O último evento Made By Google, realizado no início deste mês, trouxe os Pixel 33 XL e uma série de novos recursos. Quase todos eles, entretanto, pareciam truques de software, e todo mundo ficou imaginando: será que os Pixel antigos também vão receber essas novidades por meio de atualizações?

De acordo com o que apurou o Android Police diretamente com representantes da Google, algumas das funcionalidades aparentadas pela empresa junto com os novos smartphones serão sim portadas para os aparelhos antigos. Confira quais:

O que chega para todos os Pixel

Modo retrato com desfoque ajustável

A possibilidade de ajustar o nível do desfoque de fundo das fotos feitas com o modo retrato será disponibilizada para todos os aparelhos antigos da empresa. O recuso é funciona basicamente da mesma forma que Samsung e Apple oferecem esse ajuste em seus apps de câmera para telefones top de linha.

pixel 3(fonte: Android Police)

Visão Noturna (Night Sight)

Essa foi uma das novidades mais aplaudidas pelos presentes no evento de lançamento dos novos smartphones da Google. A empresa mostrou como os Pixel 3 e 3 XL serão capazes de fotografar em ambientes bem escuros ou na contraluz, fazendo uma comparação com uma foto tirada por um iPhone Xs na mesma cena.

Isso chegará aos Pixel 3 e 3 XL em novembro deste ano e as demais gerações dos Pixel também receberão a novidade. Só não há ainda uma data especificada para tal.

pixel 3(fonte: divulgação Google)

Composição Inteligente no Gmail (Smart Compose)

A composição inteligente de emails já estava presente no Gmail para desktop há alguns meses, mas chegará “primeiro aos Pixel”, segundo a Google. A empresa não fez nenhuma distinção entre os aparelhos novos e antigos nessa apresentação, mas os representantes da marca posteriormente confirmaram que se trata de todos os smartphones da empresa.

Também não há uma data confirmada para isso.

Playground (AR Stickers)

Os AR Stickers da Google agora se chamam Playground e trazem vários novos personagens para incluir nas suas fotos e vídeos, além de mais interatividade e realismo. Esses recursos estarão primeiro nos Pixel 3 e 3 XL, mas os modelos de 2016 e 2017 também contarão com as novidades “em breve”.

Google Duplex

Esse recurso foi apresentado na I/O 2018 no início deste ano e, no lançamento dos Pixel 3 e 3 XL, a Google disse que a novidade chegaria primeiro aos Pixel. De fato, o Duplex estará em todos os aparelhos da empresa, mas será lançado de cidade em cidade.

Com o Duplex, os usuários poderão marcar horários e reservar mesas em estabelecimentos comerciais sem nunca fazer uma ligação para eles. Bastará pedir ao Assistente que faça esse agendamento no seu lugar, e a IA da Google vai interagir com os atendentes do outro lado da linha via voz.

Call Screen

Outro recurso muito aplaudido no evento da Google foi o Call Screen, que permite ao usuário atender chamadas de números desconhecidos por meio de inteligência artificial. O Google Assistente conversa com a pessoa do outro lado da linha e transcreve a conversa para que você saiba do que se trata o assunto antes de atender de fato.

A ideia é acabar com as chamadas de telemarketing intrusivas, filtrando apenas o que é importante. Essa novidade será lançada inicialmente apenas nos EUA por meio dos Pixel 3 e 3 XL, mas será liberada para outros telefones da família Pixel posteriormente.

O que fica exclusivo para os Pixel 3 e 3 XL

Pixel Stand

Todos os recursos relacionados ao carregador sem fio Pixel Stand — que mudam a interface do aparelho para facilitar a interação sem o telefone nas mãos — ficarão exclusivas para os novos aparelhos lançados neste mês. Isso acontece, naturalmente, pelo fato de os modelos antigos não terem carregamento sem fio e, essencialmente, não precisarem dessas ferramentas.

Selfies para Grupos

Como apenas os novos Pixel 3 e 3 XL contam com uma segunda câmera com lente grande-angular na parte da frente, os demais aparelhos da marca não poderão fazer selfies com grandes grupos. Isso naturalmente, é algo que depende do novo hardware.

Melhor Foto (Top Shot)

O recurso Top Shot apresentado pela Google basicamente tira várias fotos antes e depois de você apertar o botão de captura quando detecta cenas em movimento. Assim, se a sua foto original ficar ruim, com borrões ou pessoas de olhos fechados, o celular pode escolher automaticamente uma captura melhor para você.

A Google não revelou o porquê de esse recurso não chegar aos demais aparelhos da marca, mas pode ser que isso tenha a ver com algum elemento de hardware exclusivo dos Pixel de terceira geração. Talvez seja a o novo Pixel Visual Core ou mesmo alguma coisa relacionada ao modelo dos sensores fotográficos.

Modo Photobooth

Essa novidade é capaz de identificar quando você está posando para selfies com alguma expressão facial distinta, como um sorriso ou uma careta. Isso é feito através de IA, mas a Google diz que somente os novos smartphones da família Pixel receberão a novidade.

Zoom “Super Res”

Esse recurso basicamente utiliza várias fotografias de um mesmo sujeito em diversas exposições e também aproveita o movimento das mãos do usuário para melhorar a qualidade da foto zoom final. A tecnologia é a mesma utilizada por telescópios para melhorar a qualidade de fotos do espaço, com elementos muito distantes.

Aparentemente, esse recurso é uma tarefa computacional complexa demais para os Pixel do ano passado e retrasado. Dessa forma, ele permanecerá exclusivo dos novos aparelhos.

pixel Sem o recurso ativado à esquerda e com o recurso ativado à direita

Sugestões do Lens

Ao apontar a câmera dos novos Pixel para alguma coisa, mesmo sem ativar o Google Lens, essa aplicação é capaz de reconhecer alguns objetos e texto no visor do aparelho. É como se você tivesse o Lens o tempo todo ativado na câmera do seu smartphone.

Como todo o processamento desse recurso é feito dentro do dispositivo, parece que os modelos antigos também não são capazes de lidar com a tarefa, tornando isso um exclusivo dos Pixel 3 e 3 XL.

Flip to Shhh

Virando os novos Pixel de tela para baixo, os aparelhos entram no modo silencioso e não tocam ou vibram. Assim, você pode ter um jantar agradável com sua família ou amigos sem interrupções. Por alguma razão, isso não será disponibilizado nos aparelhos antigos, mesmo sendo algo consideravelmente simples.

O que mais?

A Google diz que, dependendo as circunstancias, talvez algumas ferramentas consideradas exclusivas agora acabem sendo adaptadas de alguma forma para os Pixel de 2016 e 2017. Não há, contudo, nenhuma garantia para tal, tampouco prazo.

ChipsetQualcomm Snapdragon 845 (SDM845)Qualcomm Snapdragon 845 (SDM845)
Memória RAM4 GB4 GB
Armazenamento Interno64 GB ou 128 GB64 GB ou 128 GB
Câmera Traseira12,2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4µm)12,2 MP (f/1.8, 27mm, 1/2.6", 1.4µm)
Câmera Frontal8 MP (f/2.2, 25mm, 1/3.2", 1.4µm) + 8 MP (sensor de profundidade)8 MP (f/2.2, 25mm, 1/3.2", 1.4µm) + 8 MP (sensor de profundidade)
Capacidade de Bateria3430 mAh2915 mAh
Tamanho de Tela6,3 polegadas5,5 polegadas
Resolução de TelaQuad HD+ (1440 x 2960 pixels)Full HD+ (1080 x 2160 pixels)

Cupons de desconto TecMundo: