Televisão - O dicionário de A a Z

14 min de leitura
Imagem de: Televisão - O dicionário de A a Z

Assim como os computadores e celulares estão evoluindo, as TVs não são exceção. O que antes era apenas uma escolha entre os diferentes tamanhos se tornou uma verdadeira guerra entre economia de energia, resolução, tipo de varredura, tipos de conexões e várias outras características.

Caso esse enorme número de informações esteja deixando você confuso, siga este dicionário criado pelo Tecmundo, com dezenas dos termos mais importantes do mundo da televisão, para conseguir navegar nesse universo com tranquilidade.

Para conseguir achar o termo desejado com facilidade, basta clicar no índice abaixo:

3D Ativo3D Passivo5.1 Surround480p720i
720p1080i1080p4320pAmbilight
AMOLEDATSCBacklightBlu-rayBravia Engine
BrilhoCCFLClosed CaptionCoaxialContraste
CRTDefiniçãoDLPDolby Digital 5.1Dual-View
DVBDVDDVIEDTVEspelhamento
Frame RateFrontlightFlatfps
Full HD
GamaHCFLHD ReadyHDMIHDMI 3D
HDTVHome TheaterInfravermelhoInvisible ScreenIPTV
ISDBLCDMirroringMotionflowMTS
NTSCOLEDPALPAL-MPAL-N
Pay-per-viewPixel Perfect HD EnginePlasmaRCARGB In
S-ForceS-VideoSCARTScreen TearingSDTV
SECAMSinal analógicoSinal digitalSlimStreaming
SurroundTelevisão abertaTelevisão por assinaturaTemperatura de CorTime Machine
TOSLINKTouch InterfaceTubo de Raios CatódicosTV 3DTV a cabo
TV de tuboTV por satéliteUHDVUHDTVUHF
UpscaleUSB InVarredura entrelaçadaVarredura progressivaVHF
VHSVideocasseteVídeo ComponenteVídeo Composto

3D Ativo: tecnologia de imagem tridimensional mais utilizada na atualidade, que usa óculos com lentes LCD que ligam e desligam várias vezes por segundo para gerar o efeito 3D.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Topo

3D Passivo: tecnologia de imagem tridimensional que trabalha em conjunto com óculos anáglifos (onde uma lente é azul e outra é vermelha)para gerar as cenas.

Topo

5.1 Surround: tecnologia de som Surround mais comum, que utiliza cinco alto-falantes em conjunto a um subwoofer para gerar os efeitos desejados.

Topo

480p: categoria exclusiva de EDTV, que atinge resoluções de imagem de até 854 x 480 em varredura progressiva.

Topo

720i: termo usado erroneamente para representar tecnologias de imagem em 720p. Embora possa existir na teoria, jamais foi criada televisão com 720i.

Topo

720p: categoria mais simples de HDTV, onde a televisão gera uma imagem com resolução de 1280 x 720 em varredura progressiva, atingindo taxas de velocidade de até 60 quadros por segundo. É atualmente a mais usada tanto nos canais de HD quanto nos consoles de vídeo game.

Topo

1080i: “segundo nível” de HDTV, onde a televisão gera uma imagem com resolução de 1920 x 1080 a uma taxa de velocidade de até 30 quadros por segundo, devido ao fato de utilizar varredura entrelaçada. Dentre as categorias HD, é a menos encontrada e usada.

Topo

1080p: categoria de HDTV com maior qualidade até o momento, o 1080p atinge uma resolução de 1920 x 1080 em varredura progressiva, atingindo taxas de até 60 quadros por segundo. Embora esteja presente em boa parte das televisões HD, essa tecnologia é pouco usada, quando comparada ao 720p.

Topo

4320p: formato de vídeo mais “poderoso” da atualidade, o 4320p alcança uma resolução 7680 x 4320, 16 vezes mais que o 1080p. Por ter uma diferença de qualidade tão grande, essa tecnologia é categorizada como UHDTV.

Topo

Ambilight: tecnologia presente nas TVs da marca Philips que preenche suas laterais com centenas de pequenos LEDs. Estes então projetam a cor dominante da cena ao redor da tela.

Topo

AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode): sistema utilizado em televisores, evoluído do OLED. Diferente de seu antecessor, o AMOLED possui uma tecnologia de matriz ativa que permite uma maior velocidade no controle de cada diodo.

Topo

ATSC (Advanced Television System Committee): padrão norte-americano de TV digital, projetado para operar com imagens em alta definição. Embora tenha sido usado apenas pelos Estados Unidos, quando criado, o sistema é atualmente utilizado por vários outros países, como Canadá, México e Coreia do Sul.

Topo

Backlight: fonte de iluminação usada em monitores LCD, normalmente formada por alguns LEDs que projetam luz por trás ou pelas laterais da tela.

Topo

Blu-ray: considerado o sucessor do DVD, é o disco de armazenamento de dados com maior capacidade até o momento, guardando de 25 a 50 GB de informação. Por ser tão poderoso, o Blu-ray permite que os telespectadores assistam a filmes com aproximadamente seis vezes mais qualidade que seu antecessor.

Para os curiosos: o termo “Blu-ray” vem de “Blue-ray” (“Raio-azul”, em português), devido à cor do laser utilizada por seu leitor. O motivo para a falta da letra “e” em seu nome oficial é o fato de que é proibido registrar uma palavra comum como nome comercial em certos países, o que obrigou a Sony a fazer tal alteração.

Topo

Bravia Engine: tecnologia encontrada em televisores da série Bravia que usa um processador especial para melhorar a qualidade das imagens. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui para ser levado a uma nova página do Tecmundo.

Topo

Brilho: característica presente nas TVs que permite o controle de claridade da imagem. Valores maiores de brilho permitem que o espectador enxergue melhor em cenas escuras, mas ao atingir níveis exagerados pode dar um tom esbranquiçado para as cores mostradas.

Topo

CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp): tipo de backlight que conta com uma fileira de lâmpadas fluorescentes para gerar a iluminação, no lugar de LEDs. Atualmente caindo em desuso, uma vez que já foi superada por outras tecnologias.

Topo

Closed Caption: tecnologia que insere legendas automaticamente no programa sendo mostrado pela TV, criada para permitir que deficientes auditivos possam acompanhar toda a parte sonora de uma cena através de descrições textuais.

Topo

Coaxial: Cabo utilizado para transmitir sinais UHF até o televisor.

Topo

Contraste: característica das TVs que define sua capacidade de mostrar diferenças sutis de cor e tom.

Topo

CRT (Cathode ray tube): termo em inglês muito usado para se referir a televisores de “Tubo de Raios Catódicos”.

Topo

Definição: termo comumente usado para se referir à resolução da tela.

Topo

DLP (Digital Light Processor): tecnologia presente em projetores que usa uma série de pequenos espelhos para refletir a luz e montar uma imagem, de forma semelhante a um mosaico.

Topo

Dolby Digital 5.1: tecnologia de som Surround mais comum do mercado. Por ser tão famosa, muitos usam o nome Dolby Digital 5.1 erroneamente para se referir ao “5.1 Surround”.

Topo

Dual-View: técnica que transforma um televisor em uma extensão de outra tela. Normalmente utilizada por usuários de computador para aumentar sua Área de trabalho.

Topo

DVB (Digital Video Broadcasting): padrão de TV digital utilizado nos países da Europa.

Topo

DVD (Digital Versatile Disc): disco de armazenamento de dados com capacidade de guardar 4,7 GB de informação, usado por muitos anos para assistir a filmes. Seu “reinado” está sendo lentamente tomado pelo Blu-ray, que consegue gravar um número muito maior de informações.

Topo

DVI (Digital Visual Interface): cabo utilizado no envio de imagens digitais para o televisor com qualidade semelhante ao HDMI, com a diferença de não transmitir sinais de áudio. O DVI também conta com um sistema de criptografia, que impede que o sinal que passa por ele seja interpretado por um terceiro aparelho.

Topo

EDTV (Enhanced Definition Television): Categoria de televisores intermediária entre a SDTV e a HDTV, para os aparelhos que atingiam resoluções de 480p.

Topo

Espelhamento: técnica comumente utilizada para transformar uma ou mais telas em um “reflexo” do que é mostrado em um televisor.

Topo

Flat: tipo de televisor onde a tela é completamente reta.

Topo

fps (frames per second): unidade de medida usada para indicar o número de quadros que são mostrados na tela a cada segundo. Para mais informações, veja o termo “Frame Rate”.

Topo

Frame Rate: termo usado para se referir à taxa de imagens mostradas na tela por segundo. Embora as TVs costumem alcançar até 60 fps, alguns televisores estão utilizando tecnologias especiais para aumentar drasticamente esse número, resultando em cenas que chegam a ter quatro vezes mais quadros, com movimentações muito mais fluídas.

Topo

Frontlight: fonte de iluminação usada em alguns monitores LCD, composta normalmente por LEDs posicionados na frente da TV. Por ser um sistema com qualidade inferior ao backlight, a frontlight é pouco presente, sendo quase sempre usada em conjunto de outras fontes de luz.

Topo

Full HD: termo usado para se referir a um televisor com suporte a definições em 1080p.

Topo

Gama: ferramenta encontrada em várias TVs que corrige o brilho das cenas.

Topo

HCFL (Hot Cathode Fluorescent Lamp): tipo de backlight que conta com uma fileira de lâmpadas incandescentes para gerar a iluminação, no lugar de LEDs. Atualmente caindo em desuso, uma vez que já foi superada por outras tecnologias.

Topo

HD Ready: termo usado para se referir a um televisor com suporte a tecnologia HD. Normalmente é utilizada apenas para TVs com definições de 720p e 1080i, embora também possa ser usada em monitores com 1080p.

Topo

HDMI (High-Definition Multimedia Interface): cabo usado para enviar sinais em alta definição para o televisor. Atualmente é considerada a melhor conexão do mercado.

Topo

HDMI 3D: cabo de conexão HDMI que permite o envio de sinais em três dimensões para sua televisão. Vale lembrar que sem o uso de um desses, seu televisor não é capaz de gerar imagens tridimensionais, mesmo em uma TV 3D.

Topo

HDTV (High-Definition Television): categoria de televisores que possuem alta definição de imagem, com uma resolução mínima de 720p.

Topo

Home Theater: conceito usado para representar um equipamento ou uma série de equipamentos que, junto do televisor, tornam-se um centro de entretenimento. Os aparelhos podem variar de um simples conjunto de som até uma série de dispositivos como um sistema surround com leitor de Blu-ray e assentos especiais com alto-falantes integrados.

Topo

Infravermelho: sistema de comunicação normalmente utilizado pelo controle remoto para mandar ordens ao televisor.

Topo

Invisible Screen: tecnologia inventada pela Lumines que deixa a tela do televisor completamente transparente quando o aparelho está fora de uso.

Topo

IPTV (Internet Protocol Television): tecnologia de transmissão de sinais de televisão através da internet, de forma semelhante ao streaming.

Topo

ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting): padrão de transmissão de TV digital usado no Japão, considerado por vários países como o melhor sistema da categoria não só devido à qualidade do sinal, mas também por sua versatilidade.

Topo

LCD (Liquid Crystal Display): tecnologia de televisores composta por uma série de pequenos compartimentos cheios de cristal líquido, que mudam de cor de acordo com a corrente elétrica que passa por eles. Uma vez que não produzem luz por si só, TVs LCD são obrigadas a usar algum tipo de backlight para funcionar.

Topo

Mirroring: termo em inglês para “espelhamento”.

Topo

Motionflow: tecnologia de tratamento de imagem desenvolvida pela Sony que “cria” quadros intermediários entre cada frame, gerando vídeos com movimentações muito mais fluídas.

Topo

MTS (Multichannel television sound): padrão de transmissão de sinais de áudio usado em conjunto ao formato NTSC.

Topo

NTSC (National Television System(s) Committee): padrão de sinal analógico utilizado na maioria dos países da América. Embora seja bastante famoso, muitos consideram a tecnologia inferior ao PAL.

Topo

OLED (Organic Light-Emitting Diode): tecnologia de televisores que utiliza diodos orgânicos “impressos” na tela. TVs que utilizam OLED não necessitam de backlights ou frontlights, uma vez que cada um desses diodos gera luz própria, permitindo que a tela seja extremamente fina.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Topo

PAL (Phase Alterning Line): uma das três grandes tecnologias de transmissão de sinais de TV em cores, é um dos sistemas com maior número de países “adeptos”, embora passando por algumas alterações em seu funcionamento em certos locais.

