ajudar a fazer música... Ou um barulho pretensioso.

Ampliar

A boa interface do site também ajuda aqui. De fato, é incrivelmente fácil convidar outros “músicos” para se juntar à sua banda temporária. Basta compartilhar um link provido pelo próprio site ou enviar um convide diretamente via Facebook, Google+ ou Twitter.

Chat interno

Ampliar

Como organizar um bando de músicos amadores dispostos a fabricar ruídos? Bem, o chat interno de JamWithChrome pode dar um bom auxílio. Basta disparar as mensagens que serão vistas, em tempo real, por quem também estiver tocando — embora a janela também possa permanecer invisível.

Cupons de desconto TecMundo: