Celulares: O dicionário de A a Z

15 min de leitura
Imagem de: Celulares: O dicionário de A a Z

O que é TDMA? E quanto ao CDMA? Mas o que há de diferente entre eles e o FDMA? Se você já se fez essas perguntas, mas nunca conseguiu achar as respostas, é só acompanhar esse dicionário que o Baixaki e o Tecmundo prepararam para tirar todas as suas dúvidas sobre celulares, smartphones, sistemas operacionais e tudo mais sobre o assunto.

Para conseguir achar o termo desejado com facilidade, basta clicar no índice abaixo:

1G2G2.5G3G4G
AcelerômetroADCPMAnatelAndroidAndroid Market
App StoreÁrea de CoberturaÁrea de SombrabadaBanda Larga
BasebandBluetoothBrew MPBroadbandCandybar
CCDCDMAChipClamshellClonagem
CMOSControle por VozCorreio de VozCrosstalkDualband
EDGEEfeito memóriaFacetimeFDMAFemtocell
Geo-TagGPRSGPSGSMHSPA
HSPDAHSUPAIMEIIMSIiOS
ISPiTapJailbreakLinha cruzadaLTE
MaemoMeeGoMemory effectMensagemMicro SD Card
Micro SDHCMicro SIM CardMicro USBMini SD CardMini SIM Card
MMSModo AviãoModo de EmergênciaModo SilenciosoOperadora
OVIPalmPalm OSPINPUK
PushQuadbandQWERTYRIMRingtone
RoamingRoaming AutomáticoRootR-UIM CardSamsung Apps
SIM CardSIM LockSliderSmartphoneSMS
SMS ConcatenadaSymbianSymbian OSSwypeT9
Talk-TimeTD-SCDMATDDTDMTDMA
TetheringTMSIToque monofônicoToque polifônicoTorpedo
TribandUMTSVibracallVoicemailWAP
webOSWCDMAWi-FiWiMAXWindows Marketplace
Windows MobileWindows Phone 7Wireless

1G: primeira geração da tecnologia de comunicação sem fio, a única a funcionar com base em um sistema analógico. Embora revolucionária, era considerada muito pouco segura pelos usuários.

Topo

2G: geração de comunicação sem fio que trouxe algumas das características mais usadas até hoje, como a possibilidade de enviar mensagens de texto. Foi também a primeira a enviar sinais digitais.

Topo

2.5G: considerada como uma geração não oficial, o 2.5G é representado pelas tecnologias que serviram como base para o 3G, como o EDGE e o GPRS.

Topo

3G: sistema de comunicação sem fio que permite conexões de internet que vão de 5 a 10 Mbps, além de suportar um maior número de usuários simultâneos na rede e possuir um custo substancialmente menor, se comparado às gerações anteriores.

Topo

4G: sistema de comunicação sem fio, ainda em desenvolvimento, que deve alcançar velocidades de conexão de 100 Mbps a 1 Gbps. Atualmente em teste em alguns países, como no Japão.

Topo

Acelerômetro: equipamento disponível em alguns celulares para identificar a posição em que o aparelho está, além de perceber qualquer movimentação. É graças a ele que alguns aparelhos conseguem alternar entre imagens “de pé” e “deitadas”.

Topo

ADCPM (Adaptative Differencial Pulse Code Modulation): método usado por alguns celulares para digitalizar os sinais de voz do usuário.

Topo

Anatel: agência brasileira responsável pela fiscalização e regulamentação de todos os serviços de telecomunicação nacional.

Topo

Android: desenvolvido pela Google, é um dos dois principais sistemas operacionais utilizados nos celulares e é famoso por sua versatilidade. Atualmente está em sua versão 3.0 nos tablets e 2.3 nos celulares.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Topo

Android Market: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos com o sistema operacional da Google, em que é possível baixar diversos programas e jogos tanto de graça quanto de forma paga.

(Fonte da imagem: Android Market)

 Topo

App Store: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos da Apple com base no sistema operacional iOS. Hoje, conta com mais de 500 mil programas para download.

Topo

Área de Cobertura: extensão territorial alcançada pelo sinal do celular.

Topo

Área de Sombra: locais onde o sinal do celular é menor (ou nulo), devido a obstáculos como prédios e viadutos.

Topo

bada: sistema operacional criado pela Samsung, com foco em funcionar tanto em celulares simples quanto em smartphones de alto nível.

(Fonte da imagem: Divulgação/bada)

Topo

Banda larga: nome dado para qualquer rede de conexão que atinja velocidades superiores a 56 Kbps. Apenas um sistema de banda larga tem capacidade de gerar transmissões de vídeo.