Topo

PAL-M (Phase Alterning Line - M): padrão derivado do PAL, utilizado no Brasil para permitir que os telespectadores donos de TVs em preto-e-branco pudessem receber transmissões coloridas sem a necessidade de adaptadores.

Topo

PAL-N (Phase Alterning Line - N): padrão derivado do PAL, utilizado na Argentina e no Uruguai para contornar sua frequência elétrica, que, diferente da maioria dos países da América do Sul, têm frequências de 50 Hz.

Topo

Pay-per-view: serviço de vídeo em que telespectador deve pagar pelo direito de assistir a uma determinada transmissão.

Topo

Pixel Perfect HD Engine: sistema desenvolvido pela Philips que converte todo o conteúdo de sua TV para resoluções de 1080p.

Topo

Plasma: tipo de televisor onde a tela é composta por uma série de pequenos compartimentos preenchidos por gás, que mudam de cor de acordo com a corrente elétrica que passa por eles. Das tecnologias utilizadas nas TVs atuais, é a que gera melhores resultados em cor e definição, mas possui a desvantagem de obrigar a troca do plasma de tempos em tempos (embora isso tenha aumentado recentemente, indo de 5 para 20 anos entre cada troca).

Topo

RCA (Radio Corporation of America): cabo mais utilizado para transmitir sinais analógicos até o televisor. O RCA consiste em três conectores, normalmente nas cores amarelo (vídeo), branco (áudio esquerdo/mono) e vermelho (áudio direito).

Topo

RGB In: entrada para cabos RGB que permite transformar uma televisão em um monitor de computador.

Topo

S-Force: tecnologia desenvolvida pela Sony que consegue imitar a sensação do 5.1 Surround utilizando apenas os alto-falantes da TV.

Topo

S-Video (Separate Video): cabo de transmissão de vídeo que gera uma imagem superior a do vídeo composto, mas deve ser utilizado juntamente a um conector RCA para funcionar de forma correta.

(Fonte da imagem: HIS Digital)

Topo

SCART: cabo de transmissão de vídeo que utiliza um conector de 21 pinos para enviar os dados até o televisor. Tornou-se obsoleto com a chegada do HDMI.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Topo

Screen Tearing: defeito gráfico que ocorre em algumas TVs quando suas taxas de atualização são baixas demais, gerando “rasgos” na imagem. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Topo

SDTV (Standard Definition Television): categoria de televisores que possuem resoluções de imagem inferiores a 480p.

Topo

SECAM (Séquentiel Couleur à Mémoire): primeiro padrão de sinal analógico em cores da Europa, atualmente utilizado pela França e por alguns países da África e Ásia.

Topo

Sinal analógico: padrão de sinal que não passa por qualquer tipo de decodificação complexa, dependendo de equipamentos mecânicos para interpretar as informações.

Topo

Sinal digital: padrão que codifica sinais analógicos para informações digitais, que são enviadas até a casa do telespectador.

Topo

Slim: nome dado a TVs que são extremamente finas.

Topo

Streaming: sistema de transmissão de vídeo em tempo real através da internet.

Topo

Surround: sistema de som que utiliza uma combinação de alto-falantes posicionados em locais estratégicos para dar ao telespectador a impressão de estar rodeado pelos efeitos sonoros do que quer que ele esteja assistindo.

Topo

Televisão aberta: sinal de TV transmitido de forma gratuita para os televisores.

Topo

Televisão por assinatura: sinal de TV transmitido apenas para aqueles que pagarem uma determinada taxa.

Topo

Temperatura de Cor: característica presente nos televisores que permite alterar as cores mostradas na tela para tons mais azulados ou avermelhados.

Topo

Time Machine: tecnologia desenvolvida pela LG que adiciona um disco rígido ao televisor, permitindo que o telespectador grave, pause e volte qualquer programa que estiver assistindo.

Topo

TOSLINK (Toshiba Link): sistema de transmissão de sinais por fibra ótica, normalmente usado na conexão entre um televisor e um equipamento de som.

