Programadores mirins estão invadindo o mundo do desenvolvimento de apps

1 min de leitura
Imagem de: Programadores mirins estão invadindo o mundo do desenvolvimento de apps

(Fonte da imagem: Reprodução/Conversations by Nokia)

Se envolver cedo com o mundo da tecnologia pode até ser algo comum, mas o caso de Mohamed Tariq Jaffar Ali consegue surpreender. Com apenas oito anos, o garoto está lançando seu primeiro aplicativo para smartphone (atualmente disponível apenas no Windows Phone), chamado Kids Zone, que lista vídeos do YouTube sobre desenhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mais impressionante que isso foi o tempo que o garoto levou para criar seu programa. Tariq teria participado de um evento de programadores em Boston, a incentivo de seu pai (que trabalha nessa área), e visto um painel sobre a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone. Ao fim da palestra de uma hora, o jovem já tinha o software pronto.

E não pense que Tariq pretende parar por aqui. Segundo o site Conversations by Nokia, ele já está planejando adicionar novo conteúdo ao Kids Zone, além de criar um novo programa sobre países e capitais do mundo.

O primeiro de muitos

Uma notícia como essa pode ser impressionante, mas acredite: ao que parece, ele é apenas um entre muitos outros que devem aparecer daqui para frente – e com projetos cada vez maiores e mais ambiciosos.

Jovens como os irmãos Luke (15) e Veronica Andrews (13), por exemplo, foram incentivados por seu pai Dean Andrews (um desenvolvedor da Nokia) a comparecer a um evento de desenvolvimento de aplicativos. Ao fim do dia, Veronica, que já estava aprendendo os preceitos de programação, criou um aplicativo totalmente focado em informações de pinguins.

Luke, por sua vez, trabalhou em algo bem mais ambicioso em seu segundo projeto (sim, ele já havia desenvolvido um aplicativo antes). Isso porque ele pretende apresentar seu novo software para uma empresa da região, que traz imagens sobre o estabelecimento, além de um tour virtual e detalhes para seus possíveis consumidores.

Casos como esse são apenas alguns deles, é claro. Mas isso ainda deixa uma mensagem clara: graças a ferramentas cada vez mais amigáveis, os jovens estão vindo com cada vez mais força e interesse para o mundo do desenvolvimento de aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.