Topo

Baseband: sistema que aumenta a frequência de um sinal de baixa frequência para que ele possa ser enviado e captado por outros aparelhos sem distorções.

Topo

Bluetooth: tecnologia de transmissão de dados a curtas distâncias. É um dos métodos de troca de informações mais utilizado nos celulares atuais.

Topo

BREW MP (Binary Runtime Environment for Wireless Mobile Platform): plataforma para celulares, criado pela Qualcomm, que permite que o usuário baixe e jogue aplicativos. O BREW é considerado um “pseudo sistema operacional” por funcionar apenas em aparelhos que já possuam código nativo.

(Fonte da imagem: Divulgação/HTC)

Topo

Broadband: termo em inglês para “Banda Larga”.

Topo

Candybar: termo usado para representar os aparelhos em forma de barra, sem tampas ou partes deslizantes. Como o próprio nome diz, é como uma “barra de chocolate”.

Topo

CCD (charge-coupled device): sensor usado em equipamentos digitais. Embora gere imagens de melhor qualidade que seu concorrente, o CMOS, o CCD não é tão usado em celulares por ter um tamanho e preço maiores.

Topo

CDMA (Code Division Multiple Access): tecnologia digital de transmissão que utiliza uma combinação de diferentes frequências para se comunicar com a rede de telefonia.

Topo

Chip: termo usado comumente para se referir ao “Mini SIM Card”.

Topo

Clamshell: termo usado para representar os celulares com tampa, que se abrem de forma semelhante a uma ostra.

Topo

Clonagem: ato ilegal de copiar dados de um dispositivo móvel para outro, usando-o para realizar chamadas fraudulentas.

Topo

CMOS (Complementary metal-oxidesemiconductor): um dos dois tipos de sensores mais usados em equipamentos digitais. Este é mais usado em celulares por ser menor e gastar menos energia, além de ser mais barato que seu concorrente, o CCD.

Topo

Controle por Voz: função presente na maioria dos smartphones das gerações atuais, que permite que o usuário faça ligações (e até mesmo dê ordens para o celular) apenas com falas.

Topo

Correio de Voz: área onde você pode checar mensagens de voz deixadas por outras pessoas, funcionando de forma semelhante a uma secretária eletrônica.

Topo

Crosstalk: nome, em inglês, para o termo “linha cruzada”.

Topo

Dualband: termo usado para se referir a um aparelho com suporte a duas das quatro principais frequências de sinal GSM. A combinação de compatibilidade pode variar de acordo com o celular.

Topo

EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution): sistema de conexão considerado como o precursor do 3G. Essa tecnologia ganha destaque por evoluir com frequência, atualmente alcançando velocidades de 500 Kbps.

Topo

Efeito memória: efeito que ocorre quando carregamos os celulares antes de sua bateria se esgotar por completo, reduzindo seu tempo de duração. Atualmente isso tem se tornado menos comum, pois muitos dos aparelhos possuem baterias que não são afetadas por esse problema.

Topo

Facetime: sistema disponível no iPhone, iPod Touch e iPad 2 que permite aos donos de um aparelho a realização de videoconferências com outros usuários de um dos três dispositivos. Para que o Facetime funcione, ambos os eletrônicos devem estar conectados a uma rede de internet.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Topo

FDMA (Frequency Division Multiple Access): sistema de comunicação utilizado principalmente para transmissões por satélite, podendo ser usado tanto com sinais analógicos quanto digitais.

Topo

Femtocell: aparelho semelhante a um roteador que utiliza uma conexão de internet comum para melhorar o sinal 3G de uma pequena área, como uma casa.

Topo

Geo-Tag: função presente em alguns celulares em que o aparelho grava informações de seu posicionamento geográfico quando certo arquivo foi criado, como ao tirar fotos ou filmar um acontecimento.

Topo

GPRS (General packet radio service): sistema de transmissão de dados sem fio para celulares com tecnologia GSM. Compete diretamente com a conexão EDGE, embora seja mais lenta. Mesmo assim, é mais popular que sua “concorrente”.

Topo

GPS (Global Positioning System): sistema de localização global presente na maioria dos smartphones que permite ao usuário receber informações geográficas da área que está por satélites.

Topo

GSM (Global System for Mobile Communications): tecnologia de comunicação mais popular no mundo, com sinais e canais de voz digitais. Para controlar as frequências, o sistema utiliza uma combinação do TDMA e do FDMA.