Topo

Touch Interface: tecnologia desenvolvida pela Lumines que transforma a tela de sua TV em uma enorme touchscreen.

Topo

Tubo de Raios Catódicos: tecnologia usada nas TVs mais antigas, antes da chegada do LCD e do Plasma. Ela utiliza uma série de tubos que mandam cargas de radiação até a tela revestida de fósforo, que reage a essa radiação e brilha em cores determinadas de acordo com a dose enviada.

Para quem estiver se perguntando, as TVs de tubo realmente enviam doses de radiação que podem ser extremamente perigosas, principalmente nas televisões coloridas. Para evitar isso, as telas dos aparelhos são revestidas com uma camada de chumbo que segura boa parte da carga.

Topo

TV 3D: nome dado a televisões que são capazes de gerar imagens tridimensionais, com ou sem a ajuda de óculos especiais.

Topo

TV a Cabo: termo usado comumente para se referir a um serviço de “televisão por assinatura” que utiliza cabos para enviar o sinal até sua TV.

Topo

TV de Tubo: termo coloquial usado para se referir a um televisor de “Tubo de Raios Catódicos”.

Topo

TV por satélite: termo usado comumente para se referir a um serviço de “televisão por assinatura” que utiliza parabólicas especiais para enviar o sinal até sua TV.

Topo

UHDV (Ultra High-Definition Video): termo usado comumente para se referir a “UHDTV”.

Topo

UHDTV (Ultra High-Definition Television): categoria de televisores que atingem resoluções de 4320p ou mais.

Topo

UHF (Ultra High Frequency): sistema de transmissão de sinais evoluído do VHF. É considerado por muitos como o “padrão” entre todos os sistemas de transmissão.

Topo

Upscale: método usado em vários tipos de aparelhos de reprodução de vídeo (inclusive video games) quando o televisor possui suporte a 1080p, mas a imagem é de apenas 720p. O upscale redimensiona a cena mostrada para o telespectador, imitando uma maior qualidade de imagem.

Topo

USB In: entrada para dispositivos USB encontrada em alguns televisores que permite a reprodução de arquivos de vídeo diretamente por ele. Vale avisar se a TV possuir essa conexão com o texto “Service Only” logo depois do nome, não adianta nem tentar, pois ela não funcionará da forma descrita acima.

Topo

Varredura entrelaçada: sistema usado na atualização de vídeo do televisor onde apenas metade da tela é atualizada a cada quadro para dar a impressão de que a imagem possui uma maior resolução.

Topo

Varredura progressiva: sistema usado na atualização de vídeo do televisor onde a tela tem sua imagem refeita por completo a cada quadro. É considerada uma tecnologia superior à varredura entrelaçada.

Topo

VHF (Very High Frequency): um dos primeiros sistemas de transmissão de sinais para TVs, foi base para a criação do UHF. Atualmente é utilizado nos canais 2 a 13 da televisão brasileira.

Topo

VHS (Video Home System): sistema de gravação e reprodução de áudio e vídeo que utilizava fitas videocassete para funcionar.

Topo

Videocassete: fitas magnéticas com capacidade de armazenar até seis horas de gravação. Trouxe algumas variações para serem mais fáceis de carregar (embora tivessem menor tempo de gravação).

(Fonte da imagem: Mega Mix Digital)

Topo

Vídeo Componente: cabo de TV usado para gerar imagens em alta definição. Diferente de outras conexões, que costumam unir todos os diferentes sinais de áudio e vídeo em uma única entrada, o componente as divide em um total de cinco encaixes: três deles são para as cores vermelho, verde e azul, enquanto que os dois restantes são para o som de cada lado da televisão.

Também é possível encontrar uma versão do mesmo cabo, mas com apenas três conexões. Nesse caso, ele é desprovido das entradas de áudio.

(Fonte da imagem: Divulgação/Leadership)

Topo

Vídeo Composto: sistema de vídeo analógico, usado pela maioria das TVs desprovidas de sinal digital. É comumente confundido com o “RCA”, nome dado ao cabo utilizado pela tecnologia para enviar suas mensagens.

Topo

Colaboração: Jonathan D. Machado

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.