Navegadores - O dicionário de A a Z

10 min de leitura
Imagem de: Navegadores - O dicionário de A a Z

Conseguir acompanhar os nomes das ferramentas dos navegadores é um verdadeiro desafio, mesmo para quem teve contato com esse tipo de programa desde a criação do primeiro Internet Explorer. Popups, buffer, cache, DNS, JavaScript, tudo isso só se tornou ainda mais complicado com a chegada dos novos browsers, como o Firefox, o Chrome, o Safari e o Opera, que usam termos diferentes para cada função.

Se você também faz parte daqueles que já desistiram de tentar aprender essa avalanche de nomes, não se desespere, pois o Baixaki preparou um dicionário contendo dezenas de itens, seus significados e para quais navegadores eles valem.

Para conseguir achar o termo desejado com facilidade, basta clicar no índice abaixo:

Aba
ActiveXAdd-onAparênciaAtualizar
Avançar
Barra de endereçosBarra de favoritosBloqueador de popupbps
Bonjour
BrowserBufferCacheCGI
Chrome Web Store
CodificaçãoCódigo FonteComplementoCookies
Criptografia
CSSDNSDomínioDownloads
Encriptação
EndereçoEndereço IPExtensão
Favicon
Favoritos
FeedFiltragem ActiveXFiltro SmartScreenFlash Player
FTP
FullscreenGatewayGoogle ChromeGoogle Cloud Print
Guia

Guia PrivadaGrupo de abasHistóricoHTML
HTTP
InPrivateInternet ExplorerJavaJavaScript
Leitor de Feeds
Lista de LeituraMarcadoresModo offlineMozilla Firefox
Navegação Privativa
NetscapeNotasOpera
Opera Dragonfly
Opera Link
Opera TurboOpera UnitePágina InicialPainéis
Persona
PluginPopupPreenchimento automáticoProtocolos
Proxy
Reabrir AbaRefreshReloadRSS
Safari
SessãoSyncTabTela Cheia
Temas
TCP/IPURLVoltarWAP
Web
WidgetsWorldWideWeb

Aba: função do Mozilla Firefox que permite ao usuário gerar várias páginas de internet sem a necessidade de abrir uma nova janela do navegador.

Topo

ActiveX: tecnologia semelhante ao Flash que permite aos sites a execução de diversas funções especiais, como a exibição de animações e vídeos ou mesmo a visualização de arquivos. Atualmente está sendo substituído pelo framework .NET.

Topo

Add-on: termo usado pelo Firefox para representar qualquer característica adicionada ao navegador, como plugins, temas, leitores de feed, entre outros.

Topo

Aparência: modificador estético do Opera que permite alterações de diversas características do navegador, como skins, ferramentas disponíveis e afins.

Topo

Atualizar: função presente em todos os navegadores que “recarrega” o conteúdo da página com quaisquer mudanças feitas no portal entre cada atualização. Essa ferramenta também pode ser usada para o caso do site não ser mostrado da forma correta, como quando parte do conteúdo não é carregado por completo.

Topo

Avançar: função que permite ao usuário voltar para a página em que estava antes de usar a ferramenta “Voltar”.

Topo

Barra de endereços: local onde você pode inserir o endereço da página de internet que deseja acessar. É a função mais básica e importante de qualquer navegador.

Topo

Barra de favoritos: área dos navegadores onde é possível deixar várias páginas favoritas para um acesso mais rápido que pelo método comum.

Topo

Bloqueador de popup: programa de proteção presente em todos os navegadores que impede as páginas acessadas de abrirem popus.

Topo

bps (bits per second): taxa da velocidade de conexão com a internet, medida em bits por segundo.

Topo

Bonjour: ferramenta exclusiva do Safari que conecta o computador a servidores, impressoras e outros tipos de aparelhos automaticamente.

Topo

Browser: nome em inglês para “navegador”.

Topo

Buffer: área de armazenamento temporário utilizada pelos navegadores para guardar informações das páginas abertas que não estão sendo visualizadas. Trabalha em conjunto com o cache para melhorar desempenho do computador.

Topo

Cache: área de armazenamento criada pelos navegadores para guardar dados dos sites de internet localmente, evitando que o computador precise fazer consultas constantes à rede para trazer as informações da página. Diferente do buffer, que guarda informações exclusivamente do que está aberto no browser, o cache mantém seus arquivos por tempo indeterminado.

Topo

CGI (Common Gateway Interface): padrão de servidores da web que é usado como meio de comunicação entre o navegador e a página de internet. 

Topo

Chrome Web Store: Loja de extensões para o Google Chrome, onde você pode baixar diversos aplicativos com as mais diversas funções.

Topo

Codificação: ferramenta que converte as informações passadas para o navegador em dados mais apropriados ao usuário, de acordo com a opção escolhida por ele.

Topo

Código Fonte: ferramenta dos navegadores usada para visualizar todo o código de programação da página.

Topo

Complemento: termo usado pelos navegadores Firefox e Opera para se referir aos aplicativos que adicionam novas funcionalidades aos programas.

Topo

Cookies: arquivos guardados no computador contendo dados de comunicação de cada página acessada, servindo como um atalho entre o site e o navegador.

Topo

Criptografia: sistema que converte um arquivo em um código secreto, que só pode ser lido após ser decodificado.

Topo

CSS (Cascading Style Sheets): linguagem utilizada pelo navegador que transforma conteúdos HTML ou XML em documentos de texto.

Topo

DNS (Domain Name System): recurso da internet que “traduz” um domínio para seu endereço de IP correspondente.

Topo

Domínio: endereço utilizado pelos sites de internet (ex: www.tecmundo.com.br) que substitui as extensas sequências numéricas anteriormente necessárias para o acesso a uma página.

Topo

Downloads: área onde é possível ver uma lista de todos os arquivos baixados pelo navegador.

Topo

Encriptação: termo alternativo para “Criptografia”.

Topo

Endereço: mesmo que “Domínio”, mas utilizado de forma mais popular.

Topo

Endereço IP: número utilizado para localizar uma página de internet em meio à rede, de forma semelhante a um endereço real.

Topo

Extensão: o mesmo que “Complemento”, mas usado pelos navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Safari.

Topo

Favicon: pequenos ícones utilizados pelos sites de internet para facilitar a identificação do usuário, geralmente contendo a logo do portal. São visíveis tanto ao lado da barra de endereços quanto nos cantos das abas/guias ou junto dos nomes da página, caso ela esteja nos favoritos.

Topo

Favoritos: função dos navegadores que permite que o usuário crie um atalho para qualquer página desejada. É importante lembrar que o favorito não funciona em 100% dos casos, uma vez que certos sistemas de segurança podem bloquear o acesso a áreas do site em situações variadas (por exemplo, se você não tiver feito o logon).

Topo

Feed: formato de transmissão de notícias utilizado por sites e blogs, que envia postagens aos navegadores dos usuários assinantes para serem vistas pelos leitores de feed, embutidos nos principais browsers da atualidade (com exceção do Google Chrome).

Topo

Filtragem ActiveX: ferramenta do Internet Explorer que permite o controle de quais aplicativos ActiveX podem ser executados por cada página.

Topo

Filtro SmartScreen: recurso do Internet Explorer criado para proteger o usuário contra o Phishing e contra a instalação de softwares maliciosos.

Topo

Flash Player: o player da Adobe é utilizado por quase todos os navegadores de internet da atualidade para visualizar jogos, animações, vídeos, entre vários outros.

Topo

FTP (File Transfer Protocol): sistema de transmissão de arquivos pelo navegador, famoso por ser versátil e extremamente rápido.

Topo

Fullscreen: termo em inglês para “Tela Cheia

Topo

Gateway: sistema de comunicação intermediário entre o navegador e a rede de internet.

Topo

Google Chrome: navegador de internet criado pela Google, conhecido por ser o mais veloz no mercado e é atualmente um dos três mais usados no mundo.

Topo

Google Cloud Print: ferramenta do Google Chrome que conecta o navegador à sua impressora, de onde quer que você esteja (desde que haja uma conexão de internet).

Topo

Guia: o mesmo que “Aba”, apenas com outro nome. O termo é utilizado por todos os maiores browsers, com exceção do Firefox.

Topo

Guia Privada: função exclusiva do Opera que cria uma guia em que o usuário pode navegar sem deixar rastros. Diferente do modo de navegação privada dos outros navegadores, essa ferramenta pode ser utilizada de forma conjunta às abas normais.

Topo

Grupo de abas: sistema exclusivo do Firefox que gera uma “pasta”, em que você pode juntar as abas abertas no navegador em diferentes grupos, facilitando a organização e a visualização das páginas.

Topo

Histórico: Área do navegador onde o usuário pode ver uma lista com todas as páginas já acessadas pelo browser.

Topo

HTML (HyperText Markup Language): linguagem básica utilizada na programação de um site, que deve ser interpretada pelo navegador.

Topo

HTTP (HyperText Transfer Protocol): padrão que traduz suas ações em uma linguagem compreensível para o site com quem seu navegador está se comunicando.

Topo

InPrivate: modo de navegação do Internet Explorer em que o usuário pode acessar quaisquer páginas e sites sem deixar rastros.

Topo

Internet Explorer: navegador de internet criado pela Microsoft, é o browser mais utilizado no mundo.

Topo

Java: plugin, que usa a famosa linguagem de mesmo nome, presente na maioria dos navegadores para o uso de conteúdos interativos, como jogos online.

Topo

JavaScript: linguagem usada juntamente com o HTML para acessar as páginas da internet.

Topo

Leitor de Feeds: sistema presente nos navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Opera que permite ao usuário a visualização de feeds enviados pelos sites de internet.

Topo

Lista de Leitura: área do Safari onde você pode arrastar qualquer página de internet para uma leitura posterior.

Topo

Marcadores: termo alternativo para “Favoritos”.

Topo

Modo offline: ferramenta que permite aos usuários a visualização de páginas sem que haja uma conexão com a internet, caso os dados do site estejam armazenados no computador.

Topo

Mozilla Firefox: navegador de internet criado pela empresa Mozilla, famoso por sua versatilidade. Está entre os três browsers mais utilizados no mundo e é considerado o sucessor do Netscape.

Topo

Navegação Privativa: modo em que você pode navegar pela internet sem deixar rastros, como dados pessoais, cookies, logins, entre outros.

Topo

Netscape: navegador criado pela empresa de mesmo nome. Embora tenha sido derrotado pela Microsoft durante a primeira “guerra dos browsers”, o Netscape sobreviveu até 2008, quando foi substituído pelo Firefox, seu sucessor não oficial.

Topo

Notas: ferramenta exclusiva do Opera para a criação e gerenciamento de anotações feitas pelo usuário.

Topo

Opera: navegador criado pela Opera Software, famoso por ter várias funções que o tornam exclusivo. É o quinto navegador mais utilizado no mundo.

Topo

Opera Dragonfly: ambiente de criação para navegadores compatíveis com o Opera Presto.

Topo

Opera Link: sistema exclusivo do Opera, que mantém uma sincronização constante entre todos os navegadores que estão utilizando a mesma conta do aplicativo.

Topo

Opera Turbo: função do Opera que compacta os dados das páginas de internet, permitindo que a visualização rápida de sites mesmo com uma conexão lenta.

Topo

Opera Unite: ferramenta do Opera que transforma o navegador em um servidor para a hospedagem de vários serviços, como a transmissão e armazenamento de arquivos, fotos e músicas.

Topo

Página Inicial: site em que seu navegador é iniciado sempre que você o executa. Ele pode ser alterado para qualquer página desejada, ou mesmo modificado para não mostrar página alguma.

Topo

Painéis: barra de utilidades do Opera onde você pode criar atalhos de favoritos, além de ter acesso a outras funções do navegador.

Topo

Persona: extensão do Firefox que permite a modificação do navegador de forma semelhante aos temas, mas com foco no “papel de parede” do programa.

Topo

Plugin: aplicativo instalado no navegador que permite o uso de recursos inexistentes no HTML comum.

Topo

Popup: janela (normalmente de propaganda) que se abre ao acessar determinadas páginas. Anteriormente era considerada uma praga para a internet, mas hoje quase não apresenta ameaça graças aos bloqueadores de popup.

Topo

Preenchimento automático: ferramenta dos navegadores que guarda informações já inseridas em campos de pesquisa para facilitar o acesso de uma página.

Topo

Protocolos: padrão de comunicação criado para permitir a interação entre dois computadores.

Topo

Proxy: sistema que faz a comunicação entre o computador e a rede usando o IP do servidor no lugar do utilizado pelo pc, permitindo uma maior segurança de informações ao usar o navegador.

Topo

Reabrir Aba: ferramenta do Mozilla Firefox que reabre uma aba fechada no mesmo estado em que estava anteriormente (com exceção de vídeos carregados), desde que essa tenha sido aberta na mesma sessão.

Topo

Refresh: termo em inglês para “Atualizar”.

Topo

Reload: nome equivalente para “Refresh”.

Topo

RSS (Really Simple Syndication): Formato de feed que transmite o conteúdo ao usuário de forma simplificada e pode ser lido por qualquer programa com suporte a arquivos XML.

Topo

Safari: navegador criado pela Apple, o quarto mais usado no mundo.

Topo

Sessão: período em que você usou seu navegador, do momento em que ele é aberto até quando você o fecha.

Topo

Sync: ferramenta exclusiva do Firefox que permite a você o acesso a todos os seus favoritos, histórico e outros dados importantes de outro computador, desde que esse também possua o navegador da Mozilla.

Topo

Tab: Nome em inglês para “Aba”.

Topo

Tela Cheia: função presente em todos os navegadores que, quando ativada, esconde toda a interface do computador, aumentando a área de visualização da página de internet para a tela inteira.

Topo

Temas: modificações estéticas presentes no Firefox. Diferente do “Persona”, tem foco na aparência da interface do navegador.

Topo

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol): sistema padrão utilizado para a comunicação entre computadores. Permite a conexão entre milhares de PCs simultaneamente.

Topo

URL (Uniform Resource Location): padrão de endereçamento da Web, que permite a cada página o seu próprio nome, diretório e endereço.

Topo

Voltar: função que permite ao usuário voltar para a página em que estava anteriormente.

Topo

WAP (Wireless Application Protocol): sistema de conexão de internet para a transferência de dados sem fio, usado principalmente nos navegadores de celulares e smartphones.Com o passar dos anos, está sendo substituído pelas redes 3G.

Topo

Web: termo em inglês para “rede”.

Topo

Widgets: termo usado pelo Opera para se referir às extensões e complementos disponíveis para o navegador.

Topo

WorldWideWeb: primeiro navegador criado na história, com uma interface quase completamente formada por texto. O “www” usado no início dos endereços da internet se deve a ele.

Topo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.