Topo

HSPA (High Speed Packet Access): sistema de transmissão de dados de banda larga em alta velocidade. Embora não alcance o nível de uma rede 4G, seu desempenho superior ao das redes 3G garantiram ao HSPA o título não oficial de “rede 3.5G”.

Topo

HSPDA (High Speed Packet Downlink Access): termo referente à velocidade de download de uma rede HSPA.

Topo

HSUPA (High Speed Uplink Packet Access): termo referente à velocidade de upload de uma rede HSPA.

Topo

IMEI (International Mobile Equipment Identity): número de identificação do aparelho celular, de forma similar ao nosso CPF. Com esse código é possível bloquear o funcionamento do dispositivo em casos de roubo, mesmo que o usuário troque o SIM Card.

Topo

IMSI (International Mobile Subscriber Identity): código de identificação usado para informar dados da rede para a qual o celular pertence.

Topo

iOS: sistema operacional desenvolvido pela Apple, exclusivo para iPhone, iPad e iPod Touch. É famoso por sua velocidade e facilidade de uso, disputando o primeiro lugar de melhor plataforma para celulares, junto do Android.

Topo

ISP (Internet Service Provider): sigla usada para representar a companhia que oferece o serviço de internet para seu celular.

Topo

iTap: tecnologia de previsão de texto desenvolvida pela Motorola para competir com o t9. Seu funcionamento é quase idêntico ao seu concorrente, mas com uma interface um pouco diferente.

Topo

Jailbreak: processo que remove as limitações naturais do iOS, permitindo que o usuário ganhe acesso a áreas que não teria normalmente, além de poder fazer modificações que seriam bloqueadas em outros casos ou mesmo instalar aplicativos que não fazem parte da App Store. Vale lembrar que o Jailbreak é ilegal, mas pode ser revertido com facilidade.

Topo

Linha cruzada: efeito em que sinais de ligação se misturam, resultando em usuários ouvindo conversas de outras pessoas. Embora fosse relativamente comum há alguns anos atrás, tem se tornado cada vez mais raro a cada ano.

Topo

LTE (Long Term Evolution): tecnologia de conexão sem fio capaz de taxas de transferência de 15 a 100 vezes maior que as encontradas nas redes 3G, competindo com a WiMAX pela posição de primeira rede 4G da atualidade.

Topo

Maemo: sistema operacional usado tanto em smartphones quanto em tablets. Embora seja baseado no SO Debian (plataforma criada a partido do Linux), o Maemo não é disponibilizado em open source.

(Fonte da imagem: Divulgação/Maemo)

Topo

MeeGo: sistema operacional open source baseado no Linux, desenvolvido para celulares, tablets e netbooks com o objetivo de suceder o Maemo. A plataforma foi criada com foco em oferecer um melhor suporte aos aparelhos com processadores Atom.

(Fonte da imagem: Divulgação/MeeGo)

Topo

Memory effect: termo em inglês para “efeito memória”.

Topo

Mensagem: termo coloquial para SMS ou MMS.

Topo

Micro SD Card: cartão de memória usado na maioria dos celulares para que possam armazenar dados como imagens, vídeos e músicas.

Topo

Micro SDHC: versão com alta capacidade de armazenamento do Micro SD Card, suportando até 16 GB de dados. Ainda é pouco usado nos celulares atuais por seu alto custo.

Topo

Micro SIM Card: versão menor do Mini SIM Card usada por alguns aparelhos que dispõem de pouco espaço físico. Uma vez que o cartão diminui seu tamanho ao retirar apenas uma “sobra” de plástico, é possível transformar um no outro com apenas alguns recortes.

Topo

Micro USB: cabo USB mais usado para transferir dados entre celulares e computadores.

Topo

Mini SD Card: cartão de memória utilizado em alguns celulares para que possam armazenar dados como imagens, vídeos e músicas. Hoje em dia é muito pouco usado, por ser substituído pelo Micro SD Card.

Topo

Mini SIM Card: parte destacável do SIM Card, que deve ser inserida no celular para que ele possa realizar chamadas.

Topo

MMS (Multimedia Messaging Service): sistema de envio de mensagens que contêm arquivos multimídia como fotos, vídeos, ringtones e músicas. Apesar do nome e função semelhante ao SMS, o método de envio e recebimento das duas é bastante diferente.

Topo

Modo Avião: modo que deve ser ativado dentro de um avião para impedir que os sinais enviados por seu aparelho afetem os equipamentos do veículo. O Modo Avião desliga todos os sistemas de troca de informação, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, além de impedir que você envie ou receba ligações.

Topo

Modo de Emergência: modo ativado quando seu aparelho não está apto a realizar chamadas comuns, que permite ao usuário a realização de ligações para telefones como o da polícia e dos bombeiros.

Topo

Modo Silencioso: modo em que o dispositivo para de dar avisos sonoros ao receber chamadas, mensagens ou qualquer outro motivo. Na maioria dos celulares, ele não impede o funcionamento do aviso por vibração.

Topo

Operadora: empresa responsável pelos fluxos das chamadas que entram e saem do país.

Topo

OVI: loja de aplicativos para os aparelhos desenvolvidos pela Nokia.

(Fonte da imagem: OVI)Topo

Palm: empresa fabricante dos celulares de mesmo nome, criou alguns dos primeiros PDAs da história (tanto que, por muitas vezes, esses eletrônicos eram chamados de Palmtops). Foi comprada pela HP em 2010.

Topo

Palm OS: sistema operacional usado nos aparelhos da Palm, feito a partir do Linux. Atualmente extinto, foi base para o desenvolvimento do webOS.

 

Topo

PIN (Personal Identification Number): senha de segurança, disponível em seu SIM Card, que deve ser usada pelo usuário sempre que o celular for ligado (caso a função de bloqueio por PIN esteja ativada). Caso o código certo não seja inserido, o cartão SIM não funcionará. O PIN é usado em conjunto com o PUK para proteger seu aparelho, mas apenas o primeiro deles pode ser alterado.

Topo

PUK (PIN Unlock Code): código que deve ser inserido para desbloquear seu SIM Card caso você tenha inserido o PIN errado três vezes. Se o PUK for errado dez vezes, o cartão é bloqueado permanentemente.

Topo

Push: método de notificação presente nos aparelhos com iOS para avisar novidades de mensagens, ligações e aplicativos.

Topo

Quadband: termo usado para representar um aparelho com suporte às quatro frequências GSM mais utilizadas, que são de 850, 900, 1800 e 1900 MHz.

Topo

QWERTY: teclado padrão usado em computadores, mas também presente em smartphones tanto na forma física quanto virtual (nesse caso, controlado por touchscreen).

Topo

RIM (Research in Motion): empresa fabricante dos aparelhos BlackBerry.

Topo

Ringtone: aviso sonoro feito pelo celular quando este recebe uma nova mensagem ou ligação.

Topo

Roaming: nome dado para a capacidade de um aparelho permitir que você use suas funções de envio e recebimento de sinal mesmo quando fora da área de cobertura de sua rede, através do uso de outra rede próxima.

Topo

Roaming Automático: sistema que executa o roaming para usuário de forma automática, sem que ele precise modificar qualquer configuração do aparelho.

Topo

Root: processo semelhante ao Jailbreak, mas para aparelhos com o sistema operacional Android, permitindo que o usuário acesse áreas e funções anteriormente bloqueadas para ele.

Topo

R-UIM Card: cartão semelhante ao SIM Card, mas para redes de comunicação CDMA. É muito usado em países como China, Índia, Tailândia e Japão.

Topo

Samsung Apps: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos da Samsung, feita com foco nos dispositivos com o sistema operacional bada.

(Fonte da imagem: Samsung Apps)

Topo

SIM Card: cartão disponibilizado pela operadora de celular para que você possa mandar e receber ligações. Sem ele, os aparelhos normalmente ficam bloqueados para realizar qualquer tipo de chamada. Diferente do que muitos pensam, o SIM Card é todo o cartão em que ele vem, enquanto que a parte que é inserida no smartphone pode ser tanto um Mini quanto um Micro SIM Card.

Topo

SIM Lock: trava comumente usada pelas operadoras para que o usuário não possa utilizar seu aparelho com SIM Cards de outra empresa. Atualmente é possível desbloquear a trava sem qualquer custo ou desvantagem.

Topo

Slider: termo usado para representar celulares cujo design normalmente esconde parte do aparelho através de um sistema de deslize.

Topo

Smartphone: considerada por muitos como a “evolução” dos celulares, um smartphone é um dispositivo móvel que agrega características de celular, câmera, PDA, player de música e vídeo, além de várias outras características, em um único equipamento.

Topo

SMS (Short Message Service): tecnologia de envio de mensagens (exclusivamente de texto) para outros celulares. Normalmente possui um limite de 160 caracteres, mas que pode diminuir caso o usuário insira letras especiais ou pontuações.

Topo

SMS concatenada: processo que ocorre quando o usuário ultrapassa o limite de caracteres de uma mensagem, o que faz com que o celular divida o SMS em várias mensagens menores e as envia para o aparelho de destino.

Topo

Symbian: sistema operacional criado pela Nokia para suceder o Symbian OS. Ao contrário do que alguns podem acreditar, o Symbian e o Symbian OS são plataformas diferentes. Embora tenha sido descontinuado pela empresa em fevereiro de 2011, o sistema terá suporte aos usuários até 2016.

Topo

Symbian OS: primeiro sistema operacional desenvolvido pela Nokia, funcionando exclusivamente em aparelhos com processadores ARM. Foi substituído pela plataforma Symbian.

Topo

Swype: método de entrada de texto para smartphones com touchscreen. Seu funcionamento difere dos sistemas comuns, pois para digitar não é preciso pressionar as teclas, mas apenas arrastar o dedo pelas letras que compõem a palavra.

(Fonte da imagem: Divulgação/Swype)

Topo

T9 (Text on 9 Keys): sistema de previsão de mensagens que cruza as teclas pressionadas pelo usuário com as possíveis palavras que aqueles números podem formar, completando o texto para você. Pode ser encontrado em quase todos os celulares da atualidade.

Topo

Talk-Time: termo usado para representar o tempo de duração da bateria do celular em uma ligação constante.

Topo

TD-SCDMA (Time Division-Synchronous Code Division Multiple Access): padrão de comunicação móvel 3G, utilizado apenas na China.

Topo

TDD (Time Division Duplex): técnica de comunicação bidirecional através de duas pessoas que utilizem um mesmo canal.

Topo

TDM (Time Division Multiplex): método de conexão que permite que vários usuários utilizem um mesmo canal, um de cada vez. Assim, cada um deles tem uma alta velocidade de transmissão de dados, por um tempo limitado.

Topo

TDMA (Time Division Multiple Access): padrão de telefonia baseado no TDM, que permite que vários usuários utilizem um canal feito para apenas uma pessoa com total desempenho, através de um sistema de divisão de tempo.

Topo

Tethering: processo de utilizar seu smartphone como um modem para outro dispositivo (normalmente um computador ou notebook) através de uma conexão feita tanto por cabo USB quanto por Bluetooth. Em certos casos, as operadoras podem cobrar taxas extras por esse uso especial.

Topo

TMSI (Temporary Mobile Subscriber Identity): identidade temporária atribuída a um celular que está fora de sua área de serviço comum.

Topo

Toque monofônico: toque de celular extremamente simples, capaz de reproduzir apenas um tipo de som/nota por vez.

Topo

Toque polifônico: toque de celular que utiliza vários canais de som para gerar uma música com vários instrumentos diferentes sendo representados.

Topo

Torpedo: termo usado no Brasil para “mensagem”.

Topo

Triband: termo usado para se referir a um aparelho com suporte a três das quatro principais frequências de sinal GSM. A combinação de compatibilidade pode variar de acordo com o celular.

Topo

UMTS (Universal Mobile Telecommunications System): sistema de comunicação sem fio que combina tecnologias GSM e MAP para gerar velocidades de transferência de 45 Mbps.

Topo

Vibracall: termo usado para se referir à função vibradora dos celulares.

Topo

Voicemail: termo em português para “Correio de voz”.

Topo

WAP (Wireless Application Protocol): sistema de internet móvel mais básico para qualquer aparelho celular, permitindo o acesso do conteúdo por versões simples das páginas originais.

Topo

webOS: sistema operacional criado pela Palm como sucessor do PalmOS. Foi renomeado para “HP webOS” depois que a empresa foi comprada pela HP. Recentemente teve seu desenvolvimento descontinuado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Palm)

Topo

WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access): evolução da tecnologia GSM que permite uma transmissão de dados a maior velocidade.

Topo

Wi-Fi: rede de conexão sem fio para que o usuário possa utilizar a internet. Hoje, a maioria dos celulares tem suporte a esse sistema.

Topo

WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access): padrão de conexão sem fio que compete com o LTE pelo título de primeira rede 4G. Testes feitos em laboratório mostraram velocidades que variavam entre 40 Mbps e 1 Gbps.

Topo

Windows Marketplace: loja de aplicativos para os usuários de smartphones com sistemas operacionais Windows.

Topo

Windows Mobile: sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, só apareceu em um tímido número de aparelhos. Sua interface simula a aparência do próprio Windows.

Topo

Windows Phone 7: sistema operacional criado pela Microsoft para suceder o Windows Mobile, que pretende misturar características tanto do Android quanto do iOS.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Topo

Wireless: termo em inglês para “sem fio”.

Topo